Encore wireless USB (ENUWI-G2) x Ubuntu

Publicado por Thassyo Pereira em 02/08/2008

[ Hits: 23.063 ]

Blog: http://www.facebook.com/people/Thassyo-Pereira/100000385944544

 


Encore wireless USB (ENUWI-G2) x Ubuntu



Tentar resolver um problema de (não)conexão deste adaptador de preço digamos... super acessível num Ubuntu 8.04 (mas acho que funciona em outros Ubuntus ou outras distros).

Nem só de Ndiswrapper vive uma placa!

Comprei há pouco um adaptador wireless usb da encore para o meu notebook (hp pavilion já que o interno, sabeládeuscomo pifou). Liguei no WinXP e ele (como é de praxe) funcionou de imediato e sem o cd de drivers, meus problemas começaram quando bootei pelo Ubuntu. O LED simplesmente não acendia e meu aparelhinho nem dava sinal de vida.

Tentei pelo Ndiswrapper, o LED acendeu, ele encontrou as redes, mas quando tentava conectar na do meu prédio ele simplesmente ensaiava uma conexão e voltava a pedir a senha, e ficava nisso sempre.

Testei outras distros para ver se o problema era com o Ubuntu, entre elas Mandriva, openSUSE e Kurumin. Só funcionou na distro do Sr. Morimoto, mas devido à repugnância que sinto pela interface dessa resolvi tentar com o Ubuntu de novo.

Rodei fóruns e sites de busca e, após muitas madrugadas, consegui me conectar à web. Acho que o problema foi algum conflito entre o assistente de conexão do Ubuntu (aquele na direita do painel superior) e o ndiswrapper. De qualquer modo, fiz do seguinte modo:

Primeiro pegue os drivers para Win98 (sim, dele mesmo) e coloque numa pasta qualquer do seu sistema. Se você não tiver o cd de drivers baixe no site de sua fabricante, no meu caso:
Agora vamos precisar de um novo assistente de conexão, o Rutilt, baixe a versão mais recente, salve em sua máquina, descompacte (pelo console, com "tar -zxvf /lugar/onde/tu/puseste/o/arquivo.tar.gz").

Vá ao bom e velho Synaptic e instale o seguinte (caso ainda não tenha):
  • libgtk2.0-dev
  • build-essential

Obs.: Caso dê algum erro durante esse processo, é beeem provável que lhe faltem repositórios (faça como diz aqui e tente instalá-los outra vez).

Se, e apenas se, aquilo deu certo, abra o console de digite:

$ cd lugar/onde/descompactou/o/pacote

Depois:

$ ./configure.sh

Logo após:

$ make

E "dispois":

$ sudo make install

Pronto, temos o novo assistente, agora vamos ao ndiswrapper. Instale-o por:

$ sudo apt-get install ndiswrapper

Se isso não der certo, vá em aplicações > adicionar/remover e procure-o.

Abra a interface gráfica dele:

Sistema > Administração > Windows wireless drivers > Instalar novo driver

Procure a pasta onde salvou os Win98 e selecione o arquivo de extensão .inf. Após ter feito isso a luzinha (led) do aparelho vai acender (apenas se funcionou).

Agora, no console, digite "sudo rutilt" (é melhor pelo console e como super usuário porque ele pode dar alguns problemas com a senha do root), selecione a wlan0 (se for sua única placa wireless) ou (wlan1, se for sua segunda e a primeira tiver misteriosamente queimado). :0 )

Pronto, procure sua rede e conecte-se. Apenas algumas ressalvas:
  • Se quando tiver digitando a senha da rede algumas letras não estiverem sendo digitadas, marque a opção de baixo (ASCII).
  • Caso não saiba o canal de sua rede, pergunte ao "administrador", mas se for uma rede que você e seus amigos sem-cérebro criaram sabe-se lá como, vá a um browser e digite o ip da rede, ele vai pedir login e senha (espero que isso vocês saibam) e abrir uma página onde deve ter uma aba wireless informando o canal.
  • Você terá que fazer isso (apenas a parte de procurar a rede e digitar senha e canal) toda a vez que der boot. E pfv, se souber como automatizar esse processo de conexão, me avise!!!!!!

Linux: apanhando e aprendendo!!!!

Outras dicas deste autor
Nenhuma dica encontrada.
Leitura recomendada

USB no VirtualBox sem nenhuma configuração + importando máquinas virtuais

Finalmente, Gentoo e Arch Linux podem ser mais fáceis!

Add-ons para o Basic Linux

Comando find - Expressões pouco conhecidas

Pegar MMS de rádios online e salvar as músicas em segundos

  

Comentários
[1] Comentário enviado por hermesmachado em 04/08/2008 - 22:27h

Thassyo Pereira: Muito boa a tua contribuição sobre wireless. Uso ubuntu, Estava com dificuldades de instalação do D-Link. Obrigado mesmo.

[2] Comentário enviado por felipecunha em 01/02/2009 - 14:49h

Muito boa a dica! Eu comprei o usb wireless e não tinha jeito de navegar pelo linux. Segui a dica e funcionou perfeitamente.
Resolvi fazer umas tentativas e deu certo:
-Executei o rutilt como usuário normal (não como root) e funcionou.
-Ainda como usuário normal criei um profile "casa"no programa rutilt.
-Agora para que o programa reinicie automaticamente no boot utilizei o comando: rutilt -tp casa &
Como utilizo o kde adicionei a linha de comando acima no /home/usuario/.kde/Autostart/arquivoqualquer.

Agora toda vez que reinicio o CPU ele já inicia conectado.

Valeu.

[3] Comentário enviado por GEORGESILVA em 26/03/2009 - 20:19h

Após realizar este procedimentos a conexão wireless cai após 5 minutos? por que no windows acontece essa situação alguém passou por essa situação? alguém sabe como resolver?

[4] Comentário enviado por daniel2005rj em 27/04/2009 - 18:48h

olá amigo, descobri recentemente que os notebooks da serie dv da hp tem um problema no chip de video da placa mãe que causa primeiramente o desligamento da placa de rede wireless, em seguiida a tela comeca a travar e depois a tela n liga mais. o reparo custa 580 reais, espero que o seu ainjda esteja na garantia. abraços ^^

[5] Comentário enviado por Anderlfs em 07/01/2010 - 13:49h

Apenas os notebooks que vinham com as placas NVIDIA: GeForce 6150, GF8400 e GF8600. Todo o problema se originava nessas placas, que superaqueciam fazendo com que as soldas mais próximas (incluindo as da placa wireless) derretessem com o tempo, apresentando tais sintomas. Foram dezenas de modelos, de diversas séries da Hp, comprometidos por um grave erro de projeto da nVidia. Dizem até que outras placas da nVidia também estão na lista negra, mas que ainda não divulgaram.

Obrigado pelo tutorial Thassyo, não conhecia o rutilt.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts