Editando temas GDM

Publicado por sérgio em 22/02/2008

[ Hits: 10.663 ]

 


Editando temas GDM



O GDM - Gnome Display Manager é, basicamente, uma ferramenta criada para autenticação de usuários e escolha de algumas preferências gráficas, como o ambiente gráfico que se deseja iniciar e o idioma da sessão, embora sua característica principal seja a de autenticação de usuários (checagem de login e senha). Temas GDM são um conjunto de coisas (como os espaços para você escolher qual ambiente gráfico quer executar, qual o idioma você quer e, lógico, o espaço para login e senha).

Cada tema GDM tem, pelo menos, um arquivo .xml (que é o que carrega o tema em si) e um arquivo de imagem (que pode ser .png ou .jpg e consiste na imagem de fundo do tema). Nesta dica eu ensinarei a trocar o "papel de parede" do GDM. Entendida a estrutura dos temas do GDM e se você sabe escrever códigos .xml, você pode fazer modificações como desejar.

O primeiro que se tem a fazer é descompactar o tema do GDM. Nesse tutorial eu usarei como base o Brasillinux Eye, mas você pode usar qualquer outro tema que só mudarão os nomes dos .xml e dos arquivos de wallpaper. No caso do Brasillinux, só existem 3 arquivos: GdmGreeterTheme.desktop, olho.jpg e olho.xml. Nesse caso fica mais fácil de se saber qual o "wallpaper" do GDM, já que só existe uma imagem.

Tudo o que temos a fazer é trocar a imagem olho.jpg. Isto você pode fazer no modo gráfico, apenas copiando o arquivo que você quer como plano de fundo e colando na pasta do tema, apagando a imagem olho.jpg e renomeando a que você quer como olho.jpg ou pelo modo texto com

$ cp /caminho/para/a/sua/imagem.jpg /caminho/onde/você/descompactou/o/tema/olho.jpg

Feito isso, você deve criar o pacote .tar.gz do tema. Isso pode ser feito pelo modo gráfico no Nautilus, em "Criar pacote" e escolher ".tar.gz" ou no modo texto, entrando uma pasta antes da que está o seu tema (por exemplo, se o tema está em /home/sergio/gdm/olho/ você deve entrar em /home/sergio/gdm) e digitando o seguinte comando:

$ tar zcvf nome_que_voce_quer_dar_ao_tema.tar.gz nome_da_pasta_do_tema/

Onde, "nome_que_você_quer_dar_ao_tema.tar.gz" é o nome que você quer que seja criado o .tar.gz e o nome_da_pasta_do_tema é o nome da pasta que foi criada quando você descompactou o arquivo (no meu caso, a pasta é olho).

Compactado, é só instalar o tema, digitando gdmsetup no terminal como root, indo na guia local e clicando em adicionar tema. Após isso, está feito, é só reiniciar o X e ver o resultado.

Outras dicas deste autor

Swiftfox - Firefox mais rápido

MSN transport - migrando suas contas de msn para o jabber

Leitura recomendada

Instalando o Firefox mais recente no Linux Mint Debian Edition e Debian através de repositórios

RRDtool no CentOS 6.x - Instalação via Yum

Inicializando e Desligando uma máquina virtual do VirtualBox por acpi (botão de desligar)

Linux Mint e Ubuntu - Instalação do OpenSCAD 2015.3

Escutando CDs no XMMS

  

Comentários
[1] Comentário enviado por giant_trunade em 13/01/2009 - 13:55h

Fala cara!

Primeiramente muito obrigado pela contribuição!

cara realmente da certo;; porem eu to precisando saber como instalar temas que eu criar so que em modo texto para automatizar atravez de script...

eu vi que so de colar o arquivo na /usr/share/gdm/themes ele já está instalado... sei tambem que o comando gdmsetup chama a tela de config modo grafico...

vc sabe como ativar este tema instalado em modo texto?

to precisando muito disso para uma customização! desde já agradeço muiiito!

abraços!



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts