Configurando HSP56 MR driver Smartlink no Ubuntu 9.04

Publicado por Cláudio Souza Jr. em 27/10/2009

[ Hits: 5.122 ]

 


Configurando HSP56 MR driver Smartlink no Ubuntu 9.04



É o seguinte, não sou muito experiente com o Linux, nem muito conhecedor do kernel, mas já venho usando Ubuntu desde a versão 7.0, então, de vez em quando, tenho algumas dificuldades que consigo resolver. A última foi a configuração desse bendito modem (que, cá pra nós, levou dois dias de pesquisa), me custou alguns neurônios e várias horas de insistência, mas que não foi assim um desafio mortal.

Pois bem, vou postar aqui os procedimentos que utilizei, pois nas pesquisas que fiz na internet, só encontrei dicas para as versões anteriores do Ubuntu, que não me ajudaram muito. É claro que isso tudo que eu vou falar aqui só serve pra quem ainda usa a internet discada... e gosta do Ubuntu.

1. O primeiro passo é baixar, a partir de um outro computador conectado à internet, o scanModem.gz, pois ele o ajudará a identificar o modem e o sistema. Use o link:
Descompacte todos os arquivos baixados em uma pasta (pode ser na área de trabalho), então execute o script que está em "scanModem.gz" (que deve ser "scanModemOct3") como root:

# ./scanModemOct3

Ele vai gerar uma pasta chamada "modem" e ela conterá as informações do seu sistema e do seu modem. O arquivo "ModemData.txt" deve ser lido.

2. O segundo passo é baixar o o Gnome PPP, que encontrei nesse link aqui:
Mais resultados positivos serão encontrados se você utilizar a página do Google para Linux. O Gnome PPP vai requerer o wvdial, então você vai ter que baixá-lo e instalá-lo também, pois essa versão do Ubuntu parece não ter incluído esse pacote. Eu consegui aqui:
Obs.: Baixe também as dependências, pois você será cobrado pelo sistema.

3. Modem identificado, GnomePPP instalado, baixe o driver do modem no seguinte link:
O pacote "slamr-2.6.10-5-386" deve servir, mas isso depende da arquitetura do seu hardware, preste atenção a isso.

4. Com o discador e o modem instalados você deve alertar o sistema para a nova configuração da conexão, pois isso não se dá automaticamente. antes de tudo, eu aconselho a testar a conexão discada pra ver se não tem nada de errado com o seu login, senha e números de conexão - tente conectar discando.

5. Bem, se o GnomePPP estiver discando e conectando, você pode configurar o Ubuntu para usar a conexão discada. Abra o menu "Sistema > Preferências > Proxy da rede e marque a opção "conexão direta à internet". Clique em "aplicar a todo o sistema" e feche.

6. Lembre-se de ativar o modo online do navegador que você utiliza, caso contrário, o Linux não vai atender aos chamados de pesquisa.

Não quer dizer que vai funcionar com você, mas aqui comigo funcionou, tanto que essa dica foi postada a partir da conexão discada que se estabeleceu no Ubuntu.

Quanto à dica, podem entrar em contato comigo através do e-mail: [email protected]

Espero ter ajudado alguém com isso. Até a próxima.

Outras dicas deste autor

Instalando plugins comuns diretamente no Seamonkey

MySQL - Recuperando o usuário root excluído por meio do usuário debian-sys-maint

Integração da mPDF no CodeIgniter 4 usando composer

Mudando idioma do KeePass 2 (no Debian)

Leitura recomendada

Wireless no BackTrack 5 (WPA) - Instalação e Configuração

Como instalar o KDE no Ubuntu 11.10

Cinnamon no Ubuntu 14.04 LTS

Editor Vim colorido + linhas numeradas no CentOS 6

Resolvendo problema ao subir DHCP no Debian Sarge

  

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.



Contribuir com comentário