Compartilhando pastas de cache entre Sbopkg e Sbotools

Publicado por edps em 28/04/2015

[ Hits: 2.222 ]

Blog: https://edpsblog.wordpress.com/

 


Compartilhando pastas de cache entre Sbopkg e Sbotools



Veremos agora como compartilhar a pasta de cache do SlackBuilds e a de sources baixados entre os programas sbopkg e sbotools.

EXPLICANDO

Pensando em reempacotar todos os SlackBuilds que tenho aqui para o formato .txz, conforme a dica How-To :: criando pacotes .txz com o sbotools | Mundo GNU, andei reparando em meu sistema de arquivos que o sbopkg mantém o cache de scripts (repositório) do Slackbuilds em /var/lib/sbopkg/SBo/14.1 e o de cache de sources em /var/cache/sbopkg, enquanto que o sbotools mantém o cache de scripts (repositório) do SlackBuilds em /usr/sbo e o cache de sources de programas em /usr/sbo/distfiles.

Pensando aqui com meus botões:

* se a origem da pasta de scripts (repositório) do SlackBuilds são as mesmas tanto no sbopkg quanto no sbotools, porque não utilizar uma só?

** se a pasta de cache de sources de programas são diferentes (e os sources de programas não), porque também não utilizar uma só?

DA FORMA MANUAL

Eis o que eu fiz manualmente:

sudo mv -v /usr/sbo /usr/sbo-backup
$ sudo ln -s /var/lib/sbopkg/SBo/14.1 /usr/sbo
$ sudo sbopkg -r
$ sudo sbocheck
$ sudo ln -s /var/cache/sbopkg /usr/sbo/distfiles
Ou seja, movi a pasta /usr/sbo para /usr/sbo-backup, criei o link simbólico /usr/sbo apontando para /var/lib/sbopkg/SBo/14.1, sincronizei o repositório do SlackBuilds pelos 2 programas e criei o link simbólico /usr/sbo/distfiles apontando para a pasta de cache de sources de programas do sbopkg em /var/cache/sbopkg.

Abaixo vemos a instalação dos programas, além de uma nova sincronização de repos via sbotools e sbopkg e o re-empacotamento do navegador opera para o formato .txz.

galculator:
gpicview:
Sincronizando os repos:
Reempacotamento do Opera para .txz:

NAS CONFS DOS PROGRAMAS

Não querendo modificar as coisas via linha de comando, você pode especificar os caminhos no sbopkg através do arquivo /etc/sbopkg/sbopkg.conf precisamente nas linhas: SRCDIR=${SRCDIR:-/var/cache/sbopkg} e REPO_ROOT=${REPO_ROOT:-/var/lib/sbopkg}. Já no sbotools vocês terão que dar uma lidinha na manpage abaixo:

man sbotools.conf

Porque embora a manpage diga que o arquivo de configuração existe em /etc/sbotools/sbotools.conf pelo menos em meu caso (não). Talvez seja necessário criá-lo e especificar o caminho desejado na linha: SBO_HOME=, talvez, talvez, talvez... talvez e se...

Isto é apenas uma solução que encontrei para não ficar baixando os mesmos dados por 2 programas diferentes e manter o disco rígido mais limpo! isto não é uma regra, nem está descrito em lugar nenhum.

Se não concorda com as soluções aqui apresentadas, simplesmente ignore!

Dica previamente publicada em meu blog:
t+

Outras dicas deste autor

CrunchBang Statler

eBook GNU/Linux Advanced Administration

PepperFlash no Debian 32Bits

Configuração de Servidor Debian Squeeze

Linuxtopia - Documentação online

Leitura recomendada

Configurando o modem HSP56 no SuSE 9.0

Upgrade Fedora 2 para o Fedora 3

Enxergando seu wallpaper no UNR (Ubuntu Netbook Remix)

Samba com acentos

Fontes do Ubuntu no Fedora

  

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts