Como diminuir sua partição / (raiz) no Linux

Publicado por Fernando T. Da Silva em 06/12/2021

[ Hits: 1.609 ]

Blog: http://meumundotux.blogspot.com.br/

 


Como diminuir sua partição / (raiz) no Linux



Se durante a instalação do seu sistema Linux, você não criou partições extras para posteriormente instalar mais tarde outro sistema operacional para fazer dual boot ou para utilizar como uma partição separada para backup de arquivos, demonstrarei como fazer para criar outra partição sem perder o boot pelo seu sistema atual instalado.

Para este procedimento o seu sistema Linux não pode estar sendo utilizando, já que vai mexer na própria partição / (raiz) que está sendo usada no momento, devendo então gravar uma imagem ISO de uma distro Linux de sua preferência que rode via "live pendrive" e dar um boot com este pendrive, e após executar o particionador de disco Gparted. Caso o mesmo não venha instalado neste live pendrive, basta instalar o programa Gparted utilizando o programa de instalação de aplicativos desta distro.

Diminuindo o tamanho da partição / com o Gparted

Neste exemplo, este disco tem somente duas partição, uma partição raiz de device /dev/sda1 onde está instalado o Linux e uma partição /dev/sda2 que é a partição do SWAP.

Selecione a partição / do Linux do seu HDD/SSD a ser redimensionada usando o botão direito do mouse e escolha a opção Redimensionar/Mover em "Novo tamanho", digite o tamanho que você deseja que sua partição / (raiz) deverá ficar para abrir espaço desejado para a nova partição a ser criada.
Exemplo: se sua partição tem 244807 MB (244 GB), você digitar 184806 MB, onde abrirá um espaço de 60001 MB (60 GB) para nova partição.
Depois de definido o tamanho, clique em Redimensionar/Mover.

Nota que aqui estou usando valores em MB/GB em vez de Mib/Gib dos shots pois haverá pequena variação dos tamanho já que a escala de conversão é em outra unidade de medida diferente, dependendo do idioma da interface do Gparted instalada a escala utilizada será MB/GB (português) ou Mib/Gib (inglês)

Agora clique no botão Aplicar, onde o redimensionamento começará e poderá demorar alguns minutos dependendo do tipo e velocidade do seu processador e tamanho da nova partição.
Após concluído o redimensionamento, selecione o novo espaço vazio criado (não alocada) e clique no botão Novo e se pretendo utilizar todo o novo espaço desta partição, sem deixar espaço para poder criar outra partição a partir desta atual, basta apenas clicar em Adicionar. Por default será utilizado o sistema de arquivos ext4, mas caso queira outro, selecione outro sistema de arquivos antes de utilizar o botão Adicionar.
Pronto, nova partição criada.
Após aplicada as alterações sua nova partição criada passa utilizar o device /dev/sda3.
NOTAS:

Se quiser a partir do pendrive de boot atual em uso você pode instalar a distro deste pendrive, mas certifique-se antes que a nova partição criada apareça no app do instalador do seu pendrive, e se a mesma não for listada neste momento, embora que ela seja listada no app Gparted, comando fdisk ou blkid pelo pendrive de boot, você deverá reiniciar o computador e fazer um novo boot pelo pendrive, onde agora a nova partição criada pelo boot anterior do live pendrive aparecerá no instalador agora.

O sistema operacional da partição raiz do seu Linux que foi diminuída continuará funcionando normalmente.

Outras dicas deste autor

CPU-G - Obtendo informações do seu hardware

Habilitando o modo leitura no navegador Chromium

Instalando um localizador de aplicações avançado no seu sistema

Instalando a calculadora gnome-calculator no Slackware 14.2

Acessar compartilhamento de pastas remotas Windows facilmente pelo IP

Leitura recomendada

Spotify no Arch Linux

Aprenda a instalar o Messenger for Desktop no Linux

Gedit para MEEP

Kurumin Linux 1.2, uma pequena grande distribuição nacional

Nagios 3 - Habilitando comandos externos

  

Comentários
[1] Comentário enviado por clodoaldops em 11/12/2021 - 09:41h

-o velho e bom gparted rodando num pendrive
-bela dica

[2] Comentário enviado por mauricio123 em 11/12/2021 - 15:19h


O Gparted é no meu ponto de vista, o melhor particionador de disco.

___________________________________________________________
[code]Conhecimento não se Leva para o Túmulo.
https://github.com/MauricioFerrari-NovaTrento [/code]



Contribuir com comentário