Acessar compartilhamento de pastas remotas Windows facilmente pelo IP

Publicado por Fernando T. Da Silva em 28/12/2015

[ Hits: 9.636 ]

Blog: http://meumundotux.blogspot.com.br/

 


Acessar compartilhamento de pastas remotas Windows facilmente pelo IP



Na sua distro GNU/Linux se o firewall estando ativo impede a resoluções de nomes da sua rede local mesmo com todas as portas abertas utilizadas pelo Samba, mdns e Domain em ambos protocolos tcp e udp, não conseguindo de forma alguma listar ou montar compartilhamentos pelo hostname de pastas Windows, seja diretamente pelos comandos do Samba, gvfs ou qualquer gerenciador de arquivos gráfico com suporta a rede, funcionando o acesso aos mesmos somente pelo IP, como descobrir facilmente o IP que tal computador está utilizando numa rede com IPs dinâmico pra acessar as pastas remotas?

Todo computador seja GNU/Linux ou Windows que compartilha pastas na rede, está rodando um servidor de nomes NetBIOS e para saber o IP dos computadores da rede com o respectivo hostname dos mesmos no GNU/Linux use o comando nbtscan com a faixa de range de IPs da sua rede local.

nbtscan 192.168.1.0/24

Nota: se você tiver utilizando um notebook ou computadores desktop com adaptador WI-FI você deve especificar um tempo de duração maior da pesquisa para o nbtscan utilizando o flag -T, pois o tempo padrão de 2 segundos pode retornar com nenhum resultado, devido à instabilidade do sinal do seu roteador WI-FI, do seu dispositivo WI-FI ou distância do roteador.

nbtscan -T 5 192.168.1.0/24

Criando um atalho prático no seu Desktop

Primeiro crie o script zfindnetbiosname em /usr/local/bin com permissão 755 do chmod com o conteúdo abaixo:

zenity --info --text "Será iniciado a pesquisa por NetBios Name, aguarde alguns segundos depois de clicado em OK."
nbtscan -T 5 192.168.1.0/24 >> /tmp/findnetbiosname
zenity --title "Retorno da pesquisa por NetBios Name" --text-info --filename=/tmp/findnetbiosname --width 540 --height 250
rm /tmp/findnetbiosname

Agora no seu Desktop (Área de Trabalho), clique com o botão direito do mouse e escolha a opção Criar lançador...

Em:
  • Nome: Digite um nome para o lançador.
  • Comentário: Um comentário do que o lançador faz.
  • Comando: O nome do script.
  • Diretório de Trabalho: O caminho onde se encontra o script.
  • Ícone: Escolha um ícone para o lançador.

Acessando os compartilhamentos de pastas remota

Execute o lançador criado, e na janela de retorno copie o IP listado do micro desejado usando o mouse, depois acesse o gerenciador de arquivos Thunar e na barra de url digite smb:// cole o IP e tecle Enter; ao exibir as pastas compartilhadas do micro remoto, de um duplo clique na desejada para ganhar acesso a mesma.

Telas

Na tela acima o micro de IP 192.168.1.100 que faz parte do grupo de trabalho casa cujo nome do computador é gustavo está compartilhando pasta(s) windows na rede local.
Aqui vemos que o micro gustavo está compartilhando 5 pastas na rede local, basta dar um duplo clique na desejada para acessar os arquivos da mesma.

Notas gerais: Outras distros poderão acessar o seu computador normalmente pelo hostname mesmo que você não consiga acessar as mesmas pelo hostname. No caso de você possuir a mesma distro ou outra diferente que apresenta este problema com o firewall ativo use o comando nbtscan em todas elas para saber qual é o IP de determinado computador que tem tal hostname. As portas do samba, mdns e Domain devem está abertas no firewall e o nome do seu computador deve está configurado no arquivo /etc/samba/smb.conf. Procedimentos realizados no Salix14.1 32 e 64 bits usando o desktop Xfce em uma pequena rede doméstica de 4 computadores.

Outras dicas deste autor

Calc, a calculadora de linha de comando

Assistindo filmes em Blu-ray no GNU/Linux

Editor HTML BlueGriffon com dicionário Português do Brasil

Criando playlist de músicas MP3 manualmente

ClamAV no sendto do Thunar

Leitura recomendada

Bitnami - Configure aplicações no servidor com poucos cliques

Evitando login simultâneo FreeRADIUS MySQL PPPoE

Instalando agente do Zabbix em servidores Linux

Como Instalar o Debian Remotamente via SSH [Vídeo]

Traceroute - como escolher qual gateway ou interface de rede será usado

  

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.



Contribuir com comentário