Como colocar a opção de "redimensionar e rotacionar imagens" no menu de contexto do Fedora

Publicado por Sidnei Serra em 10/06/2024

[ Hits: 143 ]

Blog: https://www.youtube.com/channel/UCRgokKtNlttdmg2RJEa2VYw

 


Como colocar a opção de "redimensionar e rotacionar imagens" no menu de contexto do Fedora



Uma coisa curiosa de algumas distribuições é que elas costumam tirar algumas funções úteis e que ainda existem em outras para "simplificar" o uso da mesma. A distribuição Fedora é craque em fazer isso e alguns pacotes como o gsmartcontrol e o nautilus-image-converter não estão presentes diretamente nos repositórios. O primeiro faz com que você tenha informações sobre o seu disco e o segundo adiciona a opção de redimensionar e rotacionar imagens no menu de contexto do Nautilus.

Eu postei na seção de scripts um simples método para colocar esse recurso "artificialmente" no Nautilus e basicamente vai funcionar em qualquer distribuição que tenha ou não disponível o pacote nautilus-image-converter. Esse pacote não vem instalado por padrão, então veja se a sua distribuição tem o pacote e instale-o para ter acesso ao item nativamente. A opção "artificial" pode ser vista aqui: https://www.vivaolinux.com.br/script/Adicione-a-opcao-Redimensionar-e-rotacionar-imagens-ao-Nautilus/.

No fedora vamos então instalar a opção "nativa" usando pacotes do Opensuse. Vá no site do Opensuse e baixe o arquivo mostrado na figura:

Linux: Como colocar a opção de 'redimensionar e rotacionar imagens' no menu de contexto do Fedora


O endereço é https://software.opensuse.org//download.html?project=openSUSE%3AFactory&package=nautilus-image-converter. Eu não gosto de colocar endereços de links mas o link para o arquivo seria https://download.opensuse.org/repositories/openSUSE:/Factory/standard/x86_64/nautilus-image-converter-0.4.0-2.2.x86_64.rpm.

Uma vez baixado, vá na pasta onde o arquivo foi salvo, clique nele com o botão direito do mouse e escolha Abrir com Instalação de Programas. Espere até que o programa veja se todas as dependências foram encontradas e clique no botão "Instalar" que ficará disponível. Depois disso, reinicie a sessão (ou a máquina) e a opção estará disponível.

Linux: Como colocar a opção de 'redimensionar e rotacionar imagens' no menu de contexto do Fedora


Veja que as duas opções (redimensionar e rotacionar) ficarão separadas e possivelmente em Inglês, vale esse comentário pois nas outras distribuições com os pacotes existentes a opção seria em Português no menu de contexto. Mas eu ainda acho que falta uma função de "espelhar" a imagem, ou seja, ela é invertida como se fosse um espelho e essa opção não está disponível no Nautilus Image Converter mas está disponível no meu script mostrado mais lá no início da dica.


Outras dicas deste autor

Rescuezilla - o Clonezilla com interface gráfica e ferramentas

Como instalar o Tilix Terminal no Gnome e usá-lo como menu drop-down ao estilo Quake

Corrigindo o erro de "WARNING: Possibly missing firmware for module" no Arch Linux

Consertando o erro do Sushi e Wayland no Opensuse Leap 15

Papagaiando (enfeitando) o KDE com efeitos do KWiN Burn My Windows

Leitura recomendada

Resolvido: su, sudo, kdesu e gksu não funcionam

Java da Oracle no Google Chrome

Arch Linux com Xfce 4 - Habilitando botão desligar

elementaryOS Beta 2 - Instalação com instalador atualizado

Ubuntu Server - Login e execução de comandos automaticamente

  

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts