Lançadores de aplicativos para o KDE Plasma5/6

Publicado por Sidnei Serra em 19/06/2024

[ Hits: 312 ]

Blog: https://www.youtube.com/channel/UCRgokKtNlttdmg2RJEa2VYw

 


Lançadores de aplicativos para o KDE Plasma5/6



Não sou muito fã do KDE devido às constantes "crashadas" do Kwin e outros erros que vem acompanhando o KDE desde a sua passagem para a versão 4 mas devemos admitir que, pra quem gosta de papagaiada no desktop, é o melhor sistema para isso. Duas das interfaces gráficas que mais gosto são o Gnome e o KDE mas ainda tenho predileção pelo Gnome; tanto que a maioria dos vídeos do meu canal no Youtube são sempre feitos em cima do Gnome.

Nessa dica vou mostrar alguns lançadores de aplicativos que podem ser experimentados e vou me ater a um em especial, que é o Stupid Simple Launcher. Ele trás uma funcionalidade mais próxima ao lançador do Gnome (via extensão Dash To Dock) onde temos uma tela principal de favoritos que não muda conforme se aciona o menu durante o uso. Os outros lançadores para o KDE até possuem a função mas misturam os ícones depois de usado uma vez na sessão ou só mostra os favoritos. O lançador que já vem no KDE por padrão já é bem funcional (como mostrado na imagem abaixo) mas gosto de lançadores em tela inteira, como o do MacOS.

Linux: Lançadores de aplicativos para o KDE Plasma5/6

Para encontrar e instalar os lançadores, clique em uma área livre do desktop ou do Painel do KDE e escolha Adicionar Widgets; vai aparecer uma janela lateral à esquerda já com vários deles instalados. Mais acima tem um botão Baixar Novos Widgets e, clicando no submenu irá abrir a janela dos widgets disponíveis para baixar.

Linux: Lançadores de aplicativos para o KDE Plasma5/6

Use a procura e digite "launcher" e você será apresentado a uma lista de possibilidades, clique em Instalar nos que você achar interessantes mas fixe no tal do Stupid Simple Launcher que é o centro dessa dica.

Uma vez com os launchers instalados, volte na janela anterior do KDE que lista os widgets já presentes ou instalados no sistema e procure por .

Linux: Lançadores de aplicativos para o KDE Plasma5/6

Basta então segurar com o botão esquerdo do mouse é "puxar" o widget para o Painel do KDE e ele se fixará nele. Você pode colocar mais de uma para experimentá-los e depois ir retirando conforme a necessidade. Alguns podem até serem usados no próprio desktop mas isso é por conta de cada um. O que eu não vi (ou não vi) nos outros lançadores:

  • Os "favoritos" não se apresentam de forma fixa, os ícones depois de um segundo uso do lançador na sessão mistura os ícones dos outros programas aos dos favoritos;
  • Alguns lançadores de tela cheia são pouco práticos;
  • A maioria não tem a opção de desabilitar a função On Mouse Over e, com isso, os menus de grupos (internet, desenvolvimento, etc) são acessados assim que o mouse passa em cima deles mostrando os ícones relativos ao grupo e isso pode ser chato quando o usuário está na tela de um notebook e o mouse "escorrega" para um grupo adjacente que não aquele que ele deseja acessar;

Então, dos que eu usei, os melhores para o meu tipo de uso são o que já vem no KDE (Lançador de Aplicativos) e o tal de SSL (Stupid Simple Launcher). A imagem dele é mostrada abaixo de pois de algumas configurações:

Linux: Lançadores de aplicativos para o KDE Plasma5/6

A imagem não mostra a aparência inicial do lançador, essa já está configurada para sempre mostrar o grupo Favoritos sempre que o lançador é usado e temos uma imagem de fundo com várias opções de configuração de aparência. Essas opções podem ser acessadas clicando com o botão direito do mouse no ícone do lançador no Painel e escolhar Configurar:

Linux: Lançadores de aplicativos para o KDE Plasma5/6

De resto a instalação, uso e configuração dos lançadores escolhidos ficam por canta de cada um já que não vou entrar em detalhes; isso aqui é uma dica, não um tutorial, hehehe...

Outras dicas deste autor

Como instalar o XFCE4-terminal na sua distribuição Linux e integrá-lo ao sistema

Como fazer um pendrive butável dar boot no VirtualBox

Bloqueando propagandas no Youtube e outros sites com o uBlocker Origin

Como adicionar uma interface gráfica ao Pacman do Arch - versão mais nova

Colocando uma opção de redimensionamento de imagem no menu de contexto do KDE

Leitura recomendada

Desativar Abertura de Diretório ao Plugar Mídias USB no Linux Mint 20

Liberando root login no Kubuntu 7.10

Como instalar o Firefox 3.5.2 no Ubuntu 9.04

Nvidia: Criando um xorg.conf mínimo e prático

Conectiva 10, com KDE, porém sem áudio.

  

Comentários
[1] Comentário enviado por maurixnovatrento em 23/06/2024 - 20:51h

Gostei do launcher.
______________________________________________________________________
Inscreva-se no meu Canal: https://www.youtube.com/@LinuxDicasPro
Repositório GitHub do Canal: https://github.com/LinuxDicasPro
Grupo do Telegram: https://t.me/LinuxDicasPro
Meu GitHub Pessoal: https://github.com/mxnt10



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts