ChucK - Composição de música eletrônica ao vivo

Publicado por hijak skank em 08/09/2014

[ Hits: 3.664 ]

Blog: http://centopeiasoundsystem.blogspot.com.br/

 


ChucK - Composição de música eletrônica ao vivo



Quem usa aplicativos Open Source, ou pagos, para composição de música com algoritmos, eletrônica ou eletroacústica, praticamente, usa os mesmo APPs: Ableton Live, Reasor, SuperCollider, Pure Data, etc. Estes dois últimos são gratuitos e são cross-platform.

Trabalhei muito tempo usando Ableton Live genérico como todo usuário sem grana do Windows. Este ano, resolvi montar uma estação de composição e improviso ao vivo no meu notebook Vostro Dell 3550.

Para isso, comecei perguntando aqui no fórum do Viva o Linux, qual melhor distro para meu note. A primeira dica (usar o Linux Mint) acertou na mosca e me poupou um "baita" tempo. Em algumas horas, instalei o Linux Mint Cinnamon sobre o Windows, acabando com anos de pirataria e aplicativos engessados.

Uma das principais razões para a mudança, deveras "radical" (como dizem meus amigos, ainda escravos do Windows), é o fato do Linux ter kernel que trabalha com baixa latência.

Em música ao vivo, isto significa que não preciso desembolsar 300 dólares para comprar uma interface de áudio/MIDI. Baixa latência, significa que ao alterar meu código no aplicativo, ou apertar uma letra no teclado que corresponda à uma nota "x", o som sai imediatamente nas caixas de som.

Mas, vamos no deter ao assunto do título desta dica. Ainda no Windows, aprendi a usar o SuperCollider e o Pure Data para composição e improviso, mas estava insatisfeito com a qualidade de resposta do som.

Passei para o Linux Mint e achei um aplicativo criado por Ge Wang e Perry Cook. Wang é professor em Stanford no Center for Computer Research in Music and Acoustics (CCRMA).

ChucK roda no Windows, Mac, GNU/Linux, iPhone e iPad. Enquanto o SuperCollider, depende do JACK Connection para rodar e o Pure Data é muito complexo para meu gosto. O ChucK é de uma simplicidade "espartana" e não necessita de nenhum APP ou componente a mais para rodar.

Qual algumas simples linhas de código, você começa fazer música e, quiçá, tornar-se-á um Bach ou um Michael Jackson da música eletroacústica. Igual ao SuperCollider, o ChucK é uma linguagem de programação para composição e síntese sonora em tempo real, só que com uma curva de aprendizado muito rápida.

Para pôr a mão na massa e começar a fazer seu "som", instale em sua distro predileta. No caso, usei o Synaptic para instalar e criei uma atalho do executável no Desktop para não ter que acioná-lo via console.

Segue alguns links importantes, com tutoriais, sobre como programar no ChucK:
Outras dicas deste autor

Cursos gratuitos e certificados em Java e POO - Introdução

EarSketch - Aplicativo online que usa Python para criar e remixar músicas

Em busca de uma distro perfeita para Dell Vostro 3550

Leitura recomendada

Boxes - Uma alternativa ao Virtualbox?

Clonando e restaurando aplicativos no GNU/Linux

Cinelerra x Slackware 13.37 64 bits

Audit no Samba

PepperFlash no Debian 32Bits

  

Comentários
[1] Comentário enviado por SamL em 30/04/2018 - 17:01h

Caramba que coisa interessante, nem sabia que existia linguagem para música. Vou até estudar um pouco aqui. Obrigado.
____________________________________________
https://nerdki.blogspot.com/ acessa aí vai lá, é grátis!



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts