Bloqueando propagandas no Youtube e outros sites com o uBlocker Origin

Publicado por Sidnei Serra em 12/05/2024

[ Hits: 609 ]

Blog: https://www.youtube.com/channel/UCRgokKtNlttdmg2RJEa2VYw

 


Bloqueando propagandas no Youtube e outros sites com o uBlocker Origin



Hoje em dia tudo na internet é "empurraganda", ou seja, aquela propaganda que te enfiam goela abaixo em sites como Youtube e que possuem mecanismos que detectam se você está usando adblock no seu navegador. Quando essa detecção ocorre, são mostradas janelas como essa:

Linux: Bloqueando propagandas no Youtube e outros sites com o uBlocker Origin

No Youtube, o que normalmente é mostrado é o seguinte:

Linux: Bloqueando propagandas no Youtube e outros sites com o uBlocker Origin

Um dos adblockers mais conhecidos é o Ad Blocker e, apesar dele ser muito eficaz no que se propõe, os tais scripts de detecção de adblockers conseguem ver que o navegador está usando esse tipo de recurso como mostrado acima. Quando é na televisão não tem muito problema, na maioria das vezes as propagandas são veiculadas nos intervalos dos programas e o pessoal aproveita esse tempo para tomar um café, fazer um sanduba, uma necessidade fisiológica qualquer e depois volta para a frente da TV após o intervalo. Mas até mesmo na TV o pessoal sacou que é mais prático também veicular propagadas durante o programa, seja com banners e/ou chamadas vocais (como nos jogos de futebol) ou mesmo com quadros "criados" para os apresentadores mostrarem a propaganda. Nesse caso, não tem mesmo o que fazer...

Na internet é possível fazer o bloqueio da maioria dessas encheções de saco; sei que muitos sites retiram suas receitas pela veiculação de anúncios mas isso não deveria ser tão invasivo assim, com sites abrindo "pop ups" atrás de "pop ups" (janelas menores dos navegadores), atrasando a navegação dos usuários e roubando banda de internet, isso para não falar de uma eventual exposição a imagens inadequadas devido a uma "interpretação equivocada dos hábitos de navegação" do usuário feitas pelos mecanismos de propaganda. Então vou mostrar aqui a extensão de navegador uBlocker Origin, que consegue fazer bloqueios de propaganda que outros mecanismos não conseguem e, inclusive, desabilita scripts de detecção de adblockers que os sites eventualmente possuam.

Para instalá-lo, abra o seu navegador (aqui vou fazer no Firefox), no lado direito à barra de navegação (onde digitamos os endereços que queremos visitar) e clique no ícone dos três pontinhos ou três barrinhas e escolha Temas e Extensões:
Linux: Bloqueando propagandas no Youtube e outros sites com o uBlocker Origin

Na janela que aparecer, no campo de procura digite "blocker":
Linux: Bloqueando propagandas no Youtube e outros sites com o uBlocker Origin

A extensão é essa aqui:
Linux: Bloqueando propagandas no Youtube e outros sites com o uBlocker Origin

Clique nela e depois no botão Instalar e aguarde o processo.
Linux: Bloqueando propagandas no Youtube e outros sites com o uBlocker Origin

Um ícone vai ser mostrado do lado direito na barra de navegação do Firefox com um escudo vermelho com as letras "UB" aparecendo, mostrando que ele está ativo e aparecerão, de acordo com o uso, os bloqueios feitos pelo programa. Se o ícone estiver amarelo é porque ele está atualizando a base de dados de bloqueio ou porque você deverá fazer manualmente isso, indo nas configurações da extensão e usar a opção Atualizar Agora. A extensão em si possui outras configurações que podem ser exploradas de acordo com a sua necessidade e não vou entrar em detalhes aqui. Na sua instalação básica, faz exatamente o que se propõe e se você precisar de um comportamento mais "soft" ou "hard" aí é com você. Essa extensão também está disponível para outros navegadores e para o Firefox do Android mas não se esqueça: é um adblocker a nível de navegador e não de sistema, então ele segura apenas propaganda veiculadas no navegador.

Outras dicas deste autor

Latte Dock, um dock de aplicativos com várias opções de configuração para o KDE Plasma

Como centralizar o widget Gerenciador de Tarefas Apenas Com Ícones do Painel do KDE

Como instalar o Tilix Terminal no Gnome e usá-lo como menu drop-down ao estilo Quake

Habilitando a importação de senhas no Firefox

Deixando o Gnome com a aparência do MacOS

Leitura recomendada

Estabilidade e continuidade em conexões 3G usando o "ping"

giFT: Usando a rede do Kazaa no Ubuntu

Emesene Messenger

Bloquear P2P com Iptables

Apt-get autenticado em servidor proxy

  

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts