Atualizando o Pubuntu para versão 9.04

Publicado por Juliao Junior em 31/01/2010

[ Hits: 5.501 ]

 


Atualizando o Pubuntu para versão 9.04



Usar o Ubuntu dentro do Windows favorece muitos usuários. Para entender como fazer isso, você pode ler a dica: Pubuntu - o Ubuntu rodando dentro do Windows

Após a instalação do Pubuntu, um ponto a melhorar é o tamanho do disco virtual que ele "enxerga". São apenas 2Gb, certamente muito pouco. Mas podemos aumentar o tamanho do disco com um procedimento muito simples. Você pode ver como lendo esta outra dica: Alterando o tamanho do disco para Pubuntu

Há um último (?) ponto a melhorar: a versão usada no Pubuntu. A imagem disponível usa como base o Ubuntu 8.04. Esta é uma versão do Ubuntu bem estável, tanto pelo tempo como por ser uma versão LTS, com suporte até hoje. Mas muitos de seus programas já estão bem desatualizados, e isso pode atrapalhar alguns usuários.

Então vejamos como atualizar o sistema para usar o Ubuntu 9.04. O procedimento é simples, e usaremos o método mais mecânico possível para beneficiar aqueles usuários sem tanta experiência em Linux. O mesmo procedimento pode ser usado para atualizar até a versão 9.10 do Ubuntu, mas nesse caso o sistema fica inoperável. Isso acontece por que esta última versão do Ubuntu usa alguns programas e configurações que entram em conflito com o kernel usado pelo Pubuntu.

Falando em kernel, é bom lembrar que o sistema e os aplicativos serão atualizados, mas continuaremos com o mesmo kernel. Não é possível, no momento, melhorar esse ponto, já que o Pubuntu usa o CoLinux como "base" para construção do sistema, e o kernel disponível no CoLinux ainda é bem desatualizado. O procedimento é bem simples.

O primeiro passo é aumentar o tamanho do disco virtual, senão teremos problemas com falta de espaço. Poderá fazer isso seguindo a segunda dica citada logo acima.

Agora clique no menu "System" da barra de tarefa e vá em "Administration --> Software Sources". Na janela que surge, escolha a aba "Updates" e mude, lá no final da janela, o item "Show new distribution releases" para "Normal Releases". Assim, o sistema verá outras versões do Ubuntu além das LTS. Feche a janela.

Próximo passo: novamente vá ao menu "System" e siga o item "Administration --> Update Manager". Observe que nesta janela surge um botão logo acima, e oferece uma versão mais nova do Ubuntu para atualização. Quase certamente, a versão oferecida será a 8.10. Clique no botão e siga as instruções. Daí por diante é tudo auto-explicativo, e no fim do processo você terá seu Pubuntu usando a versão 8.10 do Ubuntu.

Se desejar, você pode repetir o processo e atualizar para a versão 9.04. Mas lembre-se de para por aí, pois na versão 9.10 o Pubuntu não funciona.

Até o próxima dica.

Outras dicas deste autor

Salvando arquivos OpenOffice em outro formato como padrão

Jmol - Modelador de moléculas

KeePassX - Proteção para suas senhas

Racing Game - jogo de corrida espacial

Resolvendo dependências: auto-apt

Leitura recomendada

Screen Tearing [Resolvido]

Padrão da Hierarquia do Sistema de Arquivos (FHS)

Como instalar o plugin flash no Iceweasel (Debian Linux)

Wine e PlayOnLinux - Como deixar os programas e jogos com uma aparência melhor (Tema "Luna")

Erro: "Não foi possível localizar o arquivo solicitado. Por favor verifique a grafia" [Resolvido]

  

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts