Aumentar a janela do VirtualBox

Publicado por Juliao Junior em 05/09/2011

[ Hits: 28.572 ]

 


Aumentar a janela do VirtualBox



Se você precisa utilizar o Windows por algum motivo, talvez use como eu: com uma máquina virtual (Utilizo o VirtualBox OSE, a versão open source do VirtualBox), pode se deparar com uma das principais reclamações que encontro por aí, que é o tamanho da janela onde aparece a máquina virtual.

Normalmente, ele abre uma janela tão pequena que chega a incomodar. Uma solução, dependendo da versão que você está usando, é instalar o adicional "Complemento para Convidados". Isso já resolve. Mas a versão que estou usando não tem esse adicional disponível.

Se este também é o seu caso, não se preocupe. A solução é mais simples do que parece.

O VirtualBox OSE é um programa, digamos, inteligente. Não vou discutir aqui vários itens do programa, pois há muita documentação disponível. Em nosso caso, estamos preocupados apenas em aumentar o tamanho da janela da máquina virtual.

Com a máquina virtual já inicializada, com o Windows funcionando, faça o incrivelmente óbvio, altere a resolução de tela no Windows, igualzinho como no sistema nativo, e o VirtualBox OSE irá redimensionar a janela da máquina virtual automaticamente.

Por exemplo, se você está rodando o Windows XP no VirtualBox, só precisa clicar com o botão direito do mouse na área de trabalho e alterar as configurações do monitor para uma resolução maior. E o VirtualBox fará o redimensionamento da janela automaticamente.

Embora essa dica pareça simples, na verdade é a solução para uma dor de cabeça. Não há indicação alguma em tutoriais, howto, ou seja lá onde for, que diga esta característica do VirtualBox. Claro, deve estar escrito em algum lugar, mas depois de muita pesquisa, continuo sem saber onde. Bom, agora todos sabem. Está nessa dica do VivaOLinux.

Até a próxima.

Outras dicas deste autor

Lidando com erros de execução em seus programas

Multi-toque no Ubuntu

Apagando dados em DVD

Sincronize seus bookmarks do Firefox

Google Chrome para Linux

Leitura recomendada

Problemas com SUDO no Ubuntu

Piranha 8 - Software Profissional de Edição de Vídeo

Popcorn Time no LMDE (Debian) sem PPA

Como criar um pacote DEB com o debreate

Extraindo áudio em mp3 de um swf

  

Comentários
[1] Comentário enviado por araken1 em 06/09/2011 - 09:28h

Com o WXP rodando, instalado no VBox va na barra em dispositivos e clique em adicionais para convidado, instale e o WXP ele ficará rodando em tela cheia.

[2] Comentário enviado por juliaojunior em 06/09/2011 - 17:35h

araken1,

não sei qual a versão da tua VBox, mas na minha isso não funciona. Sei lá pq :(

[3] Comentário enviado por saula em 19/11/2014 - 16:07h

Otima explicação, funcionou no virtualbox que tenho no MAC, ainda não testei no Ubuntu mas acredito que vai funcionar também.



Contribuir com comentário