Associar uma extensão a um programa no Ubuntu

Publicado por Eduardo Mozart de Oliveira em 24/10/2016

[ Hits: 4.500 ]

Blog: http://www.eduardomozartdeoliveira.wordpress.com/

 


Associar uma extensão a um programa no Ubuntu



Tipo MIME são usados para caracterizar os arquivos para que o sistema operacional possa saber como abri-lo. [1]

Ele é parte da "mágica" do Linux, que detecta o tipo MIME do arquivo e pode abrir o programa corretamente para exibir o arquivo, ainda que ele não possua extensão.

Quando instalamos um aplicativo através do apt-get, geralmente o instalador do pacote realiza as associações de forma transparente para o usuário. Mas ao instalarmos um aplicativo manualmente ao sistema (como o Eclipse IDE), precisamos associar as extensões que desejamos abrir com ele manualmente, adicionando o aplicativo instalado manualmente ao banco de dados de tipos MIME do sistema.

Para atribuirmos um tipo MIME a um aplicativo, precisamos descobrir o tipo MIME do arquivo usando o comando file:

file -b --mime-type index.jpeg

Edite o arquivo *.desktop que você deseja associar a extensão. Normalmente, os atalhos para aplicativos estão no diretório /usr/share/applications (sistema) ou $HOME/.local/share/applications (usuário local). Você precisará adicionar (caso não exista) o atributo MimeType ao atalho e informar a saída do comando file como valor do mesmo [2]:

MimeType=image/jpeg

Precisamos atualizar o banco de dados de tipos MIME (mimeinfo.cache) do sistema/usuário local. Ao executar o comando abaixo, o Ubuntu irá ler todos o atributo MimeType de todos os arquivos *.desktop e associar os arquivos com o programa correspondente:

# update-desktop-database -v

No exemplo do post, ao darmos botão direito em uma imagem JPEG, teremos a opção de visualizá-la com o programa que adicionamos o MimeType do arquivo no atalho *.desktop. Você precisará realizar este procedimento toda vez que adicionar um arquivo ao banco de dados MIME, de forma a substituir o programa atual para o programa recém-adicionado.

Mas você pode automatizar esta tarefa usando o mimeinfo-cache-preferred: ele é um script que edita o banco de dados de tipos MIME no contexto do sistema, permitindo definirmos um atalho (arquivo *.desktop) como padrão para todos os tipos MIME que ele pode lidar.

# ./mimeinfo-cache-preferred.sh eclipse.desktop

O mimeinfo-cache-preferred edita a preferência a nível do sistema (/usr/share/applications/mimeinfo.cache). Caso os usuários tenham definido um programa específico para um tipo MIME no contexto do usuário local ($HOME/.local/share/applications/mimeinfo.cache), a preferência do usuário não será sobrescrita.

Caso deseja sobrescrevê-la, você pode deletar o arquivo mimeinfo.cache do usuário local para que ele gere um novo arquivo de preferências de tipos MIME com os tipos MIME padrão do sistema.

Referências

[1] CCM. Formato de arquivos MIME. http://br.ccm.net/contents/649-formato-de-arquivos-mime (Último acesso em 04/10/2016)

[2] ASK UBUNTU. How to associate a file with a program installed in wine, 2011. http://askubuntu.com/questions/6765/how-to-associate-a-file-with-a-program-installed-in-wine (Último acesso em 04/10/2016)

Outras dicas deste autor

Como restaurar o tema padrão do Ubuntu

Acessando desktop do Debian 8 (Jessie) remotamente através do TightVNC

Instalando os Serviços de Integração do Hyper-V no CentOS 5.8 e 6.3 e Kernel 2.6.32+

Instalação do driver Realtek r8169 no Ubuntu 8

Como abrir um arquivo .mht no Linux

Leitura recomendada

Redirecionamento de portas usando iptables

Limpar ambientes indesejados (Funtoo)

Skype no Slackware SEM PulseAudio

The system is running in low-graphics mode [Resolvido]

Touchpad no Slackware 14.1 - Configure botões e scroll

  

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts