As 10 distribuições Linux preferidas nos últimos 3 meses

Publicado por Cleber Campos em 07/05/2009

[ Hits: 24.295 ]

Blog: http://cleber.eng.br

 


As 10 distribuições Linux preferidas nos últimos 3 meses



O site Distrowatch.com faz um interessante acompanhamento do sobe e desce das distribuições de Linux através de vários períodos de tempo e através dela podemos fazer várias análises, principalmente sobre aquelas distribuições Linux que se mantém entre as 10 mais buscadas pelos visitantes do site, num período de 3 meses.

O Ubuntu se mantem absoluto em primeiro lugar, longe de ser ameaçado.

O Mandriva surpreende pela forte ascensão nos últimos 3 meses... saiu de 6° para o 2° lugar e mantém a tendência crescente, principalmente pelo lançamento da nova versão spring 2009.1.
Linux: As 10 distribuições Linux preferidas nos últimos 3 meses
O Fedora se mostra bem forte e estável em 3° lugar, mas brigando com o Mandriva bem de perto pelo 2° lugar, e com chances reais pelo próximo lançamento da versão 11.

O openSUSE também mostra estabilidade e força, mantendo-se entre as 4 mais visitadas. Apesar da tendência de queda, deve sustentar a colocação.

O Mint é outra distribuição forte, que se mantém entre as 5 preferidas, mas com uma tendência de queda nos últimos dias, despencando para o 6° lugar e ainda ameaçado pelo Debian.

O Debian é a última distribuição que podemos considerar como forte, que se mantém entre as que sempre estão em destaque.

Essa são as 6 principais distribuições que podemos considerar como fortes e devem permanecer na preferência dos visitantes. Fica claro a diferença entre essas seis primeiras e as demais distribuições... o que existe por trás de cada uma delas.

As outras 4 posições são ocupadas aleatoriamente por distribuições que não tem muita força e não tem como se manter na preferência dos visitantes.

Surpreendentemente o Puppy se manteve ali no final da lista, mas com tendência de queda e deve despencar.

O PCLinuxOS, Arch, CentOS, FreeBSD e Mepis andaram brigando pelas posições finais da lista. O Ubuntu Studio teve um interessante 'pico' de preferência, mas deve despencar, e o Sabayon apareceu recentemente com força e com tendência de alta, principalmente devido ao lançamento da sua versão 4.1, mas é daquelas distribuições que apesar de muito boa e bonita, não 'pega' na preferência dos interessados em Linux e também vai cair logo.

Então, quais serão as distribuições que irão se firmar entre as 10 mais preferidas pelos visitantes interessados em Linux?

Arrisco uma - Zenwalk (Gnome)... está ótima, e é uma Slackware. Brevemente vou fazer uma análise sobre ela.
Linux: As 10 distribuições Linux preferidas nos últimos 3 meses  Linux: As 10 distribuições Linux preferidas nos últimos 3 meses
Outras dicas deste autor

O Linux terá sucesso em desktops. Sabe por quê?

Linux na IPTV do Brasil - difícil caminho

"Self Service" ou "A la carte"? O Linux mostra sua força em desktops

O novo mecanismo de busca para o Ubuntu

Leitura recomendada

Ubuntu 10.04 com VMware Server 2.0.x

Thunderbird - Como exportar seus emails do Windows para Linux

Backups completos com Clonezilla

Como gravar filme em DVD no Linux - Básico (vídeo)

Servidor DHCP no Fedora

  

Comentários
[1] Comentário enviado por cruel800 em 31/05/2009 - 11:15h

Muito bom, ficou perfeito para direcionar os interessados.

Parabéns pelo post.

Utilizo, Suse, Ubuntu e Sabayon.

[2] Comentário enviado por albfneto em 15/07/2009 - 20:40h

Realmente, interessante.
pois é eu uso várias, mas principalmente Sabayon, Mandriva Free e Gentoo.
Eu acho que o Sabayon não firma porquê é um Gentoo, e os Gentoos, asiim como o também clássico Slackware, assustam um pouco os usuários iniciantes e finais.
rsrrsrsrs
Mas o Sabayon é uma distro muito diferenciada, ela tem um gerenciador de pacotes exclusivo dela, o Entropy e reúne a facilidade de uso, digamos do Fedora, com o poder de customização e otimização do Slackware ou do Gentoo.
O Ubuntu Studio está sendo bem usado, mas na realidade, eu acho que os Linux principais no Mundo agora, são Ubuntu, Fedora,Debian, Mandriva, OpenSUSE e Mint, que veio para ficar, pq é muito bonito e é um Ubuntu já com os codecs e drivers proprietários.



Contribuir com comentário