Arquivos rmvb no Ubuntu Linux 8.04

Publicado por lcnrj em 16/09/2008

[ Hits: 18.362 ]

Blog: http://oldrockmustard.blogspot.com/

 


Arquivos rmvb no Ubuntu Linux 8.04



Oi pessoal, após procurar por aí como fazer rodar arquivos rmvb no Ubuntu Linux 8.04 no Totem, resolvi escrever essa dica, que deu certo para mim.

Eu a encontrei nesse site, no item "Can I watch Real (.rm, .ram) files using xine?" e serve para quem usa o totem-xine.

Primeiro devo dizer que desde o início o meu sistema rodava rmvb de modo primitivo (falta de sincronia, imagens em câmera lenta e as vezes o som sumia). Então segui a primeira dica encontrada: instalar Real Player atual para Linux (funcionou parcialmente, já que dava para ver os vídeos com melhor qualidade, mas não perfeito). Para quem quiser testar existe um tutorial nesse link.

Depois copiei o conteúdo da pasta /usr/share/realplayer/codecs para /usr/lib/win32 (recomendo fazer um backup da pasta antes), mas não deu certo para mim. Depois passei o conteúdo da pasta /usr/share/realplayer/codecs para /usr/lib/codecs (recomendo fazer um backup da pasta antes). Mais uma vez obtive um resultado insatisfatório.

Eis a dica que funcionou para mim:

Seguindo a recomendação no site do Xine, baixei o pacote essential-20071007 no site do Mplayer, no meu caso Linux x86 package, então extraí o pacote e copiei o conteúdo para /usr/lib/codecs (original - se você havia testado as dicas anteriores, restaure a pasta original sem os arquivos da instalação do Real Player) e no Totem desmarque a opção desentrelaçar (menu ver) e pronto!

Rodará com melhor fluidez mesmo com outro programa rodando. Eventualmente pode dar uma perda de som, mas em uns segundos volta ao normal. Testei deixando rodar uma playlist a noite toda com um torrent baixando.

Espero que ajude.

Outras dicas deste autor

Mudanças no Youtube podem reduzir o uso do Firefox

Trigger Rally 3D

Instalação de modem ISA serial e plug and play no Linux

Leitura recomendada

Teclado multilíngue (exemplo: português/polonês)

Impressora Canon iP1300 (e outras) no Ubuntu 13.04

Senha de root no BRLix

Driver "nvidia" no Ubuntu 9.10 com o envyng-core

Configurando modens Pctel Amr

  

Comentários
[1] Comentário enviado por andregondim em 16/09/2008 - 18:43h

Acho mais fácil e genérico assim:

http://andregondim.eti.br/?p=296

Abraços!!

[2] Comentário enviado por aniel em 16/09/2008 - 20:27h

como devo proceder com o dpkg para instalar um pacote ja baixado no ubuntu

[3] Comentário enviado por nathan13joker em 17/09/2008 - 04:24h

lcnrj, também tive esse problema pra rodar o rmvb no meu Kubuntu, mas achei o site do medibuntu (http://www.medibuntu.org/) nele há um Repository Howto, entre nesse link e adicione a sources list do site, basicamente é só copiar e colar no ternimal, depois de adicionar a atualizar instale o w32codecs (acho que era só esse, são 14M +ou-) e ai você pode rodar quase todos os formatos de vídeo que quizer (só não roda o vídeo do mp4 foston, formato amv), além desse o libxine1-ffmpeg é bem útil (é bom instalar pois há formatos que o w32codecs não roda, não sei quais mas na duvida...).
Espero que essa informação seja útil.
Um abraço e fica com Deus.

[4] Comentário enviado por removido em 17/09/2008 - 08:34h

Aniel, você pode usar o comando dpkg -i nomedopacote.deb.

[5] Comentário enviado por lcnrj em 17/09/2008 - 18:16h

Oi, acontece que comigo, só ter o libxine1-ffmpeg, w32codecs e pack de restritos não deu certo, os videos rmvb, ficavam muito lentos e com o som sumindo, muito ruim. Só resolvi mesmo com a dica acima. Até mais!



Contribuir com comentário