Alt Linux, uma distro russa promissora!

Publicado por Angelito Monteiro Goulart em 06/01/2010

[ Hits: 9.295 ]

Blog: http://angelitomg.com

 


Alt Linux, uma distro russa promissora!



Alt Linux é uma distribuição Linux russa, pouco utilizada no Brasil, porém conta com diversas vantagens, como configurador web para servidores, diversas versões que atendem as mais diversas necessidades, entre outros. Possui um belo visual, é bastante segura e leve. Uma distro Linux que merece atenção. :)

O que é Alt Linux

Alt Linux é uma empresa de Software que desenvolve uma distribuição Linux de mesmo nome, o Alt Linux. O Alt Linux é uma distribuição russa leve, estável e bastante flexível, devido as suas várias versões disponíveis.

É uma distribuição pouco utilizada no Brasil, porém é bastante utilizada no continente europeu, principalmente na Rússia, seu país de origem e nos países da antiga União Soviética.

Linux: Alt Linux, uma distro russa promissora! É uma distribuição desenvolvida tanto pela Alt Linux, como também pela Alt Linux Team, uma equipe de desenvolvedores voluntários que contribuem exaustivamente para o crescimento e manutenção do Alt Linux.

O Alt Linux, como já citado, é uma distribuição bastante flexível, já que possui diversas versões, desde versões para Desktops e Workstations, como também versões para servidores, tanto pequenos, quanto de grande porte.

O Sisyphus

É o repositório online do Alt Linux. Através dele, desenvolvedores lançam e atualizam pacotes. Nele estão contidos todos os pacotes do Alt Linux.

O Alterator

É o painel de controle do Alt Linux. Todas as configurações do sistema são centralizadas nele, com isso torna-se muito fácil configurar o sistema, já que tudo está em um único lugar. Existe também a sua versão web, o Alterator Web, voltado para a configuração de servidores, onde através do navegador e de alguns cliques é possível configurar um servidor completo.
Linux: Alt Linux, uma distro russa promissora!
Alterator Web

Versões

Alt Linux Desktop -> Voltada para o uso diário, tanto doméstico como também para pequenas empresas e escritórios. Vem com diversos programas uteis no dia-a-dia como leitor de emails, player de áudio/vídeo, navegador web, mensageiro multi protocolo, suíte de escritório, entre outros. Por padrão, o Alt Linux vem com o KDE como gerenciador de janelas padrão, sendo possível instalar o GNOME através do repositório online, porém a partir da versão 5.0 o GNOME e KDE já vem na mídia do Alt Linux, bastando apenas selecionar o ambiente desejado no momento da instalação do sistema.
Linux: Alt Linux, uma distro russa promissora!
Alt Linux Desktop 4.1
Alt Linux Office Server -> Especialmente desenvolvida para o uso em pequenos servidores, como servidores de arquivos e impressão, muito úteis tanto em pequenos, médios e grandes escritórios. Vem com um configurador web, onde é possível configurar o servidor com apenas alguns poucos cliques.

Alt Linux Server -> Voltada para servidores de uso geral, como email, FTP, Web, LDAP, entre outros. Pode ser utilizada desde pequenos até grandes servidores. Também vem com o configurador web, onde através dele, é possível configurar o servidor todo, realizando apenas pequenas configurações.

Alt Linux School Server -> Desenvolvida com foco em escolas e instituições de ensino. Vem com programas selecionados para o aprendizado e desenvolvimento escolar. É bastante leve e fácil de usar, podendo ser utilizada por qualquer pessoa sem muitas dificuldades. O Alt Linux School Server já está pronto para ser utilizado em máquinas com poucos recursos, reduzindo assim os custos de implantação.

Concluindo, o Alt Linux é uma distribuição promissora e que vale a pena ser testada, já que possui diversas facilidades, é flexível, leve e bonita. Para mais detalhes entre em contato. ;)

www.altlinux.com.br
[email protected]
Angelito M. Goulart

Outras dicas deste autor

Obtendo a data e a hora de compilação em C

Baixando sites inteiros com o wget

Utilizando o Dosbox

Conversão de decimais em binários e vice-versa

Entendendo o comando chmod

Leitura recomendada

Lançamento: Debian Wheezy MATE customizado como Windows 7 (1.0)

VI - O fantástico editor de textos

Apostilas gratuitas de OpenOffice.org, Gantt Project, Thunderbird, Firefox e Gimp

Instalando o OCS Inventory

E se o sistema operacional mais usado fosse o Linux?

  

Comentários
[1] Comentário enviado por Teixeira em 06/01/2010 - 19:37h

Muito bom ler essa notícia de que nossos amigos russos estão desenvolvendo uma solução GNU/Linux com uma GUI!
( Normalmente os russos e o pessoal do leste europeu são avessos a qualquer coisa que não seja o modo console. Qualquer coisa além disso tem sido considerada como supérflua ).
Vou experimentar baixar para testar, embora os resultados já sejam previsíveis, já que eles informam como requisitos mínimos 64MB RAM (mas recomendam 128) e Pentium 200 (recomendado 400), e a distro vem com versões desatualizadas do Firefox (2.0) e do Open Office (quem tiver um micro mais mixuruca ainda, poderá usar o Abiword em vez do Write).
Um comentário: Essas versões não estão propriamente desatualizadas, ois são perfeitamente funcionais.
Acontece que estou agora no Big Linux onde o Open Office é versão 3.0 e o Firefox é 3.0.3.
Diferenças existem, mas nada que atrapalhe.

PS: Depois de escrever o comentário acima, dei uma olhada no site russo (as páginas são diferentes), e ali eles informam claramente que o software é bastante atualizado, com versões muito recentes dos aplicativos.
Sendo assim, favor desconsiderar o que afirmei anteriormente,

[2] Comentário enviado por Teixeira em 06/01/2010 - 20:02h

Voltei!

Visitei os sites em russo, inglês, espanhol e português e encontrei muitas informações contraditórias.
o site russo informa KDE 4.3.4; Kernel 2.6.30; Glibc 2.10.1; Xorg 7.4; OpenOffice 3.1.1; Firefox 3.5.5; GIMP 2.6.7 e Inkscape 0.47.

Nos sites em inglês e espanhol, o KDE é 3.5 e o kernel 2.6.25, tendo como requerimentos mínimos o Pentium III com 256MB RAM e drive de DVD.

Além disso, o site em inglês ainda menciona K3B, KMyMoney, Audacity, e WIne, jamais menciondos nos demais.

O interessante é que esses idiomas são acionados a partir de links no topo direito da página, mas são obras totalmente independentes, e não traduções como seria de se esperar.

À parte, há ainda um outro produto denominado "Simply Linux" cujo banner tem um botão cujo caption está em russo e que dá acesso a outro sistema um tanto mais exigente que o Alt Linux 4.1 Desktop mencionado na dica do colega.

[3] Comentário enviado por corvolino em 07/01/2010 - 02:17h

não vi nada demais nessa distro, me desculpe.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts