01 02

Case de Sucesso com Sistema de Gestão Hospitalar

Este artigo tem o objetivo de apresentar um case de sucesso de migração de sistema operacional proprietário, para um sistema operacional livre (Debian 8) em ambiente hospitalar. O conteúdo do artigo é destinado, principalmente, a hospitais que utilizam o sistema de gestão hospitalar SGH-SPDATA, pois serão apresentados os passos para deixar este sistema de gestão hospitalar funcionando em um ambiente Linux.

Por: Jacob Michael Deimling Reichl


Instalando o Firebird 2.5 e gerenciando com o Flamerobin

Recentemente tive a necessidade de gerar alguns relatórios com o banco de dados de um cliente, solicitei então o backup do banco para análise e ao recebê-lo fui surpreendido com um arquivo .gdb. Para facilitar meu trabalho resolvi utilizar uma ferramenta que fosse mais amigável e acabei encontrando o gerenciador Flamerobin.

Por: Carlos Adean


Instalando Firebird 1.5 no Ubuntu 10.04 LTS

Depois de tanto procurar, googlar e até perder noites (e dias) de sono e trabalho, consegui as fontes necessárias para conseguir implantar em um servidor rodando Ubuntu Server 10.04 a versão 1.5 do famoso Firebird.

Por: Raphael Monteiro


Firebird, fazendo valer o lado do servidor

O Firebird traz dezenas de recursos que podem deixar as aplicações cliente-servidor muito mais rápidas, de forma que a maior parte do processamento se concentre realmente no lado do servidor, melhorando o tráfego de dados na rede e não exigindo muito da plataforma onde está o cliente.

Por: Evaldo Avelar Marques


Criando um banco de dados no Flamerobin (Firebird)

Uma pequena introdução sobre o Flamerobin, uma ferramenta de administração de banco de dados para o Firebird.

Por: Jose Ribeiro


Instalando o Firebird no Debian

O intuito deste artigo é abordar a instalação do Firebird em uma distribuição Debian/Sarge e configurar os clientes Windows para se conectarem ao banco de dados.

Por: Darlei Fabricio Pereira


Coletando informações direto do FIREBIRD via D.O.S. ou SHELL

Neste artigo demonstro como é possível a execução de comandos SQL via D.O.S. ou SHELL SCRIPT diretamente de um banco de dados FIREBIRD. É de grande utilidade quando necessitamos executar remotamente comandos SQL ou para criação de relatórios gravados em arquivos.

Por: Claudio Mercaldo de Almeida


Lazarus com Firebird e JVUIB

Sabemos que o Delphi é uma excelente IDE de desenvolvimento, no entanto muitos programadores ao adotarem o Linux, precisam aprender uma outra linguagem. Através deste artigo vou apresentar de uma maneira objetiva como utilizar o banco de dados Firebird com Lazarus e JVUIB.

Por: Maurício Martins Marques


Apresentando o FenixSQL - Ferramenta de Banco de Dados para Interbase / Firebird

FenixSQL é uma ferramenta para manipulação de Banco de Dados Interbase ou Firebird. Pode ser considerado o substituto do IBExpert usado no Windows.

Por: Anderson de Assis de Souza


Trabalhando com Firebird em múltiplos arquivos de dados

Para este artigo usei o Firebird 1.5.2, foi testado no Fedora Core. O Firebird é um banco de dados que trabalha salvando a base de dados geralmente num único arquivo (como dados.gdb, a extensão pode variar para fdb ou outra). Em algumas situações precisamos separar/dividir estes arquivos.

Por: Anderson de Assis de Souza


O que são Generators no Firebird

Saiba o que são os Generators no Firebird, como criá-los e também manipulá-los.

Por: Drausio Henrique Chiarotti


Interbase no Debian

Esse artigo fala sobre como instalar o Interbase 6.0 no Debian. Considerando que até agora só vi artigos falando sobre como instalá-lo no Slackware, Red Hat e Conectiva, resolvi pesquisar e escrever pra mostrar como ele é fácil de se instalar no Debian também.

Por: Vitor Hugo sampiron



01 02