Blender Game Engine: Uma introdução

A Blender Game Engine é uma das engines mais populares para desenvolvimento de aplicações 3D interativas. Este artigo apresenta a engine e suas principais funcionalidades de uma maneira breve e possibilitando o desenvolvimento de jogos.

Por: Felipe Martins dos Santos


Simulando links com o netem

Este artigo descreve o netem, uma disciplina de escalonamento de pacotes de rede do kernel do Linux que possibilita adicionar latência, jitter, delay, perda etc de pacotes a uma interface de rede para fins de testes e simulações.

Por: Daniel Bristot de Oliveira


Atualizando o Ubuntu 8.10 para 9.04 na mão

Quem ainda não instalou a nova versão do Ubuntu por medo de perder seus programas instalados, configurações personalizadas e muitos outros detalhes? Após minha experiência durante uma penosa atualização do Ubuntu, resolvi escrever esse tutorial para ajudar demais usuários. Este por sua vez reúne informações encontradas nos mais diversos fóruns, blogs e sites da net.

Por: Eugenio Guimaraes de Souza


Ksplice - atualizando o kernel sem necessidade de reboot

Para quem tem problemas em atualizar o kernel ou aplicar patches em seus servidores, pois existem processos críticos sendo rodados e que não podem se dar ao luxo de parar para o reboot do sistema, eis a solução: Ksplice.

Por: flavio augusto marques adao


Quero usar o Baiacu em casa, mas será que eu posso?

Neste tutorial ilustrado pretendo mostrar que você pode, mas é necessário um pouco de paciência. O OpenBSD não é o Ubuntu, mas pode fazer o papel de um sistema operacional caseiro sem problemas.

Por: Perfil removido


Um breve histórico do EaD e o uso de AVAs baseados em SL

Haja vista artigos no VOL relacionados à instalação de alguns AVAs (como Moodle e Teleduc), mas a necessidade de uma abordagem introdutória sobre a evolução da EaD e o uso de AVA baseados nos preceitos de Software Livre (SL), propõe-se este artigo, no intuito de promover uma visão introdutório e contextual do tema.

Por: andre uebe


Jaulas com debootstrap e schroot

Neste artigo apresento duas ferramentas que tornam a criação de jaulas bem mais fácil e flexível, isso sem comprometer a segurança.

Por: Laudivan Freire de Almeida


Introdução ao Arch Build System

O artigo descreve de forma geral o uso do Arch Build System, que torna possível a compilação de pacotes para Arch Linux a partir dos códigos-fonte ao estilo "Ports" do FreeBSD. Também será dado uma introdução sobre PKGBUILDS e FLAGS para uso no arquivo makepkg.conf.

Por: Xerxes






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