Asterisk - Configurando Ramais, Plano de Discagem e URA Simples

Neste artigo realizaremos a criação de ramais no Asterisk utilizando o protocolo SIP. Posteriormente, adicionaremos um plano de discagem abordando o conceito de máscaras ou coringas e por fim, criaremos uma URA simples.

Por: Robson Leite


A Desinformação em Época da Tecnologia de Informação

Avaliando como somos manipulados por opiniões de terceiros e formação de conhecimento em qualquer assunto. Uma breve maneira de repensar como temos buscado nosso saber.

Por: Adriano H. Hedler


OneAPI: A plataforma da Intel para facilitar o desenvolvimento com chips Intel, AMD, ARM, NVIDIA POWER e FPGA

Não existe uma única arquitetura perfeita. Desenvolver para todas as plataformas é um grande desafio. Sendo assim, como Innovator Certificado Oficial Intel, disponibilizo aqui no Viva o Linux um modelo de desenvolvimento unificado denominado projeto OneAPI.

Por: Alessandro de Oliveira Faria (A.K.A. CABELO)


Raspberry Pi 4B Como Servidor Linux de Baixo Custo

O Raspberry Pi é um microcomputador de baixo custo que consome pouco energia, voltado para iniciantes no mundo da tecnologia. Ele pode ser utilizado para aprender programação, para a criação de servidores, compartilhamento de arquivos em redes, utilização de contêineres, dentre diversas outras opções. Neste material, irei apresentar o Raspberry Pi como meu servidor Linux.

Por: Diego Mendes Rodrigues


Criando Imagens com Buildah

Buildah é especializada na construção de imagens OCI. Os comandos de Buildah replicam todos os comandos encontrados em um Dockerfile. Isso permite a construção de imagens com e sem Dockerfiles, sem exigir nenhum privilégio de root. O objetivo final da Buildah é fornecer uma interface de CoreUtils de nível inferior para construir imagens.

Por: Daniel Lara Souza


Comando du - encontrando as maiores pastas e arquivos no Linux

O comando "du" é utilizado para acessarmos o tamanho dos discos em nossa instalação. Já o comando "sort" classifica as informações de acordo com sua necessidade. Temos também o "head" que exibe apenas as 10 primeiras linhas de uma fonte de entrada. Estes três comandos são apenas uma das diversas opções existentes para buscarmos os maiores arquivos e diretórios no Linux.

Por: Diego Mendes Rodrigues


Instalação do Gentoo GNU/Linux em um SSD NVMe (UEFI/GPT)

Este artigo foi criado para usuários que já sabem instalar Gentoo GNU/Linux, mas serve como guia ou lembrete dos passos, filtrando o excesso de informações do "handbook".

Por: Xerxes


Adicionar mensagens iniciais no terminal nas sessões de sudo

Todo sysadmin utiliza o comando sudo diariamente, sendo que este comando deve ser executado com muita atenção. Desta forma, podemos utilizar a configuração "lecture" do sudo para enviar mensagens aos usuários do sistema que utilizem este comando.

Por: Diego Mendes Rodrigues






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts