storage FreeNas 9.2.1.6 - Instalação e configuração

Pessoal, neste artigo iremos abordar um passo a passo sobre como instalar e realizar as primeiras configurações de um servidor storage FreeNAS.

[ Hits: 70.840 ]

Por: Rick em 08/08/2014 | Blog: http://www.guiadoti.com


Introdução / Download



Introdução

Pessoal, neste artigo iremos abordar um passo a passo sobre como instalar e realizar as primeiras configurações de um servidor storage FreeNAS. Mas, caso você esteja se perguntando: "Que negócio é esse de FreeNas e Storage?" - Calma, antes de começar a colocar a mão na massa, vamos entender o que é isso tudo.

Explicação teórica do NAS:
"NAS (Network Attached Storage) ou comumente chamado de Storage, é uma unidade dedicada exclusivamente ao armazenamento de arquivos em uma rede de computadores. Esses dispositivos são muito utilizados em empresas que necessitam de um servidor interno para guardar documentos e outros itens que são compartilhados."

Fonte: Tecmundo

Explicação teórica do FreeNAS:
"FreeNAS é um storage (NAS) livre e de código aberto com suporte à: CIFS (Samba), FTP, NFS, rsync, protocolo AFP, iSCSI, S.M.A.R.T., autenticação local de usuários, RAID (0, 1 e 5) via software e com uma configuração baseada em internet. O FreeNAS usa menos que 64 MB de espaço para a instalação em um CompactFlash, disco rígido ou pendrive USB. FreeNAS é atualmente distribuído em forma de imagem ISO e código fonte."

Fonte: FreeNAS – Wikipédia, a enciclopédia livre

Preparação do ambiente

Descrição do ambiente de laboratório:
  • VM (Virtual Machine) no VirtualBox com 512 MB de RAM
  • 1 Core do processador Core2Duo
  • 3 discos virtuais (sendo: um de 2 GB e dois discos de 20 GB cada)

Baixando o FreeNAS

Bem, antes de começar a fazer qualquer coisa, precisamos obter a ISO de instalação. Para isso, acesse a página de download do FreeNAS e baixe a ISO de acordo com a arquitetura do seu hardware.

Veja a imagem abaixo:

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução / Download
   2. Instalação
Outros artigos deste autor

Samba PDC com Debian Squeeze

Monitoramento com Zabbix 2.0

Syslog-NG - Configurando um servidor de logs

Entendendo o ataque ARP spoofing + SSLStrip

Instalando FreeNAS 8.3.0 e criando Storage iSCSI

Leitura recomendada

Clonezilla - Gerando e restaurando backups completos (Parte I)

Backup do Linux utilizando cliente do IBM Tivoli

Bacula Server 7.0.3 com PostgreSQL no Debian

Backup com o FSArchiver

Servidor Bacula com Fedora Server 21

  
Comentários
[1] Comentário enviado por pliniopinhal em 04/05/2015 - 08:27h

Parabéns pelo tutorial, muito bom!

Tenho uma dúvida: Estou com um servidor com 3 HD's, gostaria de usa-los em RAID 0, mas também queria deixar uma partição de 8GB para a instalação do FreeNAS. O problema é que na instalação do FreeNAS ele não enxerga a partição, somente o RAID como um todo. O FreeNAS reconhece as partições? Se sim, qual a maneira correta para isso?

Obrigado.

[2] Comentário enviado por nilodanx52 em 02/03/2016 - 09:55h


[1] Comentário enviado por pliniopinhal em 04/05/2015 - 08:27h

Parabéns pelo tutorial, muito bom!

Tenho uma dúvida: Estou com um servidor com 3 HD's, gostaria de usa-los em RAID 0, mas também queria deixar uma partição de 8GB para a instalação do FreeNAS. O problema é que na instalação do FreeNAS ele não enxerga a partição, somente o RAID como um todo. O FreeNAS reconhece as partições? Se sim, qual a maneira correta para isso?

Obrigado.


Man Bom dia!
Olha recentemente comecei a me aventurar nisso, peguei uma máquina no canto, chequei o hardware e tudo está ok, fiz algo bem simples, resolvi não perder hd's nenhum para apenas o sistema que na realidade quase que não será usado já que o que será usado serão os storages, então acabei usando um pendriver de 8GB 3.0 instalei nele o freenas 9.3 e subi os serviços deos meus 3 hds sendo 2 de 500GB e um de 80GB.

[3] Comentário enviado por paulovolpato em 29/07/2016 - 09:36h

Saudações amigos!!

Parabéns pelo material, achei muito bom. Mas tenho uma duvida, pode me ajudar?
Na empresa que trabalho estamos com a necessidade de compartilhar alguns diretórios apenas acessível ao TI mas que possamos acessar de qualquer lugar da rede, sem a necessidade de logar com um administrador na estação do usuário. Quando acessado esses diretórios na rede, com o freeNAS ele vai pedir para autenticar e assim acessar o diretório? Ele abre uma janela pedindo usuário e senha?
Com o SAMBA, já percebi que, quando, o usuário esta logado com a conta dele tem acesso apenas o que tem permissão mas sem conseguir acessar os outros diretórios. Caso esse usuário tenha a necessidade de acessar um diretório de outro, ele precisa deslogar e logar com o usuário da outra pessoa. Minha duvida é essa, se quando tentar acessar um diretório o freeNAS me manda uma janela de autenticação.
Obrigado e parabéns mais uma vez.

[4] Comentário enviado por pablosantos81 em 27/04/2017 - 14:32h

Boa tarde, parabéns pelo tutorial...

Mas tenho uma dúvida.
É possível configurar dentro do freeNAS um serviço de nuvem, tipo OneDrive, para que tudo o que for armazenado no NAS seja backupeado para a nuvem???
Caso positivo, COMO?


Contribuir com comentário