Variety - Instalação e configuração

Este artigo tem como objetivo apresentar o Variety, ferramenta para baixar e trocar wallpapers automaticamente. Segue um guia de instalação e configuração do mesmo, de forma simples e bem detalhada.

[ Hits: 15.445 ]

Por: Perfil removido em 02/08/2013


Configurações I



Aba: General

1. Marque a primeira caixa "Start Variety when the computer starts" (iniciar o Variety junto com o sistema), isso se preferir que ele inicie com o sistema.

2. Em "Change wallpaper every", refere ao tempo que será trocado o papel de parede, selecione conforme sua preferência.

3. Em "Change wallpaper on start", trocará o papel de parede em cada boot, caso deixar desmarcada, será usado papel de parede que estava na tela quando você desligou a máquina.

4. No diálogo "Images", são as fontes usadas para fazer os downloads do papéis de parede. Isso mesmo que você leu, ele faz o download automaticamente.

Então, o seu trabalho é apenas selecionar as fontes nas quais você queira que o programa "garimpe" as imagens. Caso você já tenha uma pasta com seus papéis de parede favoritos, pode adicionar facilmente clicando no lado direito em "Add...", selecione "Folders" e procure o diretório onde está localizado suas imagens.

5. A caixa "Download a wallpaper every", refere-se ao intervalo que o programa terá que esperar para baixar um novo papel de parede nas fontes online selecionadas por você no dialogo "Images" (item 4).

6. A caixa "Limit download folder to", refere-se ao espaço em disco destinado para armazenar as imagens baixadas nas fontes selecionadas em "Images" (item 4).

7. Em "Copy favorite wallpaper to", é o local onde será armazenados os papéis de paredes favoritos.
Linux: Variety - Instalação e configuração


Aba: Manual downloading

1. Em "Fetch folder", será o local onde serão armazenados seus downloads feitos manualmente. No entanto, acho essa opção é desnecessária, mas fica a critério de cada usuário.

2. Em "Clipboard monitoring", caso selecionada essa caixa, o Variety estará monitorando o download e automaticamente enviará a imagem para o diretório selecionado em "Fetch folder". Abaixo, digite a URL dos sites que você queira que o programa monitore.
Linux: Variety - Instalação e configuração


Aba: Effects

1. Em "Filters", marque a caixa que desejar, caso não se sinta satisfeito com o efeito aplicado, apenas desmarque que a aplicação do mesmo será revertida imediatamente.

2. Em "Quotes" (citações), você terá na sua tela citações famosas de autores, personalidades e celebridades. Vale lembrar que estão em inglês, mas se mesmo assim quiser, então marque esta caixa. Caso selecionada, prossiga a configuração, se não passe para o item 4.

Continuando:
  1. Em "Appearence" você selecionará as cores das fontes especificidades do texto e cor do plano de fundo.
  2. Em "Placement" você selecionará a posição dos textos na tela, use o que mais for agradável.
  3. Em "Tags and authors" no primeiro espaço escreva o assunto que você queira que o programa pesquise e na segunda o nome dos autores ou nome de celebridades, sempre separando cada tema ou nome relacionado nas caixas de pesquisa por vírgula (,).

3. Em "Regular change", você deve definir o tempo em que cada frase ficará no seu desktop, após esgotado o tempo regulamentado por você, aparecerá outra.

4. A caixa "Clock", sendo selecionada, aparecerá um relógio digital na sua tela, logo abaixo, em "Appearence", você configura a fonte do relógio e da data que serão exibidas. Ressaltando que fonte aqui refere-se ao tamanho da letra.
Linux: Variety - Instalação e configuração


Aba: Color and size

1. Em "Size", refere-se à resolução dos papéis de paredes baixados, caso queira papéis de parede em HD, marque a segunda caixa "Are big at least" e selecione 100 %.

2. Em "Color", será as cores prediletas por você, selecione as que mais lhe agrada e o programa fará o resto. Particularmente, indico não mexer nesta seção.

3. A caixa "Rating", caso marcada, fará com que sejam baixados apenas wallpapers dos sites selecionados com a avaliação recebida pelos usuários de tal sites que você selecionar e de usuários do programa.

Sendo que, na segunda opção, você poderá avaliar os papéis de parede via menu do programa, caso você selecione esta caixa, irá aparecer a opção "Set rating", clicando sobre o ícone do Variety na barra de tarefas, onde poderá dar o número de estrelas que você preferir.

Eu, particularmente, aconselho usar ambas as opções, acho isso fantástico, eleva e muito a qualidade das imagens mostradas.
Linux: Variety - Instalação e configuração


Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução / Instalação
   2. Configurações I
   3. Configurações II
   4. Considerações finais
Outros artigos deste autor

Funtoo Linux - Pré-instalação

Arquivos de configuração de rede - Parte I - /etc/hosts

cdrecord: gravando CDs de forma simples e prática

Big Linux: A opção ideal para iniciantes

As novidades do Java 1.5

Leitura recomendada

Gerenciando os seus códigos-fonte com um sistema CVS

TitansELsetup, configurador automatizado para Red Hat Like

Nota Fiscal Eletrônica 2.0 em linha de comando (parte 1)

Instalação de VMWare Server 1.8 em Debian Etch sem segredo

Sylpheed - Cliente de e-mail para terminais leves

  
Comentários
[1] Comentário enviado por removido em 02/08/2013 - 14:27h

Neton, também podemos instalar pelo PPA no eOS? Daria algum problema?

Vi no Launchpad que tem o PPA para o Ubuntu 12.04, no qual o eOS é baseado.
-> https://launchpad.net/~peterlevi/+archive/ppa

[2] Comentário enviado por removido em 02/08/2013 - 14:35h

Pode instalar, só que o PPA para o elementary têm modificações no código para se integrar com o sistema, feitas por uma parceria entre Peter Levy e Sam Tate

[3] Comentário enviado por removido em 02/08/2013 - 14:37h

Outro fator que eu esqueci de citar é que PPA do elementary está sendo trabalhada a transição para a versão estável da distro...


Contribuir com comentário