VLC Media Player

O VLC Media Player é um tocador multimídia extremamente portátil, de alto desempenho e com grande variedade de recursos e arquivos suportados nativamente. Suporta uma grande variedade de interfaces e meios de controle. Se você não está satisfeito com o seu reprodutor multimídia, o VLC Media Player é uma ótima alternativa.

[ Hits: 31.654 ]

Por: Vinícius dos Santos Oliveira em 09/04/2009 | Blog: https://vinipsmaker.github.io/


Introdução



O VLC Media Player é um ótimo reprodutor multimídia, com um ótimo desempenho e quase-extrema portabilidade. O VLC Media Player tem poucas poucas dependências, tornando-o mais portátil ainda.

Há várias interfaces (gráficas, texto e outras) para o VLC (através de protocolos de internet, linha de comando, Qt e outras) aumentando sua portabilidade, porém não há nenhuma interface escrita em GTK+ suportada oficialmente, o único defeito para mim, porém o SongBird (utiliza GStreamer) foi baseado no VLC e é mantido pelo time Mozilla, então é altamente provável que a interface gráfica do Songbird seja escrita em GTK+.

O VLC Media Player é extremamente portátil, versátil e prático. Suporta muitos codecs do ffmpeg. Foi o primeiro tocador no GNU/Linux a suportar DVDs criptografados.

Visitem a comunidade no Viva o Linux: VLC Media Player
Linux: VLC Media Player

O começo e a "dominação munidal" (ou, versão 1.0)

Originalmente o VideoLAN pretendeu ser um cliente e um servidor para fluxos de mídia ao redor do globo. Originalmente foi desenvolvido por estudantes da École Centrale Paris e agora é desenvolvido por contribuidores ao redor da "teia mundial". VLC foi o cliente do projeto VideoLAN e VLS foi o servidor do projeto VideoLAN, mas os dois projetos foram unidos e o nome do novo projeto se tornou VLC Media Player, pois já não existe a infra-estrutura cliente/servidor.

A "dominação munidal" foi agendada para a versão 1.0.

Os codinomes são baseados nos personagens do filme Goldeneye do VLC (você pode ver os codinomes das versões mais recentes no link: http://wiki.videolan.org/VLC_CodeNames)

< 0.1.99x     Onatopp
0.2.(x<5)    Onatopp
0.2.(x>=5)    Ourumov
0.3.x    Ourumov
0.4.x    Ourumov
0.5.x    Natalya
0.6.x    Trevelyan
0.7.x    Bond
0.8.x    Janus
0.9.x    Grishenko

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Características do VLC
   3. !laniF
Outros artigos deste autor

Aplicativos web em C++ usando o Tufão

GNU Emacs, o primeiro GNU

Entendendo os codecs, os containers formats e por que o Ogg é tão bom

Mupen64plus, o melhor emulador de Nintendo 64 disponível para GNU/Linux

Tratamento de exceções na linguagem C

Leitura recomendada

Compilando e instalando o recordMyDesktop no Linux Slackware

Problemas com hdparm no Red Hat 8

SliTaz: Mini-review desta mini-distribuição Linux

Introdução à Solus Linux - Distro Independente

Instalando MPlayer + GUI-GMPlayer + Skin + Codecs + fonts para Linux

  
Comentários
[1] Comentário enviado por pinduvoz em 10/04/2009 - 03:52h

Eu testei uma versão beta do 1.0 no OpenSuse e consegui reproduzir vídeo rmvb (mas com algumas pausas).

Isso quer dizer que a versão 1.0 final não vai ter a única limitação que me impede de adotar o VLC como player padrão.

Estou aguardando ansioso.

[2] Comentário enviado por removido em 10/04/2009 - 11:18h

já testei e digo :
não é um player ruim mais ainda perde feio para o mplayer,
essa é minha opinião !!!!!

[3] Comentário enviado por renato.leite em 11/04/2009 - 08:46h

eu uso ele aqui, aqui no slackware 12.1 ele tem um melhor desempenho, do que o mplayer, alem de rodar varios tipos de videos. Pra min sem duvida um dos melhores players...

[4] Comentário enviado por helloworldbr em 11/04/2009 - 13:49h

A grande vantagem do VLC é que ele dispensa a necessidade de baixar codecs proprietários para executar determinados arquivos multimídia. No Windows Media Player não posso ver/ouvir ogg/theora ou Real Audio. O Totem não toca Windows Media, Real Audio ou arquivos .MOV. sem codecs proprietários adicionais. O RealPlayer no Windows tem problemas para tocar OGG Vorbis. O Helix Player não toca arquivos Real Audio e Windows Media. A solução que eu encontrei foi usar o VLC e o RealPlayer 11 for Linux, e assim eu tenho acesso a todos os formatos multimídia.

[5] Comentário enviado por vinipsmaker em 11/04/2009 - 19:28h

O único defeito do VLC Media Player para mim é que ele não tem nenhuma interface gráfica escrita em GTK+ suportada oficialmente. Antes tinha o defeito de não suportar RealMedia 3 e 4, mas a versão 0.9.9 do VLC já suporta estes formatos.

[6] Comentário enviado por astdarkness em 11/04/2009 - 23:31h

Parabéns pelo artigo!!!!
O VLC é uma ótima opção de player no Linux!

[7] Comentário enviado por vinipsmaker em 14/04/2009 - 10:09h

Eu cometi um erro escrevendo o artigo: "... o SongBird (utiliza GStreamer) foi baseado no VLC e é mantido pelo time Mozilla ...".

O SongBird é mantido por um time no qual alguns desenvolvedores são ex-funcionários da Mozilla. O SongBird utiliza várias tecnologias da Mozilla e só as versões não-unix utilizam o VLC, as versões unix utilizam o GStreamer. Também não tenho certeza se o SongBird foi baseado no VLC, pois esta informação foi encontrada em uma das páginas wiki do VLC, mas não consegui encontrar a mesma informação no site oficial do SongBird.

É isso, desculpem-me pelo erro, mas acho que não é tão grave, afinal o tema do artigo é o VLC Media Player e não o SongBird.

[8] Comentário enviado por pinduvoz em 16/04/2009 - 23:33h

Alguém aí testou RMVB na última versão do VLC?

Só falta isso para que eu use o VLC.

[9] Comentário enviado por pinduvoz em 17/04/2009 - 02:59h

Já que vc mencionou o Songbird, cabe lembrar que ele está em desenvolvimento acelerado, tendo lançado duas atualizações nos últimos 45 dias.

O SB atual passou a usar o Firefox 3 para navegar na web e está bem mais rápido na inicialização e no carregamento de músicas e de páginas web e até mesmo

Quem não testou deve testar (dica minha de instalação aqui no VOL).

[10] Comentário enviado por vinipsmaker em 17/04/2009 - 14:37h

De acordo com o site oficial do VLC Media Player o mesmo suporta todos os arquivos real media, porém não pude instalar e testar a última versão do VLC Media Player, pois o Debian tem um problema de dependências/conflitos que me impede de instalar a última versão. Eu irei testar a última versão provavelmente no dia 23 de abril, provável dia de lançamento do ubuntu 9.04.

[11] Comentário enviado por vinipsmaker em 21/07/2009 - 17:16h

Consegui a informação: A versão windows do SongBird realmente é baseada em VLC, porém versões futuras poderão ser baseadas em GStreamer para todas as plataformas:
http://blog.songbirdnest.com/2008/01/30/gstreamer-for-all-all-for-gstreamer/


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts