VBA-M: "novo" emulador de Game Boy Advance para GNU/Linux

isf

Não só uma frontend, mas uma tentativa de melhorar o código do antigo VBA. Ainda muito beta, mas promete!

[ Hits: 50.114 ]

Por: Ivan Sichmann Freitas em 22/07/2009


Introdução



Lembram-se do maravilhoso VBA, emulador open source de Game Boy Color e Advance? E do VBAexpress, frontend dele para GNU/Linux? Pois é, nesse meu primeiro artigo vou mostrar uma nova opção de emulação: VBA-M.

Como muitos devem ter percebido, o VBA clássico, assim como seu frontend, ficaram desatualizados com o tempo. No entanto, uma nova iniciativa pretende atualizar esse projeto e torná-lo um emulador melhor, o VBA-M.

Aqui, o site oficial do projeto:

Instalação

Minha instalação será baseada no Debian/Ubuntu, pois os únicos binários disponíveis estão em um pacote deb. A próxima página abordará a compilação.

Precisamos primeiro instalar manualmente algumas dependências, libglademme e libgtkglextmm-x11:

sudo apt-get install libglademm libgtkglextmm-x11

Depois acesse esse link, baixe o pacote e instale: visualboyadvance-m_1.8.0.877-1_i386.deb

Obs.: A instalação não verifica as dependências citadas mais acima. Lembrando que elas são necessárias somente para rodar o frontend (o tradicional modo texto continua).

Na próxima página abordarei a compilação do programa.

Compilação

Para quem usa uma distro baseada em pacotes RPM ou simplesmente gosta de se aventurar compilando, aqui vão as instruções:

Dependências:
  • svn
  • cmake
  • libgtkmm-2.4-dev
  • libglademm-2.4-dev
  • libgtkglextmm-x11-1.2-dev
  • libsdl1.2-dev
  • checkinstall (opcional, serve para fazer um pacote a partir dos binários, facilitando a instalação/desinstalação)

Você pode instalá-las de uma vez usando o seguinte comando:

sudo apt-get install svn cmake libgtkmm-2.4-dev libglademm-2.4-dev libgtkglextmm-x11-1.2-dev libsdl1.2-dev checkinstall

Substitua "sudo apt-get install" pelo comando do gerenciador de pacotes da sua distro.

Código fonte:

Entre no terminal e, dentro de uma pasta qualquer, digite:

svn co https://vbam.svn.sourceforge.net/svnroot/vbam vbam

Compilação:

Entre na pasta vbam que foi criada, depois em trunk. Daí:

cmake CMakeList.txt
$ make
$ sudo checkinstall -R
(para criar um RPM) ou
checkinstall -D (para criar um deb) ou
checkinstall -S (para criar um pacote para Slackware)

Obs.: A compilação cria os executáveis vbam (modo texto) e gvbam (modo gráfico).

Pronto! O vbam deve aparecer no menu de aplicativos.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Avaliação final
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Jogos no Arch Linux - Porque nem tudo é tela preta!

Cliente de Ultima Online nativo para Linux

Emulando jogos arcades com xmame

Instalando e configurando o Zsnes no Debian Squeeze

Linux e jogos, um mercado em expansão

  
Comentários
[1] Comentário enviado por wryel em 22/07/2009 - 10:39h

obrigado por compartilhar, vou baichar os fontes pois sempre tive a curiosdade de saber como um emulador funciona! :D

[2] Comentário enviado por marcioyshimoda em 29/07/2009 - 11:16h

Assim que eu obter uma distro Debian, tentarei testá-lo. Obrigado pelo texto!

[3] Comentário enviado por antonielsom em 04/08/2009 - 15:26h

eu temtei no meu pc sudo apt-get install visualboyadvance-gtk

[4] Comentário enviado por isf em 04/08/2009 - 20:22h

antonielsom
dessa forma você instala o emulador tradicional, o VBA, o descrito no meu artigo é um outro, derivado principalmente do VBA, mas que está em constante desenvolvimento, então é provável que num futuro próximo traga algumas novidades interessantes.

[5] Comentário enviado por tylervortexbr em 19/05/2017 - 11:37h

Instalei o visualboyadvance e visualboyadvance-gtk sem problemas mas agora faltam os jogos que não consigo encontrar em lugar algum.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts