Saber programar em C (saber usar ponteiros, structs, manipular arquivos, etc);
Ter a biblioteca SDL instalada (arquivos de desenvolvimento).
No Ubuntu, para instalar o SDL, use:
sudo apt-get install libsdl1.2-dev
Ao compilar um programa feito em SDL, use -lSDL para o link.
Baixe a imagem abaixo, iremos usar no tutorial:
Ao executar um programa que use a imagem, ela deverá estar na mesma pasta do programa.
SDL (Simple DirectMedia Layer), é uma biblioteca multiplataforma que cria uma interface de programação simples para gráficos, som e dispositivos de entrada. Permitindo a fácil manipulação de entradas de teclado, mouse e joystick.
Muito usado para jogos, tanto 3D como em 2D. No SDL, existem 8 subsistemas, dos quais usaremos somente 3 deles, que são:
O vídeo;
Os eventos;
A entrada/saída.
Todas as funções, ou tipos do SDL, geralmente começam com: SDL_
[3] Comentário enviado por danilo3610 em 04/11/2013 - 08:53h
Muito bom tutorial Samuel, segui passo a passo este tutorial no meu ubuntu 13.10 64bits,
instalei o SDL_DEV e usei o seu primeiro exemplo porem ao compilar (incluindo -ISDL)
apresentava erros com SDL_Init - "Undefined reference to SDL_Init...". Procurei na net
mas ninguem teve este mesmo problema, já aconteceu com alguem? Se alguem tiver alguma
solução agradeço. Lembrando instalei o SDL_DEV como mostra o tutorial.
[4] Comentário enviado por SamL em 04/11/2013 - 11:32h
Esse problema geralmente acontece quando NÃO se usa -lSDL no final do comando. Veja se você compilou assim: gcc -o janela_01 janela_01.c -lSDL
com o link -lSDL no final.
Se não resolver talvez você tenha instalado a SDL 2.0, veja na pasta /usr/include/ se tem a pasta SDL2.
Se também não resolver, não sei mais o que fazer rsrsrs
[5] Comentário enviado por danilo3610 em 04/11/2013 - 14:00h
Talvez tenha confundido mas só uma duvida, a primeira letra é um l ou i maiúsculo? Desconfio que seja um L minúsculo e
tenha colocado um i maiúsculo no lugar. Quando chegar em casa irei testar.