Tutorial OpenGL v2.0
Finalmente chegou! Após quase 1 ano depois de meu primeiro artigo sobre OpenGL, chegou a versão 2.0. Clique e fique mais Geek.
[ Hits: 20.234 ]
Por: Thiago Henrique Hüpner em 08/05/2015

#include <SDL/SDL.h>
#include <SDL/SDL_opengl.h>
#include <time.h>
#define LARGURA 400
#define ALTURA 400
#define TAMANHO_IMAGEM 128
GLuint carregarImagem(const char *nomeImg) {
SDL_Surface *img = SDL_LoadBMP(nomeImg);
GLuint textura;
if(img == NULL) {
printf("Erro ao carregar a imagem %s: %s
",nomeImg,SDL_GetError());
SDL_FreeSurface(img);
exit(-1);
}
glGenTextures(1, &textura);
glBindTexture(GL_TEXTURE_2D, textura);
glTexParameteri(GL_TEXTURE_2D, GL_TEXTURE_MIN_FILTER, GL_LINEAR);
glTexParameteri(GL_TEXTURE_2D, GL_TEXTURE_MAG_FILTER, GL_LINEAR);
glTexImage2D(GL_TEXTURE_2D, 0, 3, img->w, img->h, 0,
GL_RGR, GL_UNSIGNED_BYTE, img->pixels);
SDL_FreeSurface(img);
return textura;
}
void colocandoImagemNaTela(GLuint textura, int x,int y) {
glBindTexture(GL_TEXTURE_2D, textura);
glLoadIdentity();
glTranslatef(x,y,0);
glBegin(GL_QUADS);
glTexCoord2f(0, 0);
glVertex2f(0, 0);
glTexCoord2f(1, 0);
glVertex2f(TAMANHO_IMAGEM, 0);
glTexCoord2f(1, 1);
glVertex2f(TAMANHO_IMAGEM, TAMANHO_IMAGEM);
glTexCoord2f(0, 1);
glVertex2f(0, TAMANHO_IMAGEM);
glEnd();
}
void inicializaOpenGL() {
glClearColor(255,255,255,1);
glMatrixMode(GL_PROJECTION);
glLoadIdentity();
//Necessário para exibir a imagem
glEnable(GL_TEXTURE_2D);
gluOrtho2D(0,LARGURA,ALTURA,0);
glMatrixMode(GL_MODELVIEW);
glClear(GL_COLOR_BUFFER_BIT);
}
void GL_FillRect(SDL_Rect a,int r,int g,int b) {
glLoadIdentity();
glColor3ub(r,g,b);
glBegin(GL_QUADS);
glVertex2f(a.x,a.y);
glVertex2f(a.x+a.w,a.y);
glVertex2f(a.x+a.w,a.y+a.h);
glVertex2f(a.x,a.y+a.h);
glEnd();
}
int main(int argc,char *argv[]) {
if(SDL_Init(SDL_INIT_VIDEO) < 0) {
printf("Erro : %s
",SDL_GetError());
return -1;
}
srand((unsigned)time(NULL));
SDL_GL_SetAttribute( SDL_GL_RED_SIZE, 8 );
SDL_GL_SetAttribute( SDL_GL_GREEN_SIZE, 8 );
SDL_GL_SetAttribute( SDL_GL_BLUE_SIZE, 8 );
SDL_GL_SetAttribute( SDL_GL_ALPHA_SIZE, 8 );
SDL_GL_SetAttribute( SDL_GL_DOUBLEBUFFER, 2 );
SDL_Surface * tela = SDL_SetVideoMode(LARGURA,ALTURA,32,SDL_OPENGL);
if(tela == NULL) {
printf("Erro : %s
",SDL_GetError());
SDL_Quit();
return -1;
}
SDL_WM_SetCaption(""Imagenando"",NULL);
SDL_Event evento;
int estaRodando = 1;
inicializaOpenGL();
GLuint textura = carregarImagem("cb.bmp");
while(estaRodando) {
while(SDL_PollEvent(&evento)) {
switch(evento.type) {
case SDL_QUIT:
estaRodando = 0;
break;
default:
break;
}
}
glClear(GL_COLOR_BUFFER_BIT);
colocandoImagemNaTela(textura,50,50);
SDL_Delay(30);
SDL_GL_SwapBuffers();
}
SDL_Quit();
glDeleteTextures(1, &textura);
return 0;
}
Ubuntu/Debian/Kali Linux e outros no Android
Gerencie suas contas financeiras pessoais com Terminal Finances
Criando um sistema operacional com ASM e C++
Utilizando a biblioteca NCURSES - Parte III
Apreendendo a utilizar o GNU Debugger (parte 2)
Reprodução de arquivos WAV com SDL_mixer e linguagem C
Cirurgia para acelerar o openSUSE em HD externo via USB
Void Server como Domain Control
Modo Simples de Baixar e Usar o bash-completion
Monitorando o Preço do Bitcoin ou sua Cripto Favorita em Tempo Real com um Widget Flutuante
Script de montagem de chroot automatica
Atualizar Linux Mint 22.2 para 22.3 beta
Jogar games da Battle.net no Linux com Faugus Launcher
Como fazer a Instalação de aplicativos para acesso remoto ao Linux
Assisti Avatar 3: Fogo e Cinzas (4)
Conky, alerta de temperatura alta (11)









