Transmissão de áudio e vídeo via Multicast

Muitas empresas necessitam transmitir vídeos corporativos ou áudio através de sua rede de computadores. Porém algumas implementações baseadas em Streaming representa um consumo de banda para cada cliente conectado, podendo prejudicar outros serviços. Vou abordar de forma clara como instalar um servidor de Multicast para transmissão de áudio e vídeo.

[ Hits: 92.173 ]

Por: Marcelo Ferreira em 24/05/2007


Configurando o VLC servidor para distribuir o tráfego Multicast



Configurando o VLC para realizar a captura de áudio ou vídeo e posterior distribuição via Multicast.

Lembre que seu servidor deverá possuir um IP válido e um IP MultiCast para acesso dos clientes.

Passo 1: Localize o programa VLC ou execute com usuário comum:

$ vlc

Ao abrir o programa será aberta a seguinte tela:


Passo 2: Realizar a captura desejada, clique em "Arquivo/Open File/", a tela abaixo será aberta.


Passo 2.1: Captura de áudio e/ou vídeo:
Na aba Arquivo clique no botão "Navegar...", você deverá selecionar o que deseja abrir, por exemplo áudio (*.mp3, *.ogg), vídeo (*.avi, *.mpg) e Playlist (*.m3u, *.pls).

Passo 2.2: Captura de DVD, VCD e CD de áudio:
Na aba Disco selecione o que deseja capturar: DVD, VCD ou CD de áudio.

Passo 3: Distribuição do conteúdo capturado:
Na aba que selecionou no item 2.1 ou 2.2, clique na caixa "Stream/Save" e clique no botão "Configurações". Em nosso caso e como explicado no início do artigo estaremos distribuindo através de Multicast. Clique na caixa "RTP" e digite o IP Multicast desejado, por exemplo 233.1.1.1, verifique que foi habilitado por padrão a porta 1234.

Passo 3.1: Selecionando opções de transmissão:
Na caixa "Codec de Vídeo" podemos habilitar as configurações para a transmissão de vídeo que será realizada. Na caixa "Codec de Áudio" podemos habilitar as configurações para a transmissão de áudio que será realizada.


Pronto, seu servidor já está distribuindo o conteúdo desejado para toda sua rede! Lembro que o consumo de banda será o selecionado através dos Codecs marcados no Passo 3.1.

OBS.: Vale ressaltar a necessidade de realizar testes para todos os tipos de codecs disponíveis de vídeo e áudio para sua rede de computadores, podendo obter resultados diferentes dependendo dos equipamentos que a formam.

Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Conhecendo o Multicast
   2. Preparando o servidor para instalação
   3. Configurando o VLC servidor para distribuir o tráfego Multicast
   4. Configurando o VLC dos clientes para receber o tráfego Multicast
Outros artigos deste autor

Compilando Kernel do Linux no Debian

Instalação de template para monitoramento de servidor Squid e servidor LDAP no CACTI (Debian)

Criando repositório oficial do Debian

Leitura recomendada

Asterisk e Asterisk GUI - Instalação e Configuração no Debian Squeeze

Instalando o aMSN com suporte a webcam

Switch HP + Gerenciador Console + VLAN + DMZ + CentOS com VLAN

O "Linux Tinha Chapéu"

Instalando um sistema Debian GNU/Linux completo em 20 minutos

  
Comentários
[1] Comentário enviado por tenchi em 24/05/2007 - 11:36h

Legal o artigo. Sempre soube que o vlc era muito bom, mas não sabia que fazia isto...
Ah, e só uma observação de um chato: Sei que o vlc é livre, multiplataforma, mas vc poderia ter feito o procedimento num sistema Linux. Ficou muito esquisito essa cara de WindowsXP ;-)

[2] Comentário enviado por frenato em 31/03/2008 - 20:59h

E ai Marcelo,
O seu artigo fico muito legal vc esta de parabens. Eu só gostaria de fazer um comentario eu segui o seu passo a passo seu artigo e o VLC só fez a transmissão do straming Multicast na minha LAN quando eu tentei jogar para Internet no caso minha WAN ele jogo a transmissão como Unicast.
Eu acredito que o VLC não é muito bom para fazer streaming para WAN, mas em contra partida eu vi no site do Projeto VideoLAN um servidor chamado VLS, por a caso vc já sabe como trabalhar com VLS?
Bom é isto ai um forte abraço e até mais.

[3] Comentário enviado por marceferreira em 01/04/2008 - 12:52h

Boa tarde,

Caro amigo eu ainda não posso ajudar quanto ao VLS.

Boa sorte....

Viva a liberdade!!!

[4] Comentário enviado por DouglasCar2 em 10/10/2008 - 12:52h

Boa tarde Marcelo,
estou tendo problemas em configurar através de conexão UDP a máquina servidora com windows XP e acessar de casa com uma máquina também com windows xp instalado. Tentei utilizar os seus tutoriais das seguintes URL's:http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Transmissao-de-audio-e-video-via-Multicast?pagina=4

http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Transmissao-de-audio-e-video-via-Multicast?pagina=3

Mas não obtive sucesso. Estou utilizando o VLC media player 0.8.6i e gostaria de ver com você se poderias dar uma verificada se fiz algo errado nos passos que implantei nas duas máquinas para configurar o VLC:

Na máquina servidora:
Abri o VLC, fui em "Arquivo/Open File/"

Na aba Arquivo selecionei em opções avançadas "Stream/Save" e em Configurações selecionei RTP, no endereço coloquei 233.1.1.1, Porta 1234. Neste endereço fico em dúvida, pois tentei colocar a url da página que tenho liberada para acesso (minhaurl.br), mas o VLC não aceitou, tentei colocar o IP desta máquina servidora como 192.168...., mas também não foi aceito. Em Método de Encapsulação coloquei MPEG TS. Em opções de transcodificação marquei Codec Video mp4v, Taxa de Bits 256, Redimensionar 1.
Em codec de Audio marquei mpga, Taxa de bits 128, Canais 2 e cliquei em OK.

Na máquina cliente abri o VLC fui em Open Network Stream, na aba Rede marquei Multicast UDP/RTP, endereço 233.1.1.1, Porta 1234 e cliquei em OK. Não obtive sucesso.

Agradeço se tiveres uma dica do que posso ter feito de errado. Derrepente tenha algum erro no endereço 233.1.1.1 que informei, como não sabia direito o que colocar, informei o que o tutorial indicava.
Só complementando, estou tentando enviar imagens capturadas de uma webcam que está conectada a máquina servidora. Acontece que através de conexão HTTP consigo visualizar as imagens na máquina cliente, mas a conexão cai seguidamente e verifiquei através de consultas na internet que a melhor conexão seria via UDP. Na configuração que faço via HTTP utilizo minhaurl.br:8080 e funciona tranquilo. Na máquina cliente basta ir em Arquivo - Open Network Stream e em HTTP digitar a URL minhaurl.br:8080. O único problema como comentei é que a conexão, o envio de imagens, cai seguidamente. Agradeço se alguém puder me ajudar a configurar o envio de imagens via UDP.

[5] Comentário enviado por rbn_jesus em 11/03/2009 - 15:09h

como vc configurou o ip multicast?
ifconfig eth0:1 233.1.1.1, não funciona.

[6] Comentário enviado por vsouza2015 em 11/11/2015 - 20:55h


Marcelo agradeço muito por indicar o VLC, apesar de ter uma rede bastante robusta de topologia anel de 1GB eu não consegui assistir o Video do outro lado, pois a imagem não se formou e o som ficou picotando, basicamente foi um snoofing na rede, porem encontrei uma possibilidade de teste multicast.
Muito Obrigado.


Contribuir com comentário