Teclados USB e Linux

Neste artigo pretendo apresentar uma possível solução para um grande problema que rodeia aqueles que necessitam usar teclado USB no Linux: simplesmente não funcionar ou ficarem lerdos depois de algum tempo de uso. Passei por problemas em casa e isto me inspirou a publicar este artigo.

[ Hits: 59.880 ]

Por: Bryan Garber da Silva em 05/06/2007


O problema cdrom_intr: the drive appears confused



Com estas correções, comecei a ter problemas com isto. Quando eu dou dmesg aparece esta mensagem do título (até o 6.10). Já no 7.04 aparece esta mensagem, juntamente com a mensagem anterior:

[19493.703921] hdc: status error: status=0x58 { DriveReady SeekComplete DataRequest }
[19493.703928] ide: failed opcode was: unknown
[19493.703932] hdc: drive not ready for command

Enquanto estava com o 6.10 isto não me afetava. Conseguia (e consigo) acessar normalmente o drive de CD. O problema é que o Ubuntu 7.04 ficou meio maluco e resolve montar um CD de áudio "fantasma" no drive. E isto deixa o Rhythmbox "maluquinho", além de ficar abrindo o Sound Juicer a quase todo o momento.

Para resolver isto, fui no menu Sistema -> Unidades e Mídias Removíveis. Lá eu desabilitei todos os auto-mount. Sem problemas. O Ubuntu só tenta montar o drive quando eu quiser (quando digitar explicitamente no terminal mount /media/cdrom). Isso é bom para quem gosta de ter controle do que está montado na máquina, mas é uma pena ter que desabilitar uma opção tão legal.

As mensagens continuam a aparecer, mas pelo menos não aparece o Sound Juicer louco, consigo usar o Rhythmbox tranqüilo e não é montado nenhum CD "fantasma".

Tá certo, eu sei que isto é uma baita gambiarra, um bacalhau, um workaround (para os mais refinados)... XD Mas pelo menos não dá mais problemas. Problema é ficar aturando o PC louco... Se alguém tiver alguma sugestão mais "elegante" para corrigir este problema (e que faça desaparecer estas malditas mensagens), é muito bem-vindo!

Espero ter ajudado a todos.

Página anterior    

Páginas do artigo
   1. Motivação
   2. Correção no GRUB
   3. Correção no Linux
   4. O problema cdrom_intr: the drive appears confused
Outros artigos deste autor

As maravilhas do Shell Script

Leitura recomendada

Audacity - Editando áudios sem instalação

Servidor de Mídia com 128 MB de RAM

SSH - Conexão sem senha

Montando o cache de DNS

Atualizando sua versão Slackware - upgrade de pacotes

  
Comentários
[1] Comentário enviado por removido em 05/06/2007 - 20:28h

"Agora, se você não consegue acessar a tela da BIOS pelo teclado USB e não pode usar o PS/2, infelizmente não sei o que pode ser feito. "

R - este "problema" ocorrerá com qualquer pc que tenha o suporte a teclado usb desabilitado na bios.

Se o PS2 está com defeito e precisa entrar na bios, pode-se fazer o seguinte:

a) abre-se o pc e procura-se uma bateria redonda que alimenta a bios independentemente da fonte.

b) ponha uma pequena folha de papel entre o pino e a bateria por uns instantes; isto abre o circuito e a bios volta à sua configuração antiga;

c) feche o pc e entre normalmente na bios com o teclado e REFAÇA agora todas as configurações que vc tinha realizado antes, não esquecendo de manter o usb ativado desta vez...

Boa sorte


[2] Comentário enviado por bryan em 08/06/2007 - 11:41h

Cara, meu PC tinha a opção "USB Keyboard Support" desligada na minha BIOS quando acessei ela. E usei o teclado USB mesmo. A BIOS reconheceu meu teclado, somente o GRUB que não. Quando habilitei a opção "USB Keyboard Support", o GRUB passoua reconhecê-lo.

Quanto à tua dica, se o cara não consegue acessar a BIOS pelo teclado USB, como é que vai conseguir, resetando a BIOS para a configuração antiga (partindo-se da premissa que a porta PS/2 não funciona mais)?

[3] Comentário enviado por bryan em 30/03/2008 - 14:28h

Atualizando o artigo.

Ontem (sábado, 29/03/2008) entrou nos repositórios do Debian Lenny os pacotes para a nova versão do kernel, a 2.6.24. Como deve ser de conhecimento de muita gente, nesta versão os caras jogaram muita coisa fora das versões anteriores e reescreveram quase completamente algumas partes do código. Nesta versão do kernel o teclado USB funciona normalmente, sem precisar de gambiarra nenhuma ou opções novas de boot do kernel. Bom para aqueles que possuem entradas USB 1.1 e precisam de teclados USB. ^^

Então, deixo assim registrado aqui a dica. ;-)

Bryan

[4] Comentário enviado por ThallesLazaro em 11/10/2015 - 04:39h

Alguém sabe como eu poderia trocar as teclas para selecionar o sistema operacional?

No caso eu tenho um tablet acer iconia w700 windows, ele funciona perfeitamente com o teclado no grupo, porem se eu tiver no modo somente tablet, sem teclado conectado eu queria que as teclas de volume(tipo tablet substituísse como cima e baixo)

Se alguém souber me de essa luz rsrs, tem tempos que estou atras disso.

O sistema de inicialização funciona do linux grub.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts