Recursos de placas de vídeo nVidia no X.org

Neste artigo irei mostrar as muitas opções que as placas com chipset nVidia disponibilizam para o usuário. Mostrarei opções comentadas que irão embelezar seu desktop, como colocar sombra no cursor do mouse e outras que aumentarão o desempenho e funcionalidades do X (Twin View).

[ Hits: 59.809 ]

Por: Vitor Ribeiro de Souza em 19/10/2005


Introdução



Depois de algum tempo procurando por artigos que pudessem demonstrar como fazer uso dos recursos das placas de vídeo de chipset nVidia sem sucesso, resolvi botar as mãos na massa e ler o manual da nVidia. Me surpreendi com o conteúdo nele encontrado, muita informação útil e funcionalidade. Depois de ficar impressionado, achei que nada mais justo do que enriquecer a comunidade Linux e o VOL com este artigo, que com certeza será útil e legal para muitas pessoas.

Irei mostrar opções, comentadas, que irão embelezar, como colocar sombra no cursor do mouse, desempenho e funcionalidade (Twin View).

Não optei colocar a opção de utilizar duas screens em monitores distintos, pois o Twin View se mostrou muito mais funcional, estável e útil.

Com o Twin View você irá poder não apenas passar a imagem que está saindo para o monitor para a TV (ou qualquer outro dispositivo conectado), como irá poder dividir a imagem entre os dois dispositivos. Vou dar um exemplo, aquelas lojas que possuem várias televisões uma em cima da outra, dos lados e abaixo, mas com uma imagem apenas, então, será isso que será mostrado como fazer neste artigo.

Sem mais conversas, Mãos a massa! :)

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Opções de otimização e beleza
   3. Twin View - Dois monitores recebendo imagens de formas distintas ou iguais
   4. Acertando seu xorg.conf
   5. Concluindo
Outros artigos deste autor

MP3 Player USB no Slackware

Fluxbox: Unleashead - iDesk + aDesklets + Gkrellm + Eterm

Inprotect + Nessus: Scanner de vulnerabilidades

Webcam Genius no Linux - Slackware

Leitura recomendada

Autenticar estação de trabalho GNU/Linux no Windows Server - Instalação e configuração do Centrify

Servidor Jabber com Openfire + MySQL + Debian Lenny

Openfire + Gateway + MSN

Window Maker 0.95.4 no Debian Testing - Instalação, configuração e dicas

Configurando Nocat + Radius modo passive

  
Comentários
[1] Comentário enviado por irczito em 19/10/2005 - 15:07h

Muito bom cara. Parabêns pelo artigo, vou aproveitar e deixar a dica para kem, kiser configurar as opções da Nvidia no modo gráfico.

http://www.ygriega.de/index.php?id=2&detail=1

[2] Comentário enviado por removido em 19/10/2005 - 15:50h

Sem dúvida alguma a nvidia é a mais interessada por Linux que as concorrentes. Há alguns anos que sempre compro placas com esse chipset e tenho notado a excelente performance recursos, e facilidade de uso.
Já as placas ATI são um parto pra fazer rodar legal. Isso quando se consegue sequer instalar o driver da ATI

[3] Comentário enviado por hdoria em 19/10/2005 - 16:02h

Bem legal o artigo ;)

Usando algumas dessas configs, acabei tendo uma dúvida.

Existe alguma maneira de setar resoluções diferentes para cada tela? Porque no caso eu uso um monitor com a resolução em 1280x1024, porém minha tv apenas suporta 1024x768. Daí toda vez que preciso usar algo que ocupe tanto a tv, quanto o monitor, eu tenho que diminuir a resolução do monitor.

Tentei usar a seguinte configuração no xorg.conf:

Option "TwinViewOrientation" "Clone"
Option "ConnectedMonitor" "CRT, TV"
Option "TVoutputFormat" "SVIDEO"
Option "MetaModes" "1280x1024,1024x768;"

Usando essa configuração a tela aparece cortada na TV. Existe alguma maneira de fazer com que a tela seja redimensionada automaticamente para a resolução suportada na tv?


[4] Comentário enviado por vitor.jjb em 19/10/2005 - 16:10h

Olha amigo, a Televisão apenas suporta 1024x768... o que vc pode fazer é tentar redimensionar o tamanho da imagem NA TELEVISÃO...

Por exemplo: vc seta por 1280x1024 em ambos monitores(tv), ae a imagem do monitor vai ficar manera, mas a da televisão vai ficar cortada... entao vc pega o controle remoto da tv e futuca... não sei se existe televisao que faça isso, redimensionar... mas.. em todo caso... Eu aqui em casa usei um monitorde 17 polegadas e uma tv de 15... usei 1024x768 em ambas.. pois a tv so suporta isso...


GALERA... Sinceramente, essa opção do Twin-View é boa para ver filmes... Pois aimagem que as televisoes comuns exibem não é nitida, fica ruim de ler... A não ser que vc tenha uma televisão com entrada Svideo. :) aquelas de Plasmas Novas tem!! rs rs mas é bem cara

Estarei daqui auns dias mandando pro site um artigo sobre como fazer esse esquema com duas placas de video... Ae poderá colocar dois monitores comuns, e setar a resolução que vc quiser... e a imagem será nitida... AO que eu recomendo mais para usar o esquema de imagem dividida... agora para imagens CLONADAS para ver filmes.. a TV faz o esquema blz!!

É isso galera. resumindo.. daqui a alguns dias... um artigo sobre: Como usar duas placas de videos e dois monitores com imagens distintas ou iguais


Abraçcos galera, obrigado !

[5] Comentário enviado por icos em 19/10/2005 - 18:00h

Ola amigos,

Teço aqui algumas considerações.

Primeiramente, belo artigo, e apesar de vc dizer que nao havia material na rede sobre isso (é bem verdade que para todas as opções creio que nao existam), fiz um muito tempo atras relatando o uso do TwinView, para os interessados, pode ser acessado em http://www.linuxclube.com/artigos/index.php?art_id=756&op=ler
mas que como disse, nao explana todas as opções gentilmente cedidas pelo amigo vrsinfo.

Quanto a questão das resoluções cabe uma contribuição.

Quando se atribui, no modo clone pelo menos, a opção meta modes, assim definida,

Option "MetaModes" "1280x1024,1024x768;"

a mesma pode ser lida da seguinte maneira

Option "MetaModes" "Resolução_MONITOR,Resolução_TV;".

Isto significa que, a primeira resolução é usada no 1° dispositivo de video, e a segunda resolução, usada no 2° dispositivo.
Assim, caso vc queira usar 1280 no monitor e 640 na tv, poderia atrela-los assim: Option "MetaModes" "1280x1024,640x480;", lido humanamente como: use o meta mode e caso a resolução do 1° dispositivo seja 1280x1024, no segundo use 640x480.

Assim vc pode definir inumeras combinações, respeitando o ponto e virgula que delimita um grupo de resoluções, e a virgula que separa a resolução do 1° disp. do 2° dentro de cada ";", assim por exemplo:

Option "MetaModes" "1280x1024,640x480;1024x768,640x480;800x600,800x600;"

Quanto a questão da imagem estar cortada, creio que isso se deva por causa de uma formula (não lembro qual) que gera a imagem em diferentes resoluções.
Tive o mesmo problema com a tv em 1024x768 e monitor em 1280x1024, mas com a tv em 640x480 tudo voltou ao normal.

Faço outra contribuição, que na verdade, tvs costumam não gostar de resoluções altas, sendo que a longo prazo podem até vir a danificar ou diminuir a vida util do equipamento.

Em casa, utilizo resoluções altas no monitor, visto que ele foi progetado para tal, e na tv, baixas, o que gera uma melhor imagem quando vejo dvds vindo do cpu para a tv. Fica a dica também, que resoluções muito baixas tambem nao são recomendadas para tvs, mas em 640x480, obtive otimos resultados.

Mais uma vez parabens pelo artigo vrsinfo, muito bem explicado e com uma gama fenomenal de conhecimento.

Abs

[6] Comentário enviado por vitor.jjb em 19/10/2005 - 18:07h

Amigo icos, obrigado pela presença no artigo.. mas eu expliquei claramente que pode ser feita a forma distinta de resolucao...

Option "MetaModes" "dispositivo: resolução, dispositivo2: resolução"


e ainda dei exemplo no artigo de como fzer :)!!
Mas muitas vezes tem que haver compatibilidade... dependendo da forma como vc vai usar a forma de orientaçao...
Entao.. as vezes vc terá que usar a msm resolução em ambos osdispositivos.. :)

Eu, particulamente, nao consegui fazer a forma distinta de resolução..
A nao ser com duas placas de video :)!!!!
Mas msm assim as placas tem que haver compatibilidade de capacidade :)

Mas icos.... Obrigado pela visita!! fico lisonjeado! :)!

[7] Comentário enviado por icos em 19/10/2005 - 18:19h

Bem notado vrsinfo,

mas como citei, pelo menos nos meus testes, em uma tv 21", podemos trabalhar amplamente com diferentes resoluções, no modo clone.

Em tese, creio eu que deva funcionar tbem em outros, pelo menos os laterais.

Discordo, nao pelo fato de sua pessoa, mas na epoca que escrevi meu artigo, havia mandado e-mail para a philips e eles me responderam sobre o uso em altas resoluções em uma televisão, desconstituindo até a garantia do produto. Por isso bato na tecla de se trabalhar com resoluções inferiores nas tvs. Vou tentar localizar o mail.

Mas fique susse que so quero contribuir, e espero em breve ler seu artigo com duas placas de video, e caso vc mesmo nao faça um terceiro, tentarei, caso fuja do escopo de seu 2° artigo, usa-lo com não duas placas de video, mas uma de video e outra de captura, visto que temos uma entrada svideo na captura, talvez se possa trabalhar em algo pegando a saida nvidia e passando para a de captura com modificação da resolução, com algum fim que ainda nao sei qual.

Parabens novamente,

Abs

[8] Comentário enviado por hdoria em 19/10/2005 - 18:38h

Caro icos, mesmo setando a resolução da tv para 640x480 a imagem continuou cortada. Na verdade quanto menor a resolução que uso na tv, maior a perda que eu tenho no tamanho da imagem que aparece nela.

[9] Comentário enviado por icos em 19/10/2005 - 21:14h

Caro n0z3y,

Muito estranho seu problema. Posso chutar que é problema com alguma tipo de parametro, tipo verticalrefresh, horizontalrefresh (se bem que isso é relacionado a taxa de atualização), ou ainda até mesmo um problema no cabo.

Em tese, a imagem deve ser exibida normalmente, tanto em resoluções altas como em baixas, pelo menos, não haveria cortes em nenhuma das resoluções possiveis, visto que resolução não tem a ver com posicionamento da janela (e quando vc se refere a corte entendo que seja como se houvesse um deslocamento da tela fora de seu centro).

Vou dar uma pesquisada, mas não prometo solução.

Abs

[10] Comentário enviado por fernoliv em 20/10/2005 - 00:46h

Caro Vitor, parabéns pelo artigo e pela frase do primeiro parágrafo:

"Depois de ficar impressionado, achei que nada mais justo do que enriquecer a comunidade Linux e o VOL com este artigo, que com certeza será útil e legal para muitas pessoas".

Este tipo de atitude é o que enriquece a cada dia mais a comunidade e difunde de forma homogênea o conhecimento entre as pessoas interessadas em obtê-lo. Agradeço por sua boa vontade! Viva o Linux!!!

Abraço, Fernando.

[11] Comentário enviado por lordello em 20/10/2005 - 18:32h

Pelo que entendi, o nosso amigo n0z3y está querendo usar o televisor de casa como segundo monitor.
Os televisores possuem uma perda de 5% em todas as laterais da imagem, mas isso não é fixo, pois alguns monitores de 14 polegadas podem perder até 10% de imagem. Porque exatamente isso acontece eu não sei, mas sei que o tubo de raios catódicos usados nos televisores comuns possuem uma deformação em suas bordas, deixando a imagem distorcida (alguém já viu um televisor desmontado?). Isso acontece com os monitores de computador também, porém eles possuem regulagem para centralizar a imagem. Vocês sabiam que os monitores tem sempre uma polega a menos do que eles nos vendem? monitores de 14 polegadas possuem somente 13 poleagadas de área visível? Ou seja, acontece a mesma coisa dos televisores.
Resumindo, não é possível usar um televisor como segundo monitor sem ter a perda de 5 a 10% de imagem, a menos que você compre um televisor de lcd/plasma, que não tenha perda de imagem. A melhor coisa é usá-lo com a configuração clone, apenas para assistir vídeos, assim, caso você realmente queira ver toda a imagem, você pode usar o mplayer/xine com a opção escala de imagem.
O X permite redimencionar a imagem da tela via software ou hardware, mas eu nunca usei isso, já que minha placa de vídeo e monitor já fazem isso perfeitamente.

Amigo n0z3y, caso queira apenas assistir vídeos/dvd no televisor, ignore essa perda, pois quando nós assistimos televisão, dvd ou vhs, sempre perdemos os tais 5% de imagem, não tem como fugir disso, a menos que use o mplarer/xine com opção de escala.

[12] Comentário enviado por agk em 20/10/2005 - 20:14h

Muito bom o artigo, parabéns.
As placas da Nvidia realmente estão ficando boas para funcionar com o Linux e também são fáceis de se configurar.
Já as placas da ATI são um pouco mais complicadas pelo formato como distribuem o driver, mas também não é impossível de se configurar.
Já tive sucesso com a instalação de diversas placas de video, ATI Radeon 9200 SE, Gforce MX4000, GFORCE FX5200, Riva TNT2 M64, dentre outras, todas funcionaram muito bem no Linux, mas a ATI foi a que mais demorei pra configurar.
Tem um detalhe quanto as placas de video que talvez o pessoal não saiba, mas eu tive problemas. Quando se atualiza o kernel, por ex. do 2.6.8 para 2.6.14 é necessário também recompilar o driver de vídeo, fica aí a dica.

[13] Comentário enviado por icos em 20/10/2005 - 23:26h

Amigo lordello,

Muito boas as suas considerações em relação aos televisores, ajudou em muito para esclarecer alguns pontos, até mesmo na utilização de mplayer/xine com a opção de escala de imagem, pode ser por isso que nao notei significativa perda na imagem. A proposito, esses tais 5% a 10%, vc cita que perdem em todas as laterais, seria correto afirmar no caso de 5%, perda de +ou- 1,3% a direita, 1,3% a esquerda e assim por diante?

AGK, contribuindo com sua dica de recompilação, ao menos no Suse, caso haja instalação do driver via update (que na verdade é um script para baixar o driver e atrela-lo ao kernel toscamente) não há a necessidade de recompilação após um update de kernel. No caso de instalação manal, e ai dispondo a nós toda a gama de opções do driver, faz-se necessário o procedimento citado.

Abs

[14] Comentário enviado por vitor.jjb em 20/10/2005 - 23:32h

Interessante o coment do lordello! e o do Suse tb.... :)!
Eu usei para o Artigo um monitor de 17 polegadas e uma TV de 15'' ... Sinceramente, usei 1024x768 em ambos e FUNCIONOU PERFEITAMENTE!!! eu queria ter postado video da troca de desktop. mas nao tenho cam! Pode ser q outras tvs sejam difernete, a minha so tem perda se eu usar o botao que aumenta a imagem um pouco... sençao fica perfeito... o unico ruim é a nitidez! Mas com disse... esse esquema só é bom para TV se for para ver filmes... Pois para realizar operações no pc. so se a tv for MT BOA, plasma, ou outro Monitor!! Mas Obrigado pela força no Artigo galera!

[15] Comentário enviado por mslackv em 21/10/2005 - 02:10h

Só uma dica, não é necessário ir ao site da nvidia para atualisar o driver, basta ir no diretório onde foi salvo o driver de vídeo e passar como parametro a opção --update que ele automaticamente baixa e instala (não é preciso desintalar pois o driver automaticamente faz isso). Por exemplo, se vc tem a versão NVIDIA-Linux-x86-1.0-XXXX-pkg1.run do drive e que atualisar para versão NVIDIA-Linux-x86-1.0-YYYY-pkg1.run basta digitar na console:

#sh NVIDIA-Linux-x86-1.0-XXX-pkg1.run --update, que ele vai conectar ao ftp da nvidia, baixa o mais recente driver e instala ele. A opção --latest, verifica a ultima versão e a url para o ultimo arquivo. Para saber dessa e outras funções vá em: ftp://download.nvidia.com/XFree86/Linux-x86/1.0-7676/README.txt

[16] Comentário enviado por hdoria em 21/10/2005 - 17:05h

lordello,
Esse não é meu caso. A perda que está acontecendo é muito grande. É realmente problema de resolução. Para você ter uma idéia, setando da maneira abaixo, a tv apenas mostra certa de 1/4 do total da tela.

Option "MetaModes" "1280x1024,640x480"

Icos,

tem como você me mandar a parte referente à configuração da nvidia do seu xorg.conf?

Aqui vai a minha caso alguem queira comparar:

Section "Device"
Identifier "Geforce fx5200"
Driver "nvidia"
Option "RenderAccel" "On"
Option "NvAGP" "1"
Option "NoLogo" "True"
Option "TwinView" "TRUE"
Option "TwinViewOrientation" "Clone"
Option "HorizSync" "CRT-0: 30-71; TV-0: 50-60"
Option "VertRefresh" "CRT-0: 50-90; TV-0: 60"
Option "TVStandard" "PAL-M"
Option "ConnectedMonitor" "CRT-0, TV-0"
Option "TVoutputFormat" "SVIDEO"
Option "MetaModes" "1280x1024,640x480; 1024x768,1024x768;"
EndSection

EDIT: vrsinfo ... minha situação é exatamente igual a sua. Se eu setar resoluções iguais no monitor e na tv tudo funciona ok, desde que seja uma resolução menor ou igual que 1024x768. O problema é que uso 1280x1024 no monitor e não estou conseguindo fazer com que a tela seja redimensionada para 1024x768 na tv. Mas depois dou um jeito nisso. O artigo já me ajudou em alguns configurações adicionais. Valeu ;)


[17] Comentário enviado por andersonmo7 em 05/11/2005 - 15:57h

Parabens pelo artigo. Relamente é muito bom e funciona !

[18] Comentário enviado por john.fernando em 01/01/2006 - 16:54h

n0z3y,

Comigo acontece o mesmo, minha TV suporta até 1024x768, porém no monitor uso 1280x1024.
Se deixo:

Option "MetaModes" "1280x1024,640x480" # ou qualquer resolução abaixo de 1024x768 no lugar de 640x480

na TV só aparece um corte equivalente a resolução atribuída a ela em relação a resolução atribuída ao monitor, ou seja, vejo metade da tela do monitor (1280 / 2 = 640), se ao invés de 640 seto uma resolução de 1024, eu aproveito 1024 e perco os 256px restantes para completar 1280 (256 equivalentes ao canto inferior direito). Como só utilizo a TV conectada ao micro para assistir vídeos, e sempre uso o mplayer para tal, e as vezes também preciso passar um vídeo na TV em fullscreen para outra pessoa assistir mas preciso continuar com a tela do computador disponível para min, resolvi setar RightOf ao invés de Clone:

Option "TwinViewOrientation" "RightOf"

Quando quero transmitir vídeo, uso:

mplayer arquivoDeVideo.ext -screenw 640 -screenh 480

Como sempre uso essas opções, já deixei no meu ~/.mplayer/config assim:

screenw=640
screenh=480

Onde screenw representa a largura (w de width) e screenh a altura (h de height)
Quando dou um mplayer opções... o vídeo abre normal, no monitor, se quero transmití-lo para a TV teclo um f (meu atalho para fullscreen), o vídeo vai ocupar a tela inteira, porém somente 640x480 será utilizado para a reprodução do vídeo, o restante fica preto, então movo-o para a direita (RightOf) e pronto, os 640x480 ocupados pelo vídeo preenchem a TV direitinho (a parte que será descartada é exatamente a que o mplayer deixou preta) e continuo com a tela do monitor disponível.

espero que possa ser útil a alguém, até mais...

[19] Comentário enviado por john.fernando em 01/01/2006 - 16:58h

Ops, quase que me esqueço, parabéns pelo artigo vrsinfo, e parabéns também a todos que contribuem com comentários enriquecendo ainda mais os artigos, dicas, etc. E muito obrigado ao VOL pelo espaço.

[20] Comentário enviado por john.fernando em 01/01/2006 - 17:34h

.

[21] Comentário enviado por nayamonia em 11/05/2006 - 20:00h

Cara muito bom ...
Consegui me livrar do Ruindows para assistir videos na TV ...

tu fostes o cara ... parabens ...

Gabriel Fernandes

[22] Comentário enviado por Jhonny Roger em 03/04/2009 - 23:02h

Muito bom mesmo apesar de iniciante tenho que parabenizar a vc por sua atenção e dedicação.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts