Software livre na educação de crianças

Hoje em dia o Software Livre não avança apenas no sentido de inovações tecnológicas nas áreas de indústria e comércio, mas também na produção de softwares educacionais e nos meios acadêmicos.

[ Hits: 43.165 ]

Por: Antonio Junior em 23/10/2006


Informática Educativa



Em linhas gerais, a informática na Educação significa a inserção do computador no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos curriculares de todos os níveis e modalidades de educação. Os assuntos de uma determinada disciplina da grade curricular são desenvolvidas por intermédio do computador. Uma vez isso posto, a primeira distinção que é necessário explicitar é que essa visão elimina o uso do computador para ensinar conteúdos de ciência da computação ou "alfabetização em informática".

Nesse caso o aluno usa o computador para adquirir conceitos computacionais como princípios de programação e implicações sociais do computador na sociedade. Essa abordagem tem sido bastante divulgada e é a solução que muitas escolas encontram para o uso do computador na educação. Para tanto, o atual currículo é incrementado com uma disciplina de "Introdução à Informática", cujo objetivo é ensinar sobre computação. Certamente isso permitirá ao aluno conhecer o computador. Porém, do ponto de vista educacional, isso não altera o modo como os conteúdos das outras disciplinas são ministrados.

Portanto a Informática na Educação significa o desenvolvimento do conteúdo de disciplinas curriculares por intermédio do computados. Por exemplo, o conteúdo de uma determinada série pode ser desenvolvido integrando o computador aos métodos tradicionais que o professor usa. No entanto isso pode ser feito tanto pelo próprio professor da disciplina como por um especialista em informática, cuja missão é desenvolver as atividades de uso de computador na escola.

Em geral, a presença do especialista em informática tem sido adotada por escolas que desejam ter o computador implantado nas atividades educacionais, mas não estão interessadas em resolver as dificuldades que a inserção do computador na disciplina normalmente acarreta, como a alteração do esquema de aulas ou investir na formação dos professores das disciplinas.

A Informática na Educação que o MEC-PROINFO tem adotado enfatiza o fato de o professor da disciplina curricular ter conhecimento sobre os potenciais educacionais do computador e ser capaz de alterar adequadamente atividades tradicionais de ensino-aprendizagem e atividades que usam o computador. No entanto a atividade de uso do computador pode ser feita tanto para continuar transmitindo a informação para o aluno e, portanto, para reforçar o processo instrucionista, quanto para criar condições do aluno construir seu conhecimento.

Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. O que é Software Livre?
   2. Paulo Freire - Liberdade!
   3. Informática Educativa
   4. Software Livre na Educação
   5. Psicomotricidade
   6. Programas educacionais
Outros artigos deste autor

Servidor Jabber com LDAP

Leitura recomendada

Introdução as Gambas (parte 1)

Criando pacotes no Slackware

Reconstruindo um pacote RPM

NXServer - Uma solução em remote desktop

CUPS + Jasmine Ubuntu Server 10.04 LTS (gerenciador de impressões e relatórios de impressão)

  
Comentários
[1] Comentário enviado por henriquefm em 23/10/2006 - 12:29h

Antonio,

você está envolvido com esse projeto, o Edubuntu-BR? Estou querendo participar.

Um abraço.

[2] Comentário enviado por removido em 23/10/2006 - 12:37h

Opa, eu tbm estou iniciando um projeto para a área educacional, seria interessante todos trocarmos ideias.

[3] Comentário enviado por buscator em 24/10/2006 - 08:58h

Bom artigo...o futuro e o amadurecimento do GNU/Linux depende de educar nossas crianças. Só uma correção: GNU é um PROJETO de aplicativos em código livre, eles visam um sistema operacional baseado em UNIX, mas nunca conseguiram isso. Depois do Kernel do Linux esse objetivo perdeu fôlego. Por isso que o correto é dizer GNU/Linux.

Abçs
Buscator

[4] Comentário enviado por alanreboucas em 25/10/2006 - 09:37h

Também estou trabalhando com isso! Excelente iniciativa! Parabéns!

[5] Comentário enviado por angeloshimabuko em 25/10/2006 - 10:32h

buscator, a definição do GNU apresentada pelo autor está CORRETA, e consta do próprio site: www.gnu.org. Aliás, a definição está no primeiro parágrafo da página. O uso da expressão GNU/Linux foge ao escopo desse tópico.

[6] Comentário enviado por Tux_V8 em 25/10/2006 - 15:28h

Toda literatura relativa ao Paulo Freire é muito boa... seria legal dar uma aprofundada nesse artigo... ficaria interessante, se fizesse um paralelo ao universo Linux...


[7] Comentário enviado por mtutucv em 25/10/2006 - 19:12h

muito bom vou aprovitar para ler e tirar ideis para a minha proxima monogafia

[8] Comentário enviado por antoniorcjr em 03/11/2006 - 08:51h

Bom galera...
quem quiser trocar ideias sobre Software Livre na Educação...
cadastre-se na lista de discusssao do projeto:
www.edubuntu-br.org

obrigado...
e em breve irei escrever um artigo sobre a Filosofia de Paulo Freire fazendo um paralelo com o Software Livre como foi solicitado!

[]'s


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts