Sincronizando o Nokia 2630 com o Evolution no Linux

Sincronize o seu celular Nokia 2630 com o Evolution, via bluetooth, e tenha todos seus compromissos e contatos salvos no seu Linux.

[ Hits: 12.787 ]

Por: Henrique Gogó em 21/11/2008 | Blog: http://henriquegogo.wordpress.com/


Procedimentos



Primeiramente é preciso deixar claro: não se tratará bem de uma sincronização, já que, pelo visto, o Nokia 2630 não permitiu que eu "escrevesse" dados nele a partir do computador. Ele retorna uma mensagem de erro. O que consegui na verdade foi passar os dados do calendário do celular para o Evolution. Isso, para mim, supriu as necessidades, já que, com certeza, a maioria (e agora a totalidade) dos meus compromissos realmente são adicionadas na rua.

Vamos então aos passos.
  • Comprei primeiramente um Bluetooth USB Dongle para tornar meu PC comunicável com meu celular. Chegou em uma semana;
  • Instalei os pacotes que dão acesso ao Bluetooth no meu Ubuntu Linux:

    sudo apt-get install bluez-gnome

    A partir daqui eu já conseguia transferir arquivos do computador para o celular e vice-e-versa. Já fiquei feliz.

  • Os programas que farão a sincronização entre o celular e o Evolution serão o Multisync e o Opensync. Instalemo-nos então:

    sudo apt-get install libopensync0 opensyncutils msynctool mulstisync-qad

  • Instale agora os dois plugins que farão a comunicação entre o celular e o Evolution (gnokii-plugin e o evo2sync, respectivamente). Pode ser que o gnokii-plugin não esteja no seu repositório oficial (como aqui em casa), então procure na internet, baixe e instale manualmente (vamos, é só clicar duas vezes e pedir para instalar).

    sudo apt-get install opensync-plugin-gnokii opensync-plugin-evolution

  • Agora você já está quase lá, vamos abrir o programa para configurá-lo:

    Aplicações > Acessórios > Multisync-quad

  • Clique em "adicionar" e insira um nome para a conexão (use a criatividade). Clique então em "editar";
  • Adicione um "membro" (Add member) e escolha "Evolution 2.x". Aplique e adicione outro membro, agora o "Nokia (gnokii) Mobile device";
  • Antes de configurá-lo corretamente teremos que descobrir qual é o endereço do seu dispositivo. É um número que o computador irá reconhecer o celular. Para isso coloque o Bluetooth Dongle numa entrada USB, veja o GNOME reconhecê-lo automaticamente. Ligue o Bluetooth do seu celular e, no terminal, digite o seguinte comando:

    hcitool scan

    Aparecerão uns números e letras em pares, seguidos de dois pontos. Ao lado, o nome que você setou em seu celular. Copie esse código (sem o nome). O meu celular, por exemplo, foi o seguinte:

    00:21:FC:B0:5D:C5

  • Vamos agora configurar. Volte para a janela do Multisync-qad. Clique em "gnokii-sync". Aparecerá um conteúdo com a configuração. Antes de tudo, saiba de uma coisa (que nem eu sei o porquê): o Nokia 2630 na verdade não é reconhecido como esse modelo, mas como o 6510 (eu suponho que seja porque o fabricante utiliza a mesma "máquina" interna, mudando só a carcaça, sei lá - não fui atrás de motivos). Deixe a configuração então como abaixo:

    <config>
    <connection>bluetooth</connection>
    <port>ENDEREÇO DO SEU CELULAR</port>
    <model>6510</model>
    </config>

    Alterando a frase "ENDEREÇO DO SEU CELULAR" por aquele número encontrado com o procedimento que acabei de citar anteriormente.

  • Feche essa janela de configuração e clique em "atualizar". Pronto! Aparecerá uma mensagem em seu celular e você verá os dados sendo sincronizados. Quando aparecer uma janela dizendo que há conflitos de dados (se aparecer), marque sempre o "gnokii-sync" e dê OK. Significa que os dados do celular sempre prevalecerão ao do PC;
  • Por causa do fato que eu havia dito de que o celular não permite que o computador envie dados a ele (não sei porque), sempre ocorrerá uma mensagem de erro dizendo que um dos membros não permitiu escrita. Ignore. Saiba que o mais importante aconteceu: os dados do calendário do seu celular e a sua lista telefônica já estão sincronizados com o Evolution. Contudo, esse sincronismo não abrange as "notas" e a "lista de atividades".

Espero que essas informações tenham valido a pena para você. Para mim foi o suficiente para aposentar meu Palm Zire. Anoto tudo no bom calendário de meu Nokia 2630 e todos os dias em casa, sincronizo com o computador.

Posso até ser assaltado e não corro o risco de perder meus contatos ou compromissos! hehe

Página anterior    

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Procedimentos
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Analogia: X-Window como um sistema operacional

LPIC-1 - Guia de Estudos

Ruby + Rails + Gem + Mongrel Cluster + Apache + MySQL n0 Red Hat EL

UNIX - Definição e História

Scribus 1.1.6: A opção Linux para Adobe PageMaker, QuarkXPress e InDesing

  
Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts