Sincronizando o Nokia 2630 com o Evolution no Linux

Sincronize o seu celular Nokia 2630 com o Evolution, via bluetooth, e tenha todos seus compromissos e contatos salvos no seu Linux.

[ Hits: 12.945 ]

Por: Henrique Gogó em 21/11/2008 | Blog: http://henriquegogo.wordpress.com/


Procedimentos



Primeiramente é preciso deixar claro: não se tratará bem de uma sincronização, já que, pelo visto, o Nokia 2630 não permitiu que eu "escrevesse" dados nele a partir do computador. Ele retorna uma mensagem de erro. O que consegui na verdade foi passar os dados do calendário do celular para o Evolution. Isso, para mim, supriu as necessidades, já que, com certeza, a maioria (e agora a totalidade) dos meus compromissos realmente são adicionadas na rua.

Vamos então aos passos.
  • Comprei primeiramente um Bluetooth USB Dongle para tornar meu PC comunicável com meu celular. Chegou em uma semana;
  • Instalei os pacotes que dão acesso ao Bluetooth no meu Ubuntu Linux:

    sudo apt-get install bluez-gnome

    A partir daqui eu já conseguia transferir arquivos do computador para o celular e vice-e-versa. Já fiquei feliz.

  • Os programas que farão a sincronização entre o celular e o Evolution serão o Multisync e o Opensync. Instalemo-nos então:

    sudo apt-get install libopensync0 opensyncutils msynctool mulstisync-qad

  • Instale agora os dois plugins que farão a comunicação entre o celular e o Evolution (gnokii-plugin e o evo2sync, respectivamente). Pode ser que o gnokii-plugin não esteja no seu repositório oficial (como aqui em casa), então procure na internet, baixe e instale manualmente (vamos, é só clicar duas vezes e pedir para instalar).

    sudo apt-get install opensync-plugin-gnokii opensync-plugin-evolution

  • Agora você já está quase lá, vamos abrir o programa para configurá-lo:

    Aplicações > Acessórios > Multisync-quad

  • Clique em "adicionar" e insira um nome para a conexão (use a criatividade). Clique então em "editar";
  • Adicione um "membro" (Add member) e escolha "Evolution 2.x". Aplique e adicione outro membro, agora o "Nokia (gnokii) Mobile device";
  • Antes de configurá-lo corretamente teremos que descobrir qual é o endereço do seu dispositivo. É um número que o computador irá reconhecer o celular. Para isso coloque o Bluetooth Dongle numa entrada USB, veja o GNOME reconhecê-lo automaticamente. Ligue o Bluetooth do seu celular e, no terminal, digite o seguinte comando:

    hcitool scan

    Aparecerão uns números e letras em pares, seguidos de dois pontos. Ao lado, o nome que você setou em seu celular. Copie esse código (sem o nome). O meu celular, por exemplo, foi o seguinte:

    00:21:FC:B0:5D:C5

  • Vamos agora configurar. Volte para a janela do Multisync-qad. Clique em "gnokii-sync". Aparecerá um conteúdo com a configuração. Antes de tudo, saiba de uma coisa (que nem eu sei o porquê): o Nokia 2630 na verdade não é reconhecido como esse modelo, mas como o 6510 (eu suponho que seja porque o fabricante utiliza a mesma "máquina" interna, mudando só a carcaça, sei lá - não fui atrás de motivos). Deixe a configuração então como abaixo:

    <config>
    <connection>bluetooth</connection>
    <port>ENDEREÇO DO SEU CELULAR</port>
    <model>6510</model>
    </config>

    Alterando a frase "ENDEREÇO DO SEU CELULAR" por aquele número encontrado com o procedimento que acabei de citar anteriormente.

  • Feche essa janela de configuração e clique em "atualizar". Pronto! Aparecerá uma mensagem em seu celular e você verá os dados sendo sincronizados. Quando aparecer uma janela dizendo que há conflitos de dados (se aparecer), marque sempre o "gnokii-sync" e dê OK. Significa que os dados do celular sempre prevalecerão ao do PC;
  • Por causa do fato que eu havia dito de que o celular não permite que o computador envie dados a ele (não sei porque), sempre ocorrerá uma mensagem de erro dizendo que um dos membros não permitiu escrita. Ignore. Saiba que o mais importante aconteceu: os dados do calendário do seu celular e a sua lista telefônica já estão sincronizados com o Evolution. Contudo, esse sincronismo não abrange as "notas" e a "lista de atividades".

Espero que essas informações tenham valido a pena para você. Para mim foi o suficiente para aposentar meu Palm Zire. Anoto tudo no bom calendário de meu Nokia 2630 e todos os dias em casa, sincronizo com o computador.

Posso até ser assaltado e não corro o risco de perder meus contatos ou compromissos! hehe

Página anterior    

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Procedimentos
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Easter Eggs em Linux

Multiboot pelo pendrive usando grub2: instalando várias distros a partir de uma unidade de armazenamento móvel

C# no Slackware

Instalação do Xen no Debian Squeeze

MPlayer - The Movie Player

  
Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts