Semantic Forms no MediaWiki

Muitas vezes nos deparamos com situações que poderiam ser resolvidas com um sistema wiki, mas infelizmente nos esbarramos de frente com a experiência do usuário, que encontra dificuldades imensas em formatar e manter organizado as páginas dentro de um sistema de edição colaborativa, e eis que me apareceu o Semantic Forms.

[ Hits: 11.683 ]

Por: Luiz Augusto Machado em 03/02/2011


Formulários



Planejando o formulário

Antes de iniciar o nosso trabalho com os formulários, devemos pensar nos campos que queremos que o formulário tenha, aqui nós faremos um formulário para fazer o cadastro de máquinas com o objetivo de manter um histórico de manutenção, sendo assim utilizaremos os seguintes campos:
  • Número de patrimônio
  • Marca
  • Departamento
  • Histórico
  • Criando as propriedades

Vá até as Páginas especiais através do link no menu de ferramentas na parte esquerda (http://seu_servidor/wiki/Especial:Páginas_especiais), na seção "Formulários Semânticos" e clique em "Criar uma propriedade".

As propriedades serão os campos do nosso formulário, é uma boa ideia evitar acentuação nas propriedades, você poderá colocar um nome amigável quando estivermos criando o formulário.

Máquinas

A nossa primeira propriedade será a que dará o nome às páginas que serão geradas pelo formulário, coloque no campo "Nome da propriedade" o valor "maquinas" e tipo será "Page". Aperte no botão "Salvar página".

Número de patrimônio

A próxima propriedade será o número de patrimônio, no campo "Nome da propriedade" coloque o valor "patrimonio" e o tipo deste campo será "number".

Marca

Na próxima propriedade coloque o nome de "marca" e o tipo como "string", para limitar as opções de marca, e de certa forma mantermos uma padronização, coloque no campo que está logo acima do botão salvar, os seguintes valores separados por vírgula:

Marca1, Marca2, Marca3

Departamento

Nesta propriedade poderemos fazer o mesmo que foi feito com o campo "marca" coloque o nome da propriedade como sendo "departamento", tipo "string" e limite os valores a: Departamento pessoal, Recursos Humanos, Contabilidade, Informática, Gerência Histórico.

Na propriedade histórico colocaremos o nome "historico" e o tipo será "Text", aperte em "Salvar e terminamos por aqui a criação das propriedades.

Criando uma predefinição

Após criar as propriedades será necessário criar uma predefinição, as predefinições funcionarão como uma forma de agrupar as propriedades criadas.

Você poderá acessar a função de criar predefinições nas páginas especiais, o nome da nossa predefinição será "predfMaquinas" e no campo "Categoria definida por predefinição" colocaremos o valor "Inventário" para facilitar a pesquisa futuramente.

Na seção "Campos da predefinição" inclua os seguintes valores:

Número de patrimônio:
  • Nome do campo: patrimonio
  • Exibir rótulo: Número de patrimônio
  • Propriedade semântica: Patrimonio
  • Aperte em adicionar campo

Marca:
  • Nome do campo: marca
  • Exibir rótulo: Marca
  • Propriedade semântica: Marca
  • Aperte em adicionar campo

Departamento:
  • Nome do campo: departamentos
  • Exibir rótulo: Departamento
  • Propriedade semântica: Departamentos
  • Aperte em adicionar campo

Histórico:
  • Nome do campo: historico
  • Exibir rótulo: Histórico
  • Propriedade semântica: Historico
  • Aperte em Salvar página

Criando o formulário

Acesse nas páginas especiais a função "Criar um formulário", no campo "Nome do formulário" insira o seguinte valor: "cadEquipamento" e adicione a predefinição "predfMaquinas".

Automaticamente será definido um tipo de entrada correspondente ao tipo de dados que escolhemos durante a criação das propriedades, fique a vontade para alterar o tipo do campo, mas no nosso exemplo, será necessário apenas indicar quais serão os campos obrigatórios e para isso basta marcar a opção "Obrigatório" nos itens que achar necessário, marquemos então os campos "patrimonio" e "marca" como sendo obrigatórios e após isso clique em "Salvar página".

Pronto! O nosso formulário está pronto para ser utilizado, automaticamente você foi redirecionado à página de nosso formulário e o endereço é semelhante a este:

http://seu_servidor/wiki/Form:CadEquipamento

Utilizando o formulário

Para utilizar o formulário é simples, basta inserir o nome do equipamento e o formulário auxiliará a criar uma página com o nome escolhido, faça um teste.

Na página do formulário coloque o nome "Máquina01" no campo em branco e clique em "Criar ou editar", você será direcionado ao formulário que além das propriedades escolhidas, ainda apresenta uma caixa para a inserção de texto livre, insira alguns valores para teste e clique em "Salvar página".

Você poderá incluir formulário em qualquer página, basta copiar o código da página do formulário e colar em outra página, ou simplesmente mover a página do formulário para outra página a fim de ter um nome mais amigável.

Conclusão

Neste artigo eu descrevi a maneira mais simples de criar um formulário usando o MediaWiki, com um pouco mais de pesquisa e estudo você conseguirá criar formulários melhor elaborado e com mais recursos, é possível desenvolver pequenos sistemas utilizando a wiki, seja criativo e siga em frente, a página do Semantic Forms é um excelente lugar para começar.

Página anterior    

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Formulários
Outros artigos deste autor

PersonalBackup - Ferramenta de backup via web

Leitura recomendada

Eu aprendi!

Executando máquinas virtuais diretamente no GDM

Trinity Rescue Kit - Poderosa distribuição Linux para recuperação de disco entre outras funções fantásticas!

Utilização e instalação do Litrix Live CD

Falta de padronização no Linux

  
Comentários
[1] Comentário enviado por luizmachado em 03/02/2011 - 13:03h

Esqueci de deixar o link sobre a instalação do MediaWiki:
http://rauhmaru.blogspot.com/2010/10/instalacao-do-mediawiki-no-opensuse.html


Contribuir com comentário