Referência de aplicativos para quem está começando no mundo GNU/Linux

Existem para GNU/Linux aplicativos para qualquer função que desejar. Este artigo tem como objetivo, servir de referência para quem está começando agora no GNU/Linux e está procurando por aplicativos, ou para quem só quer uma recomendação de alguém que usou tal software.

[ Hits: 13.469 ]

Por: Felipe Ruiz Peixoto em 22/11/2012 | Blog: https://www.ubuntu.com/


Aplicativos de uso diário



Antes de começar, quero lembrar a vocês que estou atualmente utilizando o Ubuntu 12 em computadores da Positivo, e os programas que eu colocar aqui estão funcionando perfeitamente nesta configuração.

Firefox → Este já é padrão no Ubuntu, é um navegador de Internet muito eficiente, estável, personalizável, gratuito e de código aberto.

Dropbox → Cliente de armazenamento de arquivos na nuvem. Simplificando, é como se você tivesse um pendrive na Internet e usasse ele de qualquer lugar do planeta (e futuramente até fora dele, quando tivermos nossas naves interplanetárias. rsrs).

Tentei usar o Ubuntu One, que oferece 5GB, mas ele não diz o que e como está enviando e recebendo; demora, já pesquisei e encontrei reclamações de erros. Resultado: acabei desistindo. Ele é bom, mas tem muito para melhorar.

MultiGet → Gerenciador de downloads. Nunca perdi nenhum download com ele. Suporta pausas e continuações dos downloads. Uso há muito tempo e recomendo.

BleachBit → Limpador do sistema muito poderoso. Não utilizo desfragmentador e nem antivírus, mas um limpador é sempre bem-vindo. E este aqui limpa mesmo!

Weather Indicator → Um indicador de clima que fica no painel mostrando a temperatura e o clima. Clicando sobre ele, é possível ver mais informações como velocidade do vento, alterar a fonte de informação do clima (Google ou Yahoo!) e o local.

DriConf → Aceleração 3D. Ele configura o vídeo para poder rodar certos jogos, como o Regnum e o Ryzom.

Ubuntu Restricted Extras → Um conjunto de codecs e aplicativos restritos, que não podem ser inclusos no CD do Ubuntu. Possui codecs para MP3, GStreamer (codecs de áudio), Flash plugin entre outros.

p7zip → Compactador e descompactador de arquivos em vários formatos.

Liferea e WizzRSS → Dois leitores de notícias muito bons que eu uso faz um bom tempo. Muito fáceis de usar e configurar.

K3B → Para mim, ele é um imbatível aplicativo para gravar discos, criar imagens, apagar discos, regraváveis etc.

Programas de produção

Agora, vamos para a seção de produção, onde vou listar os aplicativos que uso para produzir áudio, vídeo e programas.

Geany IDE → Ambiente de programação simples, leve, completo e poderoso. Escrevo códigos HTML, PHP, C, Python, Assembly (começando agora) e ele possui suporte para outras linguagens que eu nem sabia que existia antes de usar esta IDE.

Para o C, quando pego um código que utiliza a bendita conio.h, utilizo uma adaptação feita por mim baseada no código de outro cara que se chama gnuconio (não disse que tem tudo para GNU/Linux? rsrsrs). Links:
LiVES e OpenShot → Dois editores de vídeo excelentes. O LiVES é para usuários mais experientes, com ele eu faço tudo o que eu quiser com o vídeo e com o áudio.

O OpenShot também é bastante poderoso, e bem mais fácil de usar. Possui vários efeitos de transição, rotação, em uma interface muito intuitiva.

Audacity → Com este programa eu edito, converto, aplico efeitos, silencio, corto, colo, faço mixagens e outras coisas com o áudio que até Linus Torvalds duvida. (rsrsrs)

LibreOffice → Padrão no Ubuntu. É um aplicativo semelhante ao Microsoft Office, com tudo o que eu preciso para fazer meus trabalhos, apresentações e tudo o mais.

GIMP → Editor de imagens completo. E bota completo nisso. Até GIFs animados dá pra fazer nele.

MySQL → Banco de dados completo, seguro e estável. Utilizo ele em conjunto com o phpMyAdmin para criar meus sites.

phpMyAdmin → Um software que utilizo para administrar meu banco de dados. Fácil de usar e funciona perfeitamente quando instalado corretamente (primeiro instalo o MySQL e o Apache, depois o phpMyAdmin).

GCC e NASM → Compiladores para código C e Assembly, respectivamente.

Linux MultiMedia Studio → Pra quem quer criar suas músicas, recomendo o LMMS. Ele vêm com muitos sons predefinidos, e se o que você quer não está na lista, então você pode utilizar seus plugins para criar seu próprio som. Exporta para WAV e OGG. Nunca me deu problemas.

MUAN → Deseja pegar suas fotos ou imagens e criar um vídeo com elas? Utilize este aplicativo, que possui uma interface simples e fácil de usar. Eu criei dois Stop Motions nele. Recomendo utilizá-lo como superusuário.

Pygame → Quer criar seus joguinhos ou aplicativos que utilizam imagens e sons? Você procura pelo Pygame. Utiliza uma linguagem fácil, implementada ao Python.

Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Aplicativos de uso diário
   3. Acessórios e jogos
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Lendo as permissões dos arquivos Linux

GNU/Linux de bolso - Ubuntu 11.04

Lógica para computação - parte IV

Escolha da distribuição GNU/Linux ideal

30 motivos para usar o Linux

  
Comentários
[1] Comentário enviado por julio_hoffimann em 22/11/2012 - 21:08h

Oi Felipe,

Existem sites que listam alternativas:

http://alternativeto.net/
http://www.linuxalt.com/

Abraço!

[2] Comentário enviado por brunogiubilei em 24/11/2012 - 11:17h

Muito massa Felipe Parabéns! Muitos da lista já conhecia, e vou dar uma boa olhada no PokerTH que tb tem versão para android no site do projeto.

abraços!

[3] Comentário enviado por nicolo em 25/11/2012 - 10:12h

Embora a lista de programas e ferramentas esteja longe de estar completa mandei para os favoritos.
Eu sempre defendo que deve-se divulgar o Linux e que a massa de usuários (mesmo iguais a mim que só sabem apertar botão)
dão vida ao Open Source em geral e ao Linux em particular.
Esse artigo é excelente porque ele esclarece as dúvidas mais atrozes do usuários, facilita a vida
de quem usa Linux.
Muito bom , gostei , nota DEZ.

[4] Comentário enviado por void em 25/11/2012 - 13:16h

Quem não prefere o Faenza, né?


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts