Redes PLC

Com o desenvolvimento da tecnologia Power Line Communication (PLC), que permite transmissões de sinais por onda portadora em redes de distribuição de energia, surge mais uma opção de conectividade em banda larga, além dos sistemas wireless, de satélite e cabos coaxiais das operadoras de TV por assinatura.

[ Hits: 90.479 ]

Por: Eduardo Vieira Mendes em 02/03/2006


Como instalar uma rede de PLC




Distribuição do PLC em um domicílio.

A conexão física entre cada computador e a Intelogis na rede de energia usa a porta paralela do computador. Um dispositivo é fixado diretamente na saída elétrica encontrada na parede (não funcionará corretamente se utilizar um protetor de oscilação).

Um cabo paralelo é fixado no dispositivo da parede e no conector paralelo do computador. A rede de energia deve ser o último equipamento conectado a porta paralela. Por isto, se você tem qualquer outra coisa conectada a porta paralela, como um scanner, isto é que tenha que passar pela porta paralela, a menos que você tenha uma segunda porta paralela em seu computador, sua impressora deve ser conectada à rede por um dispositivo de parede próprio. Algo para lembrar-se de que aquela rede de energia não apóia impressões bidirecionais. Isto é, dados que são enviados em ambas as direções, permitindo sua impressora enviar informações a seu computador, como a quantidade de tinta e papel. Isto não impedirá que sua impressora trabalhe, mas você perderá o uso de tal característica.


Dispositivos de PowerPacket conectam-se por uma porta USB ou Ethernet utilizando o cabo de seu computador a um adaptador na parede. Dispositivos subseqüentes terão o circuito embutido, isto significa para ter a conexão é somente utilizado cabo de força.

Uma vez que as conexões físicas são feitas, a instalação do software é descomplicada. O software encontra automaticamente os computadores e impressoras na rede. Se sua conexão de Internet é feita por modem ou cabo, DSL ou modem normal, o software servidor de procuração permite compartilhar a Internet com seus outros computadores. Você pode adicionar computadores facilmente utilizando um novo adaptador e instalando o software. Podem ser incluídas impressoras adicionais usando a adaptador de impressoras. Arquivo e impressora podem ser compartilhados no Windows.

Há dois tipos comuns de redes de casa: a rede ponto-a-ponto e cliente/servidor. As redes de cliente/servidor têm um sistema administrativo centralizado que provê informação a todos outros dispositivos. Os meios da rede ponto-a-ponto faz com que cada dispositivo possa se comunicar diretamente com um ao outro dispositivo na rede sem consultar primeiro um sistema central. A Intelogis Passport usa tecnologia de uma rede de cliente/servidor. O primeiro computador que você instala o software se torna o Servidor de Aplicação. Enquanto controla o fluxo de dados, contata cada dispositivo de rede onde pode achar outros dispositivos.A tecnologia de PowerPacket da Intellon usa uma rede de ponto-a-ponto semelhante.

Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Resumo
   2. Introdução
   3. PLC no Brasil
   4. Crescimento no Brasil
   5. Empresas e a PLC
   6. A rede PLC
   7. Passport & PowerPacket
   8. Como instalar uma rede de PLC
   9. Conclusão
Outros artigos deste autor

Utilizando o Protheus em estações Linux

Trabalhando com RPM

Permissões e propriedades de arquivos

Transforme seu Linux num Neo Geo

Shorewall - Firewall passo a passo no Linux

Leitura recomendada

FreeBSD + FreeRadius + MySQL

OpenGoo - Seu escritório nas nuvens Online-Ontime-Fulltime

Apresentando o monitor de redes EtherApe

Apache + módulo deflate = economia de banda

Instalação do WordPress no CentOS 7

  
Comentários
[1] Comentário enviado por alecius em 02/03/2006 - 15:42h

bala... show de bola!

[2] Comentário enviado por o_lalertom em 02/03/2006 - 15:58h

Muito bom!

Agora ja se pode crakear toda uma casa, heheheh :P

Falou.

[3] Comentário enviado por jefersonlucas em 03/03/2006 - 07:43h

kRA . . .

SIMPLESMENTE DESEJO INFORMAR . . .

ISSO É UM PLAGIO . . .

O MESMO DOCUMENTARIO, VC ENCONTRA NUM TCC QUE FOI FEITO NA UNINOVE, MESMAS IMAGENS, MESMAS BIBLIOGRAFIAS

TEM QUE SER ORIGINAL . . . . E NAO COPIAR . . .

ESSE TCC TEVE APOIO DA ELETROPAULO, NET . . .

GRATO

[4] Comentário enviado por agk em 03/03/2006 - 08:58h

Bastante interessante essa tecnologia. Vamos esperar para ver se pega aqui no Brasil.

[5] Comentário enviado por 775775 em 21/06/2006 - 20:06h

galera eu escolhi essa area para fazer minha monografia.

gostaria de obiter mais informações e de poder ajudar quem queira e se eu der conta.

agradeço a todos e podem entrar em contato comigo
com o assunto PLC

[email protected]

[6] Comentário enviado por yurivinicius em 03/06/2009 - 19:31h

Bom galera, como muitos entraram em contato comigo decidi postar no fórum que terminei sim minha monografia, fiz um estudo aprofundado da tecnologia com o apoio da CELG em Goiânia Goiás, lá pude conhecer na pratica a tecnologia e realizar teste para ver as interferências de outros aparelhos, principalmente motorizados, no sinal PLC, “Power Line Communication”. Também tive a oportunidade de ver alguns testes que a ANATEL fez para a homologação de alguns moldens estrangeiros no BRASIL.

Para concluir meu trabalho construí com ajuda de um colega que mexe com eletrônica um moldem para transmitir áudio via rede elétrica e do outro lado retirar o sinal e ter o áudio limpo para ouvir.

Pude ver a viabilidade da tecnologia para o BRASIL e algumas regiões mais especificas. E toda a história do desenrolar de sua criação e comercialização.

Para quem quiser material ou tirar duvidas, pode me mandar um email para [email protected] que terei o maior prazer em ajudar.

O bom de trabalhar com PLC agora é que ela já foi homologada no BRASIL. Ficando mais fácil buscar equipamentos para teste.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts