Projeto GuaçuLivre - Sistema Operacional e Softwares Educacionais Livres para Computadores Pessoais e do PROINFO Pregão: FNDE 83/2008

O GuaçuLivre é um S.O. baseado no Edubuntu 10.04, com foco educacional, para Computadores Pessoais e aos Computadores do Programa PROINFO do Governo Federal do Pregão: FNDE 83/2008, enviado as escolas do Brasil. Sistema esse que vem trazer uma outra opção ao Sistema Operacional Linux Educacional do MEC, o qual já vem instalado nos computadores.

[ Hits: 23.360 ]

Por: Fernando Amado em 14/09/2011 | Blog: http://projetoguaculivre.blogspot.com


Conteúdo



O Projeto GuaçuLivre tem como foco a Educação, por isso, sua instalação conta com inúmeras ferramentas pedagógicas para auxiliar os educadores nessa árdua tarefa.

Jogos educativos, ferramentas para elaboração de atividades pedagógicas, aplicativos de textos, apresentações e planilhas eletrônicas; customizado com papéis de paredes e logos que visam prender a atenção dos alunos e/ou utilizadores do sistema.

Contamos com cerca de aproximadamente 170 jogos entre eles: pedagógicos (português, matemática, geografia, ciências e etc), raciocínio lógico, arcade, cartas e tabuleiros. Entre eles, podemos destacar alguns como:
  • Gcompris: Suíte de Aplicativos Educacionais: Contendo 119 jogos, com sua maioria em português-brasileiro. A versão do Gcompris que acompanha o GuaçuLivre é a V9.6.1, a última, até a presente data.
  • Childsplay: Suíte de aplicativos para crianças em fase de alfabetização. Por padrão, o Childsplay conta somente com o idioma Português de Portugal, que prejudica a aprendizagem dos nossos alunos, pois, algumas letras tem a pronúncia muito diferente da nossa. Pensando nisso, criei o pacote de som Português do Brasil, gravei a pronúncia de todas as letras do alfabeto e números, sendo assim, o único Sistema Operacional contendo o Childsplay com o idioma Português do Brasil.
  • TuxMath: Um jogo de matemática com muitos recursos a serem explorados. Contém um menu diferenciado, pois, você pode escolher se deseja que o aluno pratique adição, adição de 0 a 3, adição de 15 a 20, múltiplos de 2, 3 e muitas outras opções, todas separadas e organizadas. Dificilmente você conseguirá ver os alunos realizando cálculos mentais com tanto prazer e divertimento em sala de aula como no TuxMath.

Para ver a lista completa de todos os jogos visite nosso blog:
Contamos também com muitos programas que auxiliam os educadores no dia a dia:
  • Italc: o Italc é um software de gerenciamento, que auxilia e muito os educadores e técnicos dos laboratórios. Você pode controlar qualquer tela de qualquer computador, abrir aplicativos em todos os computadores de uma única vez, travar a tela (mouse e teclado também) e muito mais. E o melhor, ele já vem instalado e configurado. Basta somente configurar os ips nas máquina e pronto. Assim, simples e fácil!
  • Wine: é um software que permite utilizar alguns programas criados para funcionar em Plataforma Windows no Linux. O GuaçuLivre traz a versão 1.3.20 do Wine, e junto a ele, já instalado, o programa Hagaquê (crie e edite histórias em quadrinhos) e o Pivot (crie animações com stick-man "homens palitos") cujo os mesmo são para serem executados em plataforma Windows. Mas são todos Free.
  • Stellarium: é um planetário onde é possível observar os planetas, as estrelas, cometas, constelações e muito mais. Sua base de dados foi atualizada, contendo muito mais informações.
  • Audacity: um dos melhores editor de música do mundo, o melhor editor open source que conheço, completo, e de fácil utilização. Ferramenta essa que pode tornar suas aulas muito mais atrativas.
  • InkScape: ferramenta para trabalhar com desenhos vetoriais, fantástica, seu poder de criação é incontestável.
  • Gimp: Com o Gimp, você pode criar e editar fotografias. Contém um enorme arsenal de efeitos e personalizações.

Para ver a lista completa de todos os softwares visite nosso blog:
Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Sobre o Sistema Operacional GuaçuLivre - Projeto Tecnológico Educacional
   2. Conteúdo
   3. Material Pedagógico
   4. Obtendo o Live DVD do GuaçuLivre
   5. Screenshots do sistema e agradecimentos
Outros artigos deste autor

Tutorial Radio Web Livre = IceCast2 + Ices2 + FFMP3

Leitura recomendada

Apresentando e pondo a prova o Mono

Mantendo-se atualizado nas notícias com RSS

Gerenciamento remoto de servidores VMWare via SSH

Um tour pelos players de vídeo para Linux

Asterisk - Instalando o AsteriskPBX 1.4 no Ubuntu Server 6.06 LTS com interface FXO X100P

  
Comentários
[1] Comentário enviado por Rubens Luccas em 14/09/2011 - 13:37h

Muito louvável seu projeto Fernando. Vou acompanha-lo bem de perto.

[2] Comentário enviado por josef em 14/09/2011 - 16:47h

Projeto fantastico.

[3] Comentário enviado por removido em 15/09/2011 - 16:21h

Olá Fernando,

Mais uma vez gostaria de lhe parabenizar pela sua iniciativa.

Só acho que seria interessante vc compartilhar tb "o segredo" para fazer com que o seu Guaçú Livre (baseado no Ubuntu) funcione em multiterminais do Proinfo.

Abraço

[4] Comentário enviado por Mguft em 15/09/2011 - 17:06h

Olá Rubunes Lucas e josef!

Obrigado pelo elogio.

Olá Gedimar!

Não existe "o segredo", e sim, muitas horas de sono perdidas e dias de trabalhos em cima desse projeto! :=)

Não tenho porque esconder nada, tanto é que o sistema GuaçuLivre é livre, pode ser alterado e modificado. Também passo todas as informações que me pedem, "conhecimento guardado não tem valor", tanto é que lá no RS já tem o Edson Ahlert (conheci através do blog) que está desenvolvendo (segundo informações dele) uma versão também para os computadores do ProInfo.

Bem, o sistema é baseado no Ubuntu 10.04 LTS 64 bits, e o userful-multiplier é o 3.8 64bits. Se tem algum "segredo", esse é o fim dele!!! :=)

Abraços!
Fiquem com Deus!

[5] Comentário enviado por removido em 15/09/2011 - 18:04h

Era isso mesmo Fernando. Acho interessante compartilhar as suas descobertas (assim como vc fez comigo).

Abraço

[6] Comentário enviado por valterrezendeeng em 16/09/2011 - 11:46h

Parabens Mguft !!!!!

Com certeza vou disponibilizar para meus filhos

Obrigado

Obs: Já foi para meus Favoritos !!!

Att
Valter Rezende

[7] Comentário enviado por valter.vieira em 21/09/2011 - 00:01h

Parabéns, pela iniciativa e disponibilizar este material desta forma vem contribuir para a educação das crianças brasileiras,
de forma economica e de baixo custo. O Ministério da Educação deveria olhar esta iniciativa com mais carinho.

Abraços,

Valter Vieira

[8] Comentário enviado por NEXUSNOD em 21/09/2011 - 12:32h

parabéns pelo trabalho, isto é otimo para todos
Um abraço


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts