Programar em Shell - Script só para os baixinhos

Vira e mexe eu ouço uma velha frase: Shell Script é a linguagem mais fácil que pode existir, é muito fácil programar em Shell. Essa afirmação é correta com certeza, a sintaxe é de fácil entendimento, porém, assim como toda linguagem de programação, ela é complexa também, temos que ser realistas. Muitos programam em Shell, mas poucos realmente dominam. Este artigo vem para fortalecer o fórum do VOL e os iniciantes, a intenção é para ajudar aos iniciantes a escolher esta linguagem como a primeira, já que ela é simples, poderosa e complexa.

[ Hits: 10.243 ]

Por: Jefferson Rocha em 16/10/2017 | Blog: https://slackjeff.com.br


Aprendizagem



A sua aprendizagem nunca irá acabar, você sabe, né? Isto é em qualquer linguagem, mas com o Shell é diferente, a mágica que envolve é sem igual, você domina a linguagem e a bagagem extra é dominar o próprio sistema!

Então, um programador que domina o Shell Script, com toda certeza, será um SysAdmin que domina o sistema também, que linguagem te trás isso? Já pensou você dominando o sistema que está presente em 80% dos servidores do mundo?

"Jefferson, você falou demais cara, fala de uma vez como aprender essa linguagem que eu não aguento mais ler!"

Se interessou, né? Eu vou te dar uma ajuda sobre qual rumo tomar!

Primeiramente, se você pensou em trocar aquele seu dinheiro suado, que ralou pra conseguir no trabalho por cursos, eu não indico muito... Cursos te ajudam a entender, claro! Mas, se você não for interessado, não vai aprender, baixinho. Pode pagar o melhor professor do mundo. "No pain, no gain!"

Aconselho você estudar pelo melhor curso que existe, o curso da internet. O material aqui é extenso, sem fundo! Porém, merece ser muito filtrado! Já que com grandes poderes, vem grandes responsabilidades, não? Tem material bom e tem material lixo, então, filtre!

Aprendizagem é como a vida e a morte, você vem ao mundo sozinho e partirá sozinho! Cabe a você somente conseguir transformar esta estrada em vitorias e conhecimento! Após iniciar seus estudos e se gostar, eu indico comprar um bom livro sobre Shell e degustar com sabor cada trecho!

Somente após feito esse processo e querer se aprimorar melhor, faça curso, é interessante a partir deste ponto.

Quando eu fui renovar meu conhecimento em HTML5 e CSS3, o qual eu tinha parado em XHTML eu comecei lendo e estudando pela internet. Quando vi que já tinha um conhecimento legal, eu fiz curso presencial de HTML5, CSS3 e responsivo. A carruagem fluiu bem!

Outra grande dica, é: antes de tudo, aprenda a estrutura básica para começar a brincadeira, (input, output, if, case, functions, for, while, arrays, variables). Aprendendo esta estrutura, você já vai começar a entender bem a mágica! Dedique-se 2 horas diárias, todo santo dia... leia e releia. Faça bastantes programas (toscos), isso te ajudara a entender as coisas.

Se você despreza matemática, não vá fazer uma calculadora, hein baixinho... brinque com outras coisas, só não desanima, vá por mim, que eu já fui um iniciante (e sempre vou ser).

De resto, é tempo. O tempo é o senhor do conhecimento e conforme ele passa, você aprende o que jamais acharia que iria compreender, todo mundo é programador! Basta exercer e estudar! Você é um vencedor apenas por respirar e continuar vivo!

Se gostou, comenta e ajude a melhorar este artigo.

Abraço a todos, fiquem com Deus e bons estudos, futuros "Shelleiros"!

Página anterior    

Páginas do artigo
   1. Simplificação
   2. Querido shell script
   3. Barreiras
   4. Aprendizagem
Outros artigos deste autor

Criando um pacote TXZ no Slackware

Howto de Compilação com Slackbuilds

Compilação do Kernel Linux para máquinas locais Debian

Como ser um expert em GNU/Linux!

Crie Seu Próprio Gerenciador de Pacotes do Zero - Parte 1

Leitura recomendada

Introduzindo um pouco mais a fundo o shell script (revisado)

Montando, monitorando e gerando logs dos compartilhamento NFS automaticamente

Programando em Shell Script para iniciantes

Linguagem Lua - Introdução ao Aprendizado da Linguagem

expr - Definição e uso do comando

  
Comentários
[1] Comentário enviado por lucasdemoraesc em 16/10/2017 - 19:25h

Cara... Parabéns.
Gostei muito do artigo
Isso me inspirou bastante, Valeu mesmo, eu tava precisando ler algo assim.

LMC

[2] Comentário enviado por Lwkas em 20/10/2017 - 21:02h

Belo artigo!

[3] Comentário enviado por Note45_ em 22/10/2017 - 12:56h

Belo artigo, já tinha ouvido falar na linguagem mas não tinha me interessado muito mas agora vou buscara prender. Parabéns...

[4] Comentário enviado por janduy em 23/10/2017 - 09:27h

Amigo, bom dia.
Parabéns pelo artigo, eu conheço pouco de shell estou me aventurando agora, mas já estou apaixonado, uso o mesmo para otimizar minhas tarefas diárias em servidores linux. Recomendo um ótimo livro para o pessoal, do mestre "Julio Cesar Neves" ele é um cara fantástico como pessoa e profissional.


Atenciosamente,
Janduy Euclides

[5] Comentário enviado por xerxeslins em 25/10/2017 - 12:00h

Joinha!

Curti!

--
If it ain't broke, fix it until it is.

[6] Comentário enviado por sacioz em 25/10/2017 - 17:11h

Muito bom , como os anteriores , agora uma introdução ao Russo Coloquial (de Moscou ,não Kiev) seria muito bem vinda...obrigado

[7] Comentário enviado por smokysk em 06/12/2019 - 12:21h


em pleno 2019/2020 e vem um artigo desse, e bem inspirador


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts