Programação orientada a objetos e o Java (parte 3)

Neste artigo vamos nos aprofundar mais na utilização de atributos em classes Java e começar a entender como utilizar os atributos de uma classe na construção de objetos.

[ Hits: 37.855 ]

Por: Ygor Thomaz em 16/02/2004 | Blog: http://www.ygorthomaz.net/


Construindo um exemplo



public class Radio {
  public static void main(String args[]) {
    // Instanciando um objeto
    Radio sharp = new Radio();
    // Armazenando os valores
    sharp.largura = 10;
    sharp.altura = 5;  
    sharp.estado = true;
    // Usando os valores
    sharp.largura = 2 * sharp.largura;
    // Exibindo os valores
    System.out.println(" Largura: " + sharp.largura);
    System.out.println(" Altura: " + sharp.altura);
    System.out.println(" Status: " + sharp.estado);
  }
}

Podemos fazer diversas operações com os objetos usando os valores dos seus atributos seguindo a regra para seu tipo de dado. Continuando temos:

  int a = 12, b;  
  sharp.largura = a;
  if(sharp.estado)
    System.out.println("Ligado!");
Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Objetivo do artigo
   2. Atributos de classes
   3. Instanciação
   4. Construindo um exemplo
   5. Terminando e referências
Outros artigos deste autor

Manipulando erros com try catch finally

Programação orientada a objetos e o Java (parte 1)

Programação orientada a objetos e o Java (parte 5)

Instalando o QMail e ferrramentas de administração

Dominando o Iptables (parte 2)

Leitura recomendada

Instalação do Java da Oracle em distros Debian-like

Programação orientada a objetos e o Java (parte 4)

Introdução ao Java - Hello World

Utilizando tratamento de exceções em java

Streams, lendo do teclado e escrevendo em arquivos com Java

  
Comentários
[1] Comentário enviado por ygorth em 31/03/2004 - 13:18h

O codigo do exemplo esta errado o correto é :

public class Radio {
public float altura;
public float largura;
private boolean estado;
public boolean desligar() {
return estado=false;
}
public boolean ligar() {
return estado=true;
}
public static void main(String args[]) {
// Instanciando um objeto
Radio sharp = new Radio();
// Armazenando os valores
sharp.largura = 10;
sharp.altura = 5;
sharp.estado = true;
// Usando os valores
sharp.largura = 2 * sharp.largura;
// Exibindo os valores
System.out.println(" Largura: " + sharp.largura);
System.out.println(" Altura: " + sharp.altura);
System.out.println(" Status: " + sharp.estado);
}
}

[2] Comentário enviado por bhl em 09/09/2004 - 09:22h

Na classe Radio foi utilizado o atributo "status" e nos exemplos (main) foi usado "estado".
Cuidado, pessoal ;)

[3] Comentário enviado por wasleysouza em 31/07/2009 - 15:44h

vlw artigo muito bom

[4] Comentário enviado por Luan Techio em 18/08/2009 - 08:58h

Muito bom o artigo...
Parabens...


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts