Processing - Programação para dispositivos móveis

Desenvolver aplicativos móveis tem sido o alvo de muitos no mundo inteiro. É o seu caso? Isso pode ser uma dor de cabeça, em vista dos diversos ambientes: iOS, Android, Windows Phone, web, e por aí vai. Seria bom escrever um único código e com pouca ou nenhuma mudança termos nossos aplicativos em qualquer dessas plataformas. Com a linguagem de programação Processing, isso é possível.

[ Hits: 22.779 ]

Por: Juliao Junior em 12/01/2015


Primeiros passos



Em nosso primeiro exemplo, vejamos como desenhar na tela alguns elementos geométricos simples e alterar suas características conforme desejarmos.

void setup()
{ 
  size(480,360);
  smooth();
}

void draw()
{
  background(150,50,100);
  
  strokeWeight(1);
  point(width/2,height/5);
   
  strokeWeight(2);
  ellipse(100.,height*0.25,80.,80.);
  ellipse(300.,height*0.25,80.,120.);
  
  strokeWeight(3);
  rect(100.,height*0.6,80.,80.);
  rect(300.,height*0.6,80.,120.);
  
  strokeWeight(5);
  line(100.,height*0.5,350.,height*0.5);
  
  strokeWeight(12);
  line(450.,height*0.15,450.,height*0.95);

}

A função setup() serve para fazer o que o nome já diz; a configuração geral do nosso programa. Em size(480,360) definimos o tamanho da janela para o programa. O primeiro número define a largura, enquanto o segundo define a altura. Altere esses valores, rode o código e veja a diferença. Em setup() também podemos configurar alguma variável que for necessária, carregar imagens e algumas outras tarefas que veremos em artigos futuros. Utilizamos a função smooth() para ativar a conhecida anti-aliasing. Ou seja, todas as formas que desenharmos terão as 'pontas' suavizadas. Se desejar o contrário, é só apagar a função.

Daí utilizamos a outra função central em Processing: a função draw(). Esta função é executada continuamente, várias vezes por segundo. Então o que você escrever nela será mostrado na tela de forma contínua. Isto é ótimo, pois podemos utilizá-la para construir animações ou interações com o usuário. Veremos isso mais a frente. Na primeira linha dentro da função draw() você determina a configuração da cor de fundo da janela. Em background(150,50,100), estamos utilizando o padrão RGB. Então você pode definir a cor de fundo apenas alterando essa linha.

Seguindo, começamos efetivamente a desenhar nossas formas. Você vê diversas vezes a função strokeWeight(x). Ela serve para definir a espessura da linha a ser desenhada. Desta forma, se usamos strokeWeight(8) teremos uma determinada espessura; e quando usamos strokeWeight(1) teremos uma espessura bem mais fina. Abaixo, comento cada uma das linhas que utilizamos para o desenho das figuras geométricas.

point(width/2,height/5): desenha um ponto (obviamente!) nas coordenadas indicadas. Em width/2 e height/5, utilizamos duas variáveis próprias da linguagem - width nos fornece a largura da janela, e height nos fornece sua altura.

ellipse(100.,height*0.25,80.,80.): desenha uma elipse. Os dois primeiros valores indicam as coordenadas da figura, e os dois últimos as dimensões horizontal e vertical. Se os valores para as dimensões forem iguais, temos um círculo.

rect(100.,height*0.6,80.,80.): desenha um retângulo. Os quatro valores seguem o mesmo padrão da elipse. Neste caso, para valores iguais das dimensões teremos um quadrado.

line(100.,height*0.5,350.,height*0.5): desenha uma linha. Os dois primeiros valores indicam as coordenadas o ponto de uma extremidade da linha; os últimos dois valores indicam as coordenadas do ponto da outra extremidade.

Se você fez tudo corretamente, clique no botão Run ou use as teclas CTRL + R, e compile/rode o programa. Você verá uma janela, mostrada abaixo.
Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Primeiros passos
   3. Sua primeira animação
   4. Uma animação mais legal
   5. Passos adicionais
Outros artigos deste autor

SpiderOak - Armazenamento Grátis

Manual de XHTML

DeVeDe - Produzindo discos de vídeo

Processing - Programando para Android e iOS

Explorando a máquina sem abrí-la

Leitura recomendada

Introdução ao Heimdall

Como usar o Heimdall

ARCore: SDK para realidade aumentada da Google

Processing - Interagindo com o usuário

KaiOS: A ressurreição do FirefoxOS e o fim da segregação digital

  
Comentários
[1] Comentário enviado por fabio em 12/01/2015 - 13:48h

Interessante. A estrutura do programa é similar a do Arduino, que tem as funções loop() e setup().

Ansioso para acompanhar o restante da série!

[2] Comentário enviado por juliaojunior em 12/01/2015 - 14:03h


fabio, a estrutura é a mesma por que a linguagem é praticamente a mesma. Se estou bem informado, eles pegaram o Processing e usaram para construir a linguagem para o Arduino.

[3] Comentário enviado por Peacock87 em 18/05/2023 - 04:23h

I can see this post and we put your site in my wish list.
https://www.mythdhr.ltd/


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts