O MP3 player e o Ogg Vorbis

Essa semana eu fiquei pensando: "E se o meu MP3 player tocasse o meu formato de áudio favorito?" Pois é... perguntei aqui mesmo como fazer isso e me responderam: "Não dá, não cara... boa sorte." Pois é, ao longo deste documento, veremos que é possivel e, mais que isso, vamos configurar um dos players mais "enjoadinhos" do mercado, o iRiver (790). Usuários de qualquer distro podem acompanhar o documento.

[ Hits: 29.607 ]

Por: Guilherme RazGriz em 05/06/2006 | Blog: http://razgrizbox.tumblr.com


Como é que se configura um troço que não é detectado nem com preto velho?!



Falaremos do player iRiver (Iriver IFP-790 256 MB, para sermos mais exatos). Este player possui uma característica um tanto incomum, se comparado aos outros. Geralmente, basta digitar:

# mount /dev/sda /mnt/sonzaodoze

No lugar de "sda" você pode colocar "sdb" ou a extensão que cair pra ele. O diretório /mnt/sonzaodoze deve estar previamente criado e, naturalmente, você pode escolher outro nome para o ponto de montagem. Se não formos preguiçosos, colocamos o tipo de sistema de arquivos e adicionarmos ao fstab. Ele abrirá como um pendrive comum e poderemos trabalhar contentes sem preocupações certo? Errado. =[

Nada adiantou e, pra variar, no "outro sistema" também não funcionou, nem com driver que vem junto. Aí, me perguntariam: "Mas como?!?!" É simples... ele vem com um sistema de arquivos próprio. Depois de muita pancada na cara (3 horas e meia), consegui fazer ele funcionar, com a ajuda da galera que já fez um driver livre =] (que funciona, diferentemente do "outro sistema", hehe).

A primeira coisa que nós precisamos fazer é baixar todos os pacotes que iremos utilizar.

libiriver


É esta que fará boa parte da nossa mágica acontecer.

libusb


Todo mundo provavelmente tem ela no sistema, já que é ela quem faz o sistema achar os dispositivos USB, mas, mesmo assim, caso você não a tenha, pra quem usa Slackware, tem o tgz dela no linuxpackages.net e, nos repositórios, o .tar.gz, pra quem precisar.

Pacotes baixados, vamos começar a instalar tudo (o procedimento não muda para todos os arquivos).

Logue-se como root.

Agora, digite:

# cd /root
# tar -xvf pacoteaserinstalado.tar.gz
i (ou .tar.bz2)
# cd pacoteaserinstalado
# ./configure
# make
# make install


# pronto =]!

Agora, se você quiser que todo mundo* possa usar o truque, basta seguir as instruções de um pequeno script, presente na própria página de download do primeiro arquivo.

Apenas para lembrar que esse é o básico (Keep It Simple Stupid), ou seja, modo texto mesmo.


Como você deve ter percebido, não é dificil "navegar" por esse menu, as operações são rápidas, mas NÃO retire o seu player no meio delas. E é NORMAL ele ter um "atraso" de 3 a 5 segundos por comando dado a ele. Você pode conectar ele MESMO desligado, pra poupar bateria.

Para quem quiser uma interface "bonita e gráfica" eu recomento a do KDE ou GNOME, não precisa instalar mais muita coisa, bastando seguir o README das mesmas. O procedimento da instalação de pacotes eu já expliquei, daí a dificuldade caiu muito.

Seguem os links:
  • KDE: basta baixar e instalar, mas NÃO sem antes instalar os pacotes citados anteriormente. Para usar essa basta instalar, abrir o Konqueror e, na barra de pesquisa, digite: ifp:/, e aparecerão os diretórios do dispositivo;
  • GNOME: http://sourceforge.net/projects/ifpgui

Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Mas pera aí... o nome "num" era MP3 player??!
   2. Como é que se configura um troço que não é detectado nem com preto velho?!
   3. Concluindo
Outros artigos deste autor

Criando Banners animados com o Gimp

Website com o Gimp

Blender - Como fazer um planeta 3D

Blender para todos! - Parte I

Publicidade e software LIVRE? De novo?

Leitura recomendada

Netbook Positivo Mobo White 1020 com Mandriva

Instalando nVidia no Debian Lenny 5.0.1 - Kernel 2.6.26-2-686

Placa wireless broadcom com o driver BCM4310

Wireless 2200BG Network no Slackware 11

BIOS, barramentos e dispositivos

  
Comentários
[1] Comentário enviado por davidsonpaulo em 05/06/2006 - 11:32h

Caramba, e eu era bem revoltado com o fato de os fabricantes ignorarem o formato Ogg Vorbis, que bom saber que dá pra fazer a maioria deles tocar esse formato que, convenhamos, é superior ao MP3, e livre de patentes. Esse artigo veio bem a calhar, um guia de compra para Ogg-fãs, eheheh.

Valeu Razgriz, abraços

Davidson

[2] Comentário enviado por erfonseca em 05/06/2006 - 11:57h

Valei cara, muito legal e útil o artigo. Agora querto ver quando os aparelhos de som automotivos vão tocar ogg também, já que não dá pra atualizar o firmware deles (ao menos que eu saiba). Abraços.

[3] Comentário enviado por rafagil em 05/06/2006 - 18:23h

Excelente artigo...
soh pra complementar.. qualquer celular com que rode o SO Symian tb teem suporte ao formato, basta instalar um player (Oggplayer gratuito) e sair ouvindo.. Possuo ele instalado em um Nokia 6600!!!

Abraços


[4] Comentário enviado por dudus em 06/06/2006 - 01:32h

cara onde posso achar o firmware pra fazer o ipod shuffle rodar ogg?

[5] Comentário enviado por cioban em 06/06/2006 - 16:34h

Opa,
Legal o artigo, mas montar o PLAYER no linux o meu Fedora Core 5 faz sozinho...

Alguém ai sabe fazer o MP3 Player FOSTON(genérico) 512MB tocar OGG e como fazer para atualizar o firmware no Linux?

Att,
Sérgio Cioban Filho

[6] Comentário enviado por razgriz em 06/06/2006 - 21:17h

Olá a todos.
duas considerações :

o artigo trata de um PLAYER ESPECÍFICO QUE NÃO SE MONTA COMO UM PLAYER NORMAL, se fosse um PLAYER COMUM eu não teria perdido tempo procurando saber como proceder e o documento nem se quer existiria. Segundo, primeiro você tem que saber se o SEU PLAYER permite que o firmware seja atualizado, a grande maioria dos genéricos aceita firmwares vindos do source forge.net para tocar ogg, ai depende da paciência de quem deseja procurar, felizmente temos muitas opções.

Segundo : caso você ainda não tenha um player mas pretenda comprar um que toque .OGG, siga a lista apresentada no documento para não se aborrecer com esse tipo de "problema" futuramente.

[7] Comentário enviado por xleonardox em 07/06/2006 - 21:08h

bem escrito e didático teu texto.

eu complementaria com mais um excelente audio player: o CVM-101, da WigoByte. comprei pelo ebay, e não me arrependo. suporta ogg, mp3, wma, rádio fm, carrega a bateria na própria entrada usb, e pleno suporte em linux (inclusive pra upgrade do firmware) via usb-storage. o design é que não é nenhuma maravilha... mas no quesito funcionalidade é perfeito!

http://www.wigobyte.com/eng/product/product_1.php

[8] Comentário enviado por razgriz em 07/06/2006 - 21:31h

é bem parecido então com esse da iriver que eu tenho ( ele só não carrega via usb, mas é movido a pilha comum alcalina) no quesito "design" eu noto que a grande maioria deles é apenas "razoavel" se bem que analizando a fundo... isso não importa, pelo menos pra mim .

[9] Comentário enviado por gabrihell em 07/06/2006 - 23:57h

Bããããããããããããão Tb!!! ;)

[10] Comentário enviado por Buscator em 29/07/2006 - 16:01h

Tendo passado pela experiência de pesquisar muuuuuuito pra conseguir um miniplayer que tocasse OGG (os vendedores são até ignorantes sobre esse formato...) estou repassando a dica sobre a marca STAREX, de belo design, com 1GB, que reconhece OGG plug and play. No meu SuSe 10.1 64bit ele reconhece na hora que pluga, e através do gerenciador de arquivos ainda crio pastas, copio e colo...uma beleza, e ele também reconhece fácil fácil qualquer Linux acima do Kernel 2.4.2. E o preço, galera, eu achei bem camarada em relação todos os outros citados aqui: R$170,00 na lojinha de um China no StandCenter da Av.Paulista.

Abços
Buscator


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts