Nova geração Linux

Para os jovens de 12 a 17 anos que se interessam pelo mundo da computação e para os pais que gostariam que seus filhos fizessem algo mais útil e interessante do que passar horas jogando no computador, aqui está uma grande idéia.

[ Hits: 18.526 ]

Por: Bruno Freire Catatau em 11/09/2004


A idéia: Seja um HackerTeen!




Da maneira como as coisas vão, os jovens iniciam no mundo da computação cada vez mais cedo. Não é como nos velhos tempos em que podíamos viver muito bem sem o computador. Hoje, em grande parte das residências existem computadores, quase todos ligados na rede mundial: A Internet.

Em consequência, um número cada vez maior de jovens se conecta a grande rede para trocar mensagens, conhecer gente nova e jogar. Jogar muito! O dia inteirinho. Não param nem para comer.


Com o intuito de despertar o interesse dos jovens que já demonstram um certo carisma pelo mundo digital e mesmo daqueles que não são muito adeptos, a 4LINUX desenvolveu este verdadeiro programa de treinamento Hacker (e não Cracker) tomando como base o Linux, focando o empreendedorismo, ética na computação, segurança de rede dentre outros tópicos.

Para isso, foi desenvolvida toda uma metodologia envolvendo estórias ilustradas utilizando desenhos japoneses (anime/mangá), jogos de RPG educativos, um sistema de acompanhamento das notas do jovem na escola e criação de títulos, que serão dados aos jovens que concluírem cada etapa do programa de Formação HackerTeen.

Maiores informações podem ser obtidas no website:
   

Páginas do artigo
   1. A idéia: Seja um HackerTeen!
Outros artigos deste autor

Software Livre: Redução de custos para as empresas e mais empregos

Leitura recomendada

Introdução ao gEDA - Suíte de eletrônica

DesktopBSD - opção ao FreeBSD para desktops

Convertendo novos usuários ao Linux

Introdução ao Ubuntu - Instalação de programas e outras dicas

LAMP no Debian 8 (Apache 2, PHP 5 e MariaDB)

  
Comentários
[1] Comentário enviado por vdiago em 11/09/2004 - 08:06h

interessante sim, mas acho que chamar alguem que conclui este curso de """hacker""" é um pouco de marketing hollywoodiano.

" a internet é um game ... Entre para ganhar..." é a primeira frase que lemos.

Realmente, a vida também é um game, e qualquer estagiOTÁRIO que se achar o boi do cú branco em uma multi nacional como a que eu trabalho roda rapidinho.

Jogo RPG, e trabalho na área de segurança, já trabalhei como perito em criminalística digital e acho que simplesmente o termo "hacker" está muito mal colocado.

afinal, nao vi nada sobre "Socket programming" nem "kernel hacking", muito menos conteúdo sobre c ou c++ (convenhamos, um "hacker" tem muito mais conhecimento sobre programação que qualquer dona de casa tem sobre receitas)...

Gostei muito do curso, com certeza colocaria meu filho nele (se tivesse um filho), mas antes de o garoto entrar no curso eu diria : esse é apenas o início. você não será um hacker por causa disso, mas aprenderá muita coisa útil.

fica aí a idéia, por quê não fazer um :

HackerPreTeen
HackerTeen
HackerPostTeen
HackerAdult

ou mais módulos, com conteúdo sobre programação etc etc etc.

Parabéns pessoal da 4linux, vocês estão no caminho certo, conheço vocês pessoalmente e peço que agora mais que nunca, para que sigam
a filosofia de honestidade e muito faz - pouco fala, que os acompanham desde que eram um grupo de usuários

Até

[2] Comentário enviado por jllucca em 12/09/2004 - 01:11h

Bom, achei essa iniciativa de tentar incentivar a utilização do linux dessa forma bem inovadora :)

Mas, como o diago disse o termo "hacker" ai está empregado para fins publicitarios. Ou o termo "hackerteen" não seria para "hackers" jovens em conhecimento(ou seja não são hackers de verdade).

Outra coisa que achei legal é que eles sugerem algumas horas de estudo e no final o modulo "faixa petra" a pessoa tem que estudar quase 153 horas. Isso é muito bom por dar disciplina para a vida caso o "fulaninho" tente seguir outra carreira depois.

[]'s

[3] Comentário enviado por removido em 12/09/2004 - 17:09h

Bom li e gostei achei muito interssante as lições e a enfase no kurumin q é um dos melhores linux para desktop para iniciantes mas todo mundo sabe q um hacker não vive so de tatica e sim de programação e +....

[4] Comentário enviado por engos em 13/09/2004 - 09:13h

Gostei da iniciativa e achei interessante.

Só queria comentar que o pessoal que achou marketing impregar o hacker para enganar as pessoas estão totalmente erradas e nem sabem o que hacker significa.

Hacker é a pessoa que conhece muito sobre informática, ela não precisa saber invadir um computador ou ter conhecimento de programação, nem nenhum dos outros paradigmas associados a palavra.

Quem ainda tem o conceito errado de hacker é devido os hackers quer mais se destacam são os que invadem sistemas, mas muitos hackers de verdade não sabem invadir sistemas ou programação.

Aconselho as pessoas a procurarem a verdade e não aceitar as dos outros. Não digo que é certo usarem o nome hackerteen, mas eles não estão errado.

[]s

[5] Comentário enviado por jeffestanislau em 13/09/2004 - 17:37h

Tá no dicionário:

Dicionário Houaiss

Acepções
■ substantivo masculino
Rubrica: internet.
ver ciberpirata

Etimologia
ing. hacker (sXIV) 'aquele que corta, retalha, com pouca habilidade; pessoa inexperiente ou pouco habilidosa em uma atividade'; inf 'entusiasta de computador; aquele que é perito em programar e resolver problemas com o computador; pessoa que acessa sistemas computacionais ilegalmente', do v. (to) hack 'fazer cortes ou talhos, entalhar, picar, recortar, dar golpes constantes, golpear, cavar (terra) com picaretas ou enxada'

Gramática
pl.: hackers

link: http://houaiss.uol.com.br/busca.jhtm?verbete=hacker


[6] Comentário enviado por freakcode em 13/11/2005 - 03:14h

Marketing barato.

[7] Comentário enviado por vvvdracula em 09/02/2007 - 06:01h

essa idéia de incentivar o aprendizado é maravilhosa
fantastica
valeu
;)

[8] Comentário enviado por caarlos0 em 19/02/2008 - 01:31h

coisinha mais sem vergonha..

[9] Comentário enviado por staltux em 11/06/2009 - 02:08h

a iniciativa é boa, mas ainda tem que melhorar um pouco...
ta certo que é pra iniciantes, mas eu achei isso muito infantilizado...
é claro que esse cursinho não vai formar nenhum hacker de verdade, mesmo pq hackers são mais auto-didatas, mas tudo tem um começo né?não ficando igual aquele "Desafio Digital"(lixo digital) esta ótimo...


por vdiago:
afinal, nao vi nada sobre "Socket programming" nem "kernel hacking"

realmente como foi dito, isso é apenas o basico do basico...

engos:
..."ela não precisa saber invadir um computador ou ter conhecimento de _programação_"...
..."mas muitos hackers de verdade não sabem invadir sistemas ou _programação_."...

cara...hacker que nao sabe isso, principalmente programação, é igual a musico que nao sabe acordes e nem tocar um instrumento...aff...

resumindo minha opinião:

a iniciativa é boa...porem por hora isso parece mais marketing puro do que outra coisa...


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts