Mozilla Firefox é coisa do tinhoso?! Mito, verdade ou apenas um easter egg proposital?

O título já diz tudo. Muitos não conhecem sobre este mito/verdade/easter egg do nosso famoso browser do mundo open source. Então, vamos nos aprofundar mais neste mistério.

[ Hits: 11.365 ]

Por: Jonathan Wolff Andrade em 14/12/2012 | Blog: http://wolffwebmaster.com.br


Mozilla Firefox é coisa do tinhoso?!



Para entender determinado assunto, muitos preferem aprender a teoria para posteriormente, a prática. Pois eu não, vamos direto à prática e depois, se você quiser, à teoria. ;)

Abra seu querido Mozilla Firefox e execute na barra de endereços:

about:mozilla

~Le mensagem muito louca apareceu.
É meus amigos, o que será que eles querem dizer com isto?

A teoria

Aparece o seguinte texto (traduzido):
"Mamon adormeceu. E o renascimento da criatura disseminou-se pela terra e seus seguidores tornaram-se exércitos. E eles apregoaram a mensagem e sacrificaram lavouras com fogo, com a astúcia das raposas. E eles criaram um novo mundo à sua imagem e semelhança conforme prometido pelo texto sagrado e contaram da criatura para suas crianças. Mamon despertou e, veja só, nada mais era do que um discípulo."

- De O Livro de Mozilla, 11:9 (10ª edição)


Em outras versões do Mozilla Firefox, também aparece esta mensagem:
"Por fim, a criatura sucumbiu e os infiéis regozijaram-se. Porém nem tudo fora destruído, pois das cinzas ergueu-se um imponente pássaro. O pássaro mirou os infiéis e lançou sobre eles o fogo e o trovão. A criatura renascera com forças renovadas e os discípulos de Mamon encolheram-se horrorizados. "

- De O Livro de Mozilla, 7:15


Wikipédia sobre Mamon:
"Mamon é um termo, derivado da Bíblia, usado para descrever riqueza material ou cobiça, na maioria das vezes, mas nem sempre, personificado como uma divindade. A própria palavra é uma transliteração da palavra hebraica "Mamom", que significa literalmente "dinheiro". Como ser, Mamon representa o terceiro pecado, a ganância ou avareza, também o anticristo, devorador de almas, e um dos sete príncipes do Inferno. Sua aparência é normalmente relacionada a um nobre de aparência deformada, que carrega um grande saco de moedas de ouro, e "suborna" os humanos para obter suas almas. Em outros casos é visto com uma espécie de pássaro negro (semelhante ao abutre), porém com dentes capazes de estraçalhar as almas humanas que comprara."


Wikipédia sobre O Livro de Mozilla:
"O Livro de Mozilla (originalmente: The Book of Mozilla) é um easter egg encontrado nos navegadores de Internet Mozilla Firefox, Netscape, SeaMonkey e K-Meleon. Pode ser visto quando na barra de endereços é digitado about:mozilla. Trata-se de informações em uma linguagem aparentemente antiga e religiosa. O conteúdo pode variar muito, dependendo de qual navegador e versão o usuário esteja utilizando. Os textos são apresentados na cor branca sobre fundo colorido (vinho ou azul). No final sempre está escrito: from The Book of Mozilla, (de O Livro de Mozilla,) e depois da vírgula são mostrados algo como capítulo e versículo.

Não existe nenhum livro com o título The Book of Mozilla na realidade. Entretanto, suas passagens são semelhantes ao livro do Apocalipse, da Bíblia. Há cinco versões oficiais dos textos (oficiais porque há versões falsas) e demonstram fatos importantes da história da Mozilla Foundation, trocando nomes e utilizando parábolas. A ordem dos capítulos e versículos mostrados por ordem da versão são: 12:10, 3:31, 7:15, 11:1 e 11:9. Originalmente todos podem ver a tela vermelha com os versículos, mas em muitos aparecem a mais temida tela do Mozilla: 'a tela azul da morte'."


A interpretação depende de cada um e seria em vão eu me aprofundar em um assunto tão abstrato e sem muitos fatos. Especulações sobre o símbolo do Mozilla Firefox (a raposa em chamas envolvendo o planeta) surgem na Web.

Mas qual seria o motivo de tudo isto? Será que a Kyuubi vai comer o planeta através do browser open source?!

Será apenas um easter egg interessante?

Qual é a sua opinião?
   

Páginas do artigo
   1. Mozilla Firefox é coisa do tinhoso?!
Outros artigos deste autor

Removendo vírus de Windows com LiveCD GNU/Linux

Terminal Didático - Shell Script via WEB (PHP + Bootstrap)

Leitura recomendada

Diferentes distribuições GNU/Linux e diferentes usuários

Porque tanta gente não usa o Linux? Será que o Linux é ruim mesmo?

elementary OS Luna: linda, mas serve para sua mãe?

Linux no Rio Grande do Sul

Gnu/Linux para todos

  
Comentários
[1] Comentário enviado por lcavalheiro em 14/12/2012 - 09:28h

Gente, a interpretação está no próprio código do Firefox. Inclusive o motivo por trás dos números de capítulo e versículo...

[2] Comentário enviado por nicolo em 14/12/2012 - 10:03h

Esses caras gostam de expressão e simbologia. O cara dever ter alguma motivação psicológica.

[3] Comentário enviado por lcavalheiro em 14/12/2012 - 10:15h

Pra quem não quer debugar o Firefox só por causa disso, leia as infos escondidas no código-fonte da página http://www.mozilla.org/en-US/book/. Quem quiser vai ver que a Besta é o Netscape / Firefox (que no início era chamado Firebird), Mammon é o IE...

[4] Comentário enviado por jwolff em 14/12/2012 - 10:36h


[3] Comentário enviado por lcavalheiro em 14/12/2012 - 10:15h:

Pra quem não quer debugar o Firefox só por causa disso, leia as infos escondidas no código-fonte da página http://www.mozilla.org/en-US/book/. Quem quiser vai ver que a Besta é o Netscape / Firefox (que no início era chamado Firebird), Mammon é o IE...


Interessante,faz sentido o Mammon ser o IE... Pois deixou a cobiça dominar e esqueceu a qualidade,principalmente na 6ª versão do IE.

[5] Comentário enviado por lcavalheiro em 14/12/2012 - 10:38h

Pois é. Eu esbarrei até em um blog de um cara que é evangélico e desenvolvedor do Firefox... O cara explicou com riquezas de detalhes no post que esse lance não tinha nada a ver, era só uma maneira de falar mal da MS sem ficar na cara. Pena que eu perdi o link...

[6] Comentário enviado por albfneto em 14/12/2012 - 16:21h

quaisquer que sejam os motivos, favoritei pq
é interessante

[7] Comentário enviado por lcavalheiro em 14/12/2012 - 16:23h


[6] Comentário enviado por albfneto em 14/12/2012 - 16:21h:

quaisquer que sejam os motivos, favoritei pq
é interessante


Concordo plenamente ;-)

[8] Comentário enviado por izaias em 14/12/2012 - 17:06h

Por precaução, vou deixar de usar o Firefox.
Não quero mexer com forças ocultas...


rsrs

[9] Comentário enviado por mcnd2 em 14/12/2012 - 23:16h

E qual será o final disso tudo?

Será em 21/12/2012?

Ainda bem que uso Iceweasel.

...

[10] Comentário enviado por fernandoguedes em 15/12/2012 - 05:08h

Interessante...

[11] Comentário enviado por gudrade em 15/12/2012 - 14:43h

Vi isto há alguns anos atrás.
Interpreto como o Internet Explorer "adormeceu" (acomodou-se...) na versão 6 e que o Fifefox cresceu bastante desde então. Depois que o IE percebeu, o Firefox já havia conquistado muitos usuários, que não o deixam para voltar para o "ê azul".

[12] Comentário enviado por lcavalheiro em 15/12/2012 - 16:43h


[9] Comentário enviado por mcnd2 em 14/12/2012 - 23:16h:

E qual será o final disso tudo?

Será em 21/12/2012?

Ainda bem que uso Iceweasel.

...


O Iceweasel (ou Icecat, em suas versões mais recentes) é o fork do Firefox pro Debian "stripado" de todo e qualquer conteúdo registrado e patenteado. Ele também tem o Book of Mozilla ;-)

[13] Comentário enviado por px em 27/02/2013 - 06:42h

bem q o firefox tava piscando as telas aqui de madrugada , apareceu uma mão tentando puxar meu teclado , foi então q a luz acabou e a tela continuava a piscar , de repente houvesse um barulho na porta , um cheiro forte espreitava pelo ar , oq seria , so o tempo dirá *-*

[14] Comentário enviado por CLAUDIO_PINTO em 28/02/2013 - 15:33h

O que vemos é um processo de demonização que vem ocorrendo há algum tempo, tendo por traz certas igrejas. Não há mais o que comentar.

[15] Comentário enviado por juno em 04/03/2013 - 20:31h

Bom pessoal

Segue o wiki a respeito do egg:

http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Livro_de_Mozilla

Estou instalando o iceweasel ...rs


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts