Instalação do ipmitool
Como eu havia citado, no
GNU/Linux existe um pacote disponível chamado "ipmitool". Este pacote está disponível nos repositórios da distribuição
CentOS e
Debian, onde fiz os testes para criar este artigo.
Para outras distribuições, faça uma busca apenas com o parâmetro "ipmi" e procure na listagem o pacote: ipmitool.
Este pacote disponibiliza o comando ipmitool, responsável por fazer consultas aos sensores em um host que possui a interface IPMI habilitada.
Para instalar no CentOS, execute:
# yum install ipmitool
Para instalar no Debian, execute:
# apt-get install ipmitool
Consultando os sensores
Agora iremos testar o alvo, ou seja, enviar uma requisição para o servidor que iremos monitorar via IPMI para sabermos quais os sensores estão disponíveis para monitoramento:
# pmitool -H <ip_interface_ipmi> -U <usuario> -P <senha> sdr
Como resultado, teremos na saída padrão os seguintes dados:
Estes são apenas alguns dos dados coletados, pois a lista é imensa e não há necessidade de exibi-las aqui. Outro comando que poderia ser executado é:
# ipmitool -H <ip_interface_ipmi> -U <usuario> -P <senha> sensor
O comando acima iria mostrar um pouco mais de detalhes, tais como: nível não crítico, nível crítico e fatal.
Por exemplo: A temperatura ambiente está em 22° C. O nível não crítico seria 38º C, crítico 41° C e fatal, 45° C. Estes níveis são ideais para alertar aos administradores.
Existem outras maneiras de executar o comando "ipmitool" para exibir as informações dos sensores de uma interface IPMI. Seu leque de opções é extenso e é possível obter informações mais detalhadas.
Isto pode ser verificado consultando o manual do comando:
# man ipmitool
Conclusão
A ideia inicial foi demonstrar como consultar os sensores disponíveis para quem deseja realizar um monitoramento dos sensores IPMI através de outra forma a não ser a disponibilizada pelo fabricante.
Outra forma seria utilizando scripts (Shell, Perl, etc), onde você poderá usar sua criatividade e construir scripts que irão buscar informações de alguns sensores e fazer um teste condicional para saber se determinado sensor está fora dos padrões.
Melhor ainda seria monitorar as interfaces IPMI através de sistemas de monitoramento integrado como o ZABBIX, no qual demostrarei em outro artigo.
Artigo previamente publicado em meu blog: