Migrando perfis de usuário AD para o seu servidor Samba em 2 etapas

Imagine realizar uma migração de um servidor de arquivos com 50 estações, onde é preciso salvar o perfil de cada usuário. Com essa ferramenta você não precisará fazer backup de nada, o programa fará isso por você de forma fácil e rápida.

[ Hits: 22.682 ]

Por: Denis Cyrillo em 18/07/2007


Introdução



Bem pessoal, após vários anos de pesquisas na internet atrás de uma ferramenta que fizesse uma migração total do perfil de usuários tanto do Samba como do Active Directory em estações Windows, acabei encontrando uma ferramenta muito boa que me ajudou bastante neste eterno dilema.

Quem trabalha com redes corporativas sabe que não é nada mole você ficar copiando perfil de cada usuário, por exemplo: Desktop, Meus Documentos, Favoritos, Outlook e etc; para o seu respectivo novo perfil. Esta ferramenta é uma verdadeira mão na roda. Vejamos como ela funciona.

Migração do perfil

Como já disse anteriormente, o programa é para estações Windows. Sei que aqui não deveríamos tratar do mesmo, mas todos que trabalham com redes sabem que sempre na grande maioria as estações são Windows, então vamos lá.

Em primeiro lugar devemos fazer o download do programa que se encontra no link abaixo:
Após o download passaremos à fase de migração do perfil, visto que este pequeno programa nem precisa ser instalado.

Execute o programa, aparecerá uma figura como a mostrada abaixo:



Logo em seguida clique em avançar que cairemos na parte que realmente nos interessa, como mostrado abaixo.



Preencha os campos mostrados acima com os seus respectivos dados e em seguida clique em avançar e pimpa... só terá que esperar alguns minutos para que seu o perfil atual seja migrado de forma rápida para o novo.

OBS: Devemos deixar que o próprio programa coloque a máquina no domínio, ou seja, não devemos colocá-la automaticamente.

Conclusão

Esta é uma ferramenta que reduz o trabalho de praticamente um dia dependendo da quantidade de máquinas na sua rede. Cada perfil, dependendo do tamanho, leva cerca de 2 ou 3 minutos em média para ficar pronto. O que antes levava uma eternidade porque você tinha que ficar conferindo isso.

Agradeço a meu amigo Leonardo Berbert Gomes o qual redigiu este artigo por mim, pois não encontrei tempo suficiente para compartilhar o mesmo com vocês.

E viva a liberdade!!!

   

Páginas do artigo
   1. Introdução
Outros artigos deste autor

Trinity Rescue Kit - Poderosa distribuição Linux para recuperação de disco entre outras funções fantásticas!

Leitura recomendada

Configurando Samba e Windows XP

Inserindo Windows (98/XP/2000) no domínio do Samba

Gateway com autenticação pelo Samba

Servidor Samba completo

Samba - PDC com Debian e Clamwin antivírus sincronizado nas estações

  
Comentários
[1] Comentário enviado por caiquemd em 19/07/2007 - 20:40h

bom

[2] Comentário enviado por vagware em 20/07/2007 - 12:03h

Legal mas,
onde fica os arquivos do perfil??

Ele não pede um caminho para ser salvo.
não achei meu proprio perfil.

[3] Comentário enviado por dcyrillo em 20/07/2007 - 13:00h

Olá...
O que acontece é que quando você vai colocar uma maquina no domínio (Não importa se o servidor é Linux com Samba ou Windows Server), e quando você loga na máquina (no novo domínio) o perfil é alterado, ou seja, é criado um perfil novo por causa da SID.

Com este utilitario, na hora de colocar a maquina no domínio, você nao precisa fazer do jeito tradicional, e sim utilizá-lo bastando apenas digitar as informações do dominio e conta. No mesmo utilitário, ele vai perguntar qual perfil vc deseja utilizar nesta conta que você está criando e vai logar, e é aqui que a maravilha acontece. Você escolhe o perfil local que já utilizava, com todos os seus arquivos (imagine vc com um perfil de 5gb).

O que vai acontecer é que o software vai alterar a SID para apontar para o seu perfil antigo, nao sendo necessário realizar backup do seu perfil antigo e depois importar no novo!

Abraço!

[4] Comentário enviado por dastyler em 11/03/2009 - 16:59h

Recentemente tive um problema com um dos server AD da empresa e a ferramenta me auxiiliou muito na migração!
Mas tem alguns bugs, pois quando o user se logou pela segunda vez ele perdeu mensagens de um dia do OE , mas ficou facil de resolver importando as mensagens da Identitie para a nova identity criada.
Ainda vou conseguir migrar o server para uma solução em linux (SAmba4 - provavelmente) e posto o resultado aqui depois para todos!

[]´s


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts