Migração de dados no Joomla

Neste artigo você verá: o nível de alterações que foram feitas na estrutura das tabelas do banco de dados da nova versão, a 1.5 RC3. Entenderá o processo de migração manual e como proceder na migração por componente e ainda como migrar o para outro servidor.

[ Hits: 31.947 ]

Por: Robson Niedson em 16/01/2008 | Blog: http://www.niedson.com


Introdução



Boa tarde caros colegas da comunidade do VOL! É com uma grande honra que entrego a vocês mais um artigo sobre CMS (Leiam também o artigo O que é CMS? e quais suas vantagens?).

Neste texto em especial iremos abordar sobre a migração do Joomla. Para quem ainda não teve a oportunidade de experimentar, o Joomla é um dos melhores CMS em PHP que existe, conforme a Packt Publishing que conferiu este título a ele em 2007.

A "migração" não é uma palavra restrita apenas a Geografia, que ao grosso modo significa mudança de um lugar . Na informática fazemos uma analogia com seu sentido para nos referir a mudanças de servidores, de aplicações e até mesmo uma mudança próprio sistema para uma nova versão.

Pode ocorrer de você estar insatisfeito por causa do seu servidor de hospedagem e querer mudar para outro, porque aquele não lhe agradava.

A migração é uma questão muito importante principalmente aos desenvolvedores em especial, que já enfrentam ou enfrentarão isso um dia com seus sistemas, pois a tecnologia esta sempre se renovando e somente atualizações pode não ser a solução.



A versão 1.5 RC3 do Joomla, excelente por sinal, esta com recursos de tirar o chapéu de qualquer CMS. Quem ainda não viu vale a pena conhecê-lo.

Uma dificuldade para muitos mantedores de sites que utilizam a versão estável deste CMS, é como migrar os dados das tabelas anteriores para esta? Houve mudanças no banco de dados? Na próxima página falaremos sobre isso, porque houve mudanças significativas na estrutura das tabelas.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Upgrade com migração manual
   3. Migrando para outro servidor
   4. Upgrade com componente de migração
Outros artigos deste autor

Sistema de Gerenciamento de Conteúdo

Leitura recomendada

JOOMLA no openSUSE em 10 passos

A simples classe Date Operations

Requisições assíncronas em PHP usando AJAX - Parte I

Uma introdução à biblioteca GD

Gerando gráficos com PHP e highcharts.com

  
Comentários
[1] Comentário enviado por apsampaio em 16/01/2008 - 12:27h

Excelente artigo. Eu uso atualmente o joomla 1.0.13. O 1.5 traz muitas inovações (que compensem o upgrade)? Pode citar algumas? Abraços.

[2] Comentário enviado por Niedson em 19/01/2008 - 18:12h

A versão 1.5 tem novidades de tirar o folêgo que vale um novo artigo, entre as principais podemos citar um banco de dados mais enxuto, a instalação de componentes, modulos esta integrada, e agora você poderá traduzir até o backend. Acho que vale esperar um pouco para ela ser consideravel estável, mas enquanto isso você pode instalar paralelamente para não ter problemas. Vale a pena! Tks! Abs!


Contribuir com comentário