Linux e o ensino da sociedade

Nesse artigo exponho minha visão de como o Linux nos mostra o verdadeiro conceito de sociedade e como ele nos ajuda na forma ordenada de resolver problemas.

[ Hits: 15.031 ]

Por: Rick em 15/08/2006


Introdução



Fonte: wikipedia
-------------------------------
Em sociologia, uma sociedade é o conjunto de pessoas que compartilham propósitos, preocupações e costumes, e que interagem entre si constituindo uma comunidade.

A origem da palavra sociedade vem do latim societas, uma "associação amistosa com outros". Societas é derivado de socius, que significa "companheiro", e assim o significado de sociedade é intimamente relacionado àquilo que é social. Está implícito no significado de sociedade que seus membros compartilham interesse ou preocupação mútuas sobre um objetivo comum.
--------------------------------

Linux ensinando como conviver em sociedade


Desde os primórdios da humanidade vemos o quanto é importante o convívio social, o estar integrado em uma comunidade. Com o avanço tecnológico a vida social humana foi se enfraquecendo, as pessoas não mais buscam meios de evolução da comunidade onde vivem, não mais se ajudavam, a não ser quando em casos cada vez mais difíceis ou quando há segundos interesses.

No mundo atual observamos o quanto está enfraquecido o convívio social, pessoas só pensam em interesses próprios sem nenhuma responsabilidade para o bem geral da sociedade, deste modo a troca de informação e ajuda mútua necessária pra um bom progresso de qualquer comunidade vai se perdendo com o evoluir da tecnologia...

Social


Sim, e onde o Linux entra nessa historia?
Pois bem, o Linux é um resgatador dos tempos onde a ajuda era sem segundos interesses. A comunidade dos usuários de Linux que vem crescendo a cada dia é espetacular, pois se observa princípios até então esquecidos como: eu ajudo você e você me ajuda, sem nenhum custo adicional ou interesses próprios (salvo algumas exceções).

Quantos aumentaram seu círculo social ao começar a usar o Linux? Conhecer pessoas novas, aprender coisas novas, ajudar e ser ajudado... Certos problemas no Linux eu vejo como uma diversão, porque por mais complicado que pareça, os "Linux users" sabem que tem grande chance de resolver apenas pesquisando e se dedicando, sem ter que recorrer ao format. Exemplo disso é que você dificilmente vê em sites relacionados ao Linux alguém perguntando desesperadamente (a salvo os novatos), como eu outros casos, a solução é quase sempre format... mas isto não cabe entrarmos em detalhes.

Voltando à comunidade do Linux, é importante notar a qualidade das ajudas e sua eficácia, usuários de Linux parecem ter um laço em comum, independente de cor, raça, religião, status social e sexualidade. Interessantemente o laço social dessa comunidade é estreito e respeitoso, conceitos quais poderiam ser mais bem observados por outras comunidades.

O Linux na escola ajudaria a trabalhar o conceito de sociedade entre alunos, imaginemos uma atividade em grupo com um computador rodando Linux sem interface gráfica, sem acesso a internet, sem servidores. Dividimos a sala em grupo onde cada grupo será responsável por uma tarefa. Um pesquisando como configurar a interface gráfica, outro como pôr internet, outro como pôr um servidor http no ar, outro... Somando essas tarefas teremos um sistema interessante, sem contar que a troca de informações contribuirá pra o aprendizado geral da turma.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Linux ensinado uma forma ordenada de pensar...
   3. Conclusão
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Ganhe uma camiseta do Viva o Linux ajudando o Viva o Android

Os Codinomes do Ubuntu

Minha primeira visita ao iTown

Google AdSense vs Layout de websites

Tema minimalista para Xubuntu 12.04

  
Comentários
[1] Comentário enviado por krisloke em 15/08/2006 - 16:16h

Eu também acho , pois linux é algo totalmente envolvente, impressionante como o linux contagia as pessoas.

[2] Comentário enviado por EnzoFerber em 15/08/2006 - 16:47h

"Alegria alegria"

Cara, parabéns pelo artigo. Concordo com você quando fala que o linux na escola e em empresas poderá fazer o concetio de interação social aumentar entre as pessoas envolvidas. Veja bem: os usuários linux, sabem que para se configurar algo, não basta ter um mouse e saber clicar (como no Windows), é preciso força de vontade, pesquisa, e é claro, acima de tudo, um teclado. No linux as coisas são mais complexas, exigem pesquisa e troca de experiências , e por isso fazem com que a interação entre as partes envolvidas seja boa.
[]'s

[3] Comentário enviado por edivan em 15/08/2006 - 18:08h

Discordo de você na frase "Os bons tempos". Os bons tempos nunca existiram, pelo que me lembro das aulas de historia, só apartir das ultimas decadas e com o advento media que o espirito do politicamente correto tomou força, vide o numero de ONGs sociais que existem hoje.

[4] Comentário enviado por xALEXANDRE em 15/08/2006 - 20:15h

É, concordo plenamente.
Quando penso em linux processo aprendizado!
Nunca vi um OS capaz de passar tanta informação intelectual.
Linux mudou muito minha vida, meus pensamentos, atos etc..
Muitas amizades através de fóruns, onde se busca informação e se faz amizades!
VIVA O LINUX!

[5] Comentário enviado por removido em 15/08/2006 - 23:59h

Hehehe,o Optimal é foda!sempre incentivando o pessoal a usar Linux...
Se não fosse pela ajuda dele eu tava ferrado,sempre me dando uma força nas horas ruins!
Só não pode me ajuda a instalar o slack!rs...
Só pq o drive no meu monitor não suporta,acho que é só por isso!hauhauhaua

[6] Comentário enviado por felipe.luciani em 16/08/2006 - 10:10h

Porra man,
e esse foi um dos maiores fatores para que eu começasse a usar o linux.
pois vejo o linux como você mesmo falou, uma ferramenta para que possamos evoluir a tecnologia sem ter que excluir ou deixar pessoas a margem da tecnologia.

[7] Comentário enviado por fdettoni em 16/08/2006 - 11:23h

Muito interessnte o artigo, é bem real que todos aumentam seu circulo social ao usar linux. E aprende muito mesmo sem querer, na brincadeira, quando vc vê o problema esta resolvido e aquela sensação de "Eu consegui!" é ótima.

Só achei que foi um pouco linuxcêntrico o artigo, já que isso não é devido ao linux e sim ao software livre em geral. Claro que o Linux é o principal no software livre, mas a filosofia software livre toda traz isso. Acho que poderia ser um pouco mais voltado para o software livre em geral.

Mas o artigo está muito bom. Parabéns.

[]'s

[8] Comentário enviado por rick2600 em 16/08/2006 - 11:38h

Obrigado gente!!!
So tenho a agradecer e algumas criticas construtivas tem ajudado muito. Sintam-se a vontade pra falar mais, tou disposto a ouvir, pois sei me ajudará muito.

t++

[9] Comentário enviado por FelipeAbella em 16/08/2006 - 21:23h

Concordo com você, parabéns pelo artigo.

Nota 10.

OBS: Tem um erro de portugues na ultima pagina: "o comunidade linux"...

[10] Comentário enviado por shuma em 08/10/2008 - 21:39h

Na minha opinião:

Soft. proprietário = Controle

Pirataria de softare proprietário = submissão

Linux = Cooperação
Software livre em geral = humanidade

Foi-se o tempo em que computadores eram considerados "coisas desumanas"...


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts