Linux: Uma ótima opção para sua empresa

Neste artigo mostro as principais vantagens em utilizar o Linux em sua empresa, suaa relação custo x benefício e também cito alguns casos de sucesso do pinguim no Brasil.

[ Hits: 61.958 ]

Por: Thiago da Silva Christofoli em 02/12/2003


Custo X Benefício



Quando pensamos em custo benefício no mundo empresarial, estamos falando da alma da empresa, pois esse é um fator essencial para sua vida econômica.
  • Então, porque gastar tanto com softwares que muitas vezes precisam ser atualizados e que tem um custo enorme para isso?
  • Porque não utilizar um software livre ou um sistema operacional livre com todo suporte e assistência, só que com um diferencial o de ser "totalmente free"?
O problema é, algumas empresas utilizam um software específico devido as suas necessidades, mas porque não desenvolver este mesmo software para uma plataforma livre no caso o Linux? Esta é uma pergunta que muitos desenvolvedores não costumam responder, mas a realidade é a seguinte: muitos alegam que terão que aprender novas tecnologias, que o Linux não está totalmente aceito para o usuário final, etc. Estes ainda estão com pensamentos voltados para o mundo da Microsoft, pensam que não é possível trabalhar e ganhar dinheiro com softwares livres.

Esse não é o caso, é possível trabalhar com software livre e de código aberto e mesmo assim ganhar dinheiro, pois você estará cobrando pelo seu desenvolvimento, seu tempo, sua inteligência, entre outras coisas.

Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Custo X Benefício
   3. Alguns casos de sucesso
   4. Os treinamentos
   5. Conclusão
Outros artigos deste autor

Como construir um firewall de baixo custo para sua empresa (parte 2)

Configurando o Squid no Kurumin

Como criar um firewall de baixo custo para sua empresa

Como construir um firewall de baixo custo para sua empresa (parte 3)

Leitura recomendada

Particionamento de disco (HD)

Gentoo - Instalação partindo de LiveCD/USB do Sabayon LXDE

Diminuindo o cansaço da visão por uso prolongado de PCs, tablets, smartphones ou qualquer dispositivo que emita luz de LED

Use Linux!

Asterisk - O sistema de telefonia open source

  
Comentários
[1] Comentário enviado por facundo em 03/12/2003 - 00:41h

Gostei, precisamos de mais artigos arbordando o lado comercial do linux, precisamos aprender a vender mais o linux, gostei mesmo, parabéns

[2] Comentário enviado por jeffestanislau em 03/12/2003 - 07:30h

Grande Thiago...
Gostei do artigo e apoio totalmente o que o "facundo" disse!!!
Parabéns!!!

[3] Comentário enviado por leandro_bc em 24/03/2005 - 18:59h

Meu amigo..... Vc resolveu quase todos os meus problemas com esse artigo. Adorei de mais mesmo. Vc esta de parabens mesmo.... Vou investir pesado no Linux... E tenho certeza que nao vou me arrepender...Muito obrigado e sucesos!!!!!!! Leandro

[4] Comentário enviado por mczorzetti em 19/02/2009 - 15:33h

Thiago, estou entrando nessa area agora. Eu gostaria de saber mais sobre as principais areas de atuacao linux nas empresas.

Obrigado!


Marcus

[5] Comentário enviado por lucas0210 em 07/07/2009 - 16:05h

ótimo tópico!

[6] Comentário enviado por doradu em 08/02/2010 - 19:06h

pow, bom saber de tudo isso

[7] Comentário enviado por Ricardo Camara em 06/06/2010 - 18:38h

Quando as empresas começarem a ver a economia que podem fazer utilizando o Linux, ou pelo menos o Open Office ou BrOffice, automaticamente vai haver um crescimento do interesse do usuário comum nestas opçoes. As pessoas não se interessam neste estudo pela falta de uso no mercado do empregado que tem o computador como ferramenta de trabalho de usuário final e não de sistemas, rede etc.

[8] Comentário enviado por lincolnajsi em 02/11/2011 - 00:27h

Olá pessoal, este é o meu 1º comentário e posso dizer que onde trabalho, usamos Windows por comodismo mesmo, mas quero mudar isso...Hoje consegui fazer rodar nosso software de gerenciamento no linux e fiquei muito entusiasmado...excelente tópico!!! Espero poder contribuir em breve com todos, pois estou focado e praticando muito para vasculhar este sistema formidável...

[9] Comentário enviado por n.bERNARDES em 18/04/2012 - 15:13h

TECNOLOGIA APURADA CHAMA-SE LINUX,EUSOU ULTILIZADORA DA DISTRIBUIÇÃO LINUX(UBUNTU) E ADORO.mAS INFELIZMENTE GANHEI OUTRO NOEBOOK ,E ESTOU COM MEDO DE MECHER VOU PEDIR PARA ALGUMA TÉCNICO QUE EU COENHEÇA.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts