Instalando o Thunderbird e colocando o atalho no desktop

Quando comecei a usar o Mandriva, resolvi instalar o Thunderbird como leitor de e-mail. Como sou iniciante em Linux, comecei a procurar o artigo que ensinasse a fazê-lo. Como não achei nenhum que realmente ensinasse, resolvi fazer um.

[ Hits: 15.934 ]

Por: Flavio Roberto Miranda em 12/06/2008


Introdução



Sou novo em Linux. Instalei o Mandriva 2008.1 Spring na máquina do trabalho e comecei a usar o Thunderbird como programa de e-mail. Não sei se por ser muito simples, mas não encontrei um tutorial que realmente ensinasse a instalar e configurar esse programa. Toda dica em sites Linux é incompleta ou vaga demais para um iniciante.

Para instalar o Thunderbird realmente é bem fácil. Basta fazer o download de algum site:
Após isso é só descompactar o arquivo. No Thunderbird não tem a opção ./configure, make e make install. Após ser descompactado, criará uma pasta thunderbird em /home/USER. Porém não cria um atalho. Nesse ponto um usuário novo, como eu, se perde.

Como usar o programa?

Após pesquisar descobri que ao entrar no diretório /Home/USER/thunderbird e digitar "./thunderbird", pelo shell, o programa é "executado".

Partes dos problemas foram resolvidos. Já conseguia usar o Thunderbird. Mas, e para criar um ícone no desktop?

Novamente não encontrei nenhum material claro sobre o assunto. Descobri sozinho, pois realmente é fácil, mas não custa dar uma força aos que sabem menos.

Para criar o ícone é preciso clicar com o botão direito do mouse no desktop, ir em "Criar novo" e depois ir até "Link para Aplicativo". Nesse ponto irá abrir essa janela, na aba geral podemos colocar Thunderbird.



Na aba Aplicativos, iremos criar o link com a pasta Thunderbird. Para isso vamos localizar um arquivo dentro da pasta Thunderbird. Basta clicar em Navegar e mapear a pasta Thunderbird.



Abaixo temos a pasta Thunderbird mapeada. Observem o arquivo em destaque para onde você deve apontar. Basta dar duplo clique no arquivo para criar o link.



Após isso, já é possível abrir o Thunderbird clicando no ícone que irá aparecer no desktop.

Vamos agora colocar o ícone do Thunderbird no lugar desse ícone padrão do Linux. Na janela abaixo, clicar no ícone azul à esquerda.



Aqui podemos ver muitos ícones que podem ser usados, porém não será encontrado o ícone original do Thunderbird. Para encontrá-lo marque a opção "outros ícones", que dará a opção de fazer mapeamento novamente. Nesse mapeamento vamos apontar para a pasta "Icons" dentro da pasta Thunderbird.



Janela para mapeamento. Clique em navegar.



Pasta "Icons" mapeada com as duas opções de ícones.



Após duplo clique depois OK e pronto!

Temos o ícone do Thunderbird no Desktop.

É só clicar e ser feliz. Espero ter ajudado!

Flávio Roberto Miranda

   

Páginas do artigo
   1. Introdução
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Debian + Postfix + MySQL + PostfixAdmin + MailScanner + Webmail + Quotas

Yahoo!Mail e Evolution contra o SPAM!

QMAIL, um poderoso MTA (FreeBSD)

Postfix + Dovecot + MySQL + Squirrelmail no CentOS 5.5 32/64 bits

Postfix - Integração AD e autenticação

  
Comentários
[1] Comentário enviado por marcelo ulianov em 14/06/2008 - 12:58h

não tem pacote no repositorio ???

[2] Comentário enviado por elfou em 17/06/2008 - 16:31h

Tão simples né! mas tudo por linha de comando é maravilhoso!!!

[3] Comentário enviado por edsonfc em 18/06/2008 - 08:13h

amigo, bom dia.
isso aconteceu comigo. como nao encontrei, formatei tudo e reinstalei. valeu o teu aprendizado. vou postar como meus favoritos. em tempo, também sou novato. att.

[4] Comentário enviado por ropeso em 03/04/2009 - 14:33h


THUNDERBIRD NO KUBUNTU 9.04 BETA:

Olá Flávio:

Hoje, 03 de abril de 2009, instalei, via "apt-get install thunderbird" - em meu Kubuntu 9.04, Beta, com KDE 4.2.1 -, o cliente de email que você tutoria nesta página, obtendo a "version 2.0.0.21 (20090319)". Fiquei perdido pela falta de um ícone, após a instalação, e o teu tutorial acendeu-me as luzes que precisava para resolver o problema. Muito obrigado.

Talvez devido às diferenças de nossa Distro, a minha Kubuntu 9.04 e a tua Mandriva 2008.1, fui encontrar o executável em uma pasta diferente daquela que você indica. No meu caso ela estava em "/usr/bin/thunderbird". Então, clicando no ícone "thunderbird", ele foi executado e em poucos passos, bastante intuitivos, pude configurar minha conta do Gmail, e os emails foram sendo baixados rapidamente. Em seguida, cliquei, arrastei e soltei o dito ícone até minha pasta home, e, no menu que aparece na ponta de flexa do mouse, cliquei em "link aqui" e, maravilha! - foi criado o link na pasta referida.

Valeu !
Rosalvo


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts