Comunicação POP3

Neste artigo mostro detalhes de como funciona a comunicação POP3, quais comandos os clientes de email usam para interagir com os servidores, entre outros detalhes.

[ Hits: 22.950 ]

Por: Fernando Bertasso Figaro em 08/06/2008


Recebendo uma mensagem - POP3



Iniciando um série de artigos sobre Internet e Email, será importante termos uma base teórica de como as coisas funcionam por trás das cortinas. Sendo assim, iniciamos este artigo com uma breve introdução de como a comunicação de email funciona.

MUA / MTA

Para prosseguirmos será necessário conhecer estes dois termos. O MUA (Mail User Agent - "Agente de email do Usuário") refere-se ao seu cliente de email, exemplo: Outlook, Thunderbird etc. O MTA (Mail Transfer Agent - "Agente de transferência de Email") é o próprio servidor de email, exemplo: qmail, postfix, sendmail.

O usuário final sempre interage com o MUA e este com o MTA, porém até chegar no destino diversos MTAs podem se interagir (ex.: um cliente de UOL enviando email para um cliente do Terra).

Quando o MUA envia/recebe emails (interagindo com o MTA), diversos comandos ocorrem para permitir esta troca de informação. O envio de emails utiliza um protocolo chamado SMTP (single mail transfer protocol) e o recebimento utiliza o POP3 (Post Office Protocol - Version 3). Veremos adiante como funciona a comunicação POP3 e no próximo artigo será a vez do SMTP.

Recebendo uma mensagem - POP3

Um teste prático. Você precisará ter em mãos o servidor pop3 de seu provedor, geralmente pop3.seu-dominio ou pop.seu-dominio. Com isso usamos o comando telnet (Iniciar -> executar). Vamos utilizar um domínio hipotético "teste-de-dominio.com.br" para nosso exemplo.

$ telnet pop3.teste-de-dominio.com.br 110
+OK <[email protected]>
user [email protected]
+OK
pass minhasenha
+OK

Acima o comando telnet conectou na porta 110 (porta do serviço pop3) do servidor pop3.teste-de-dominio.com.br. Se a caixa postal existir no servidor e a senha estiver correta, um +OK irá retornar, senão o retorno será -ERR (pode estar seguido de mais alguma expressão, do tipo "authorization failed").

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Recebendo uma mensagem - POP3
   2. Comandos de controle
   3. O comando uidl
Outros artigos deste autor

A importância do DNS reverso

Leitura recomendada

Postfix - Integração AD e autenticação

Enviando e-mail pelo shell com smtp remoto

Fazendo backup no Gmail via cliente de e-mail e IMAP

Qmail completo para Madriva 2006

Postfix - Relay agent

  
Comentários
[1] Comentário enviado por coffani em 09/06/2008 - 21:02h

Bom artigo parabéns....

[2] Comentário enviado por aprendiz_ce em 09/06/2008 - 21:52h

Muito bom! Estarei aguardando pelos proximos artigos...

Agora me fale uma coisa, o que eu necessito ter para configurar um servidor de correio completo (dominio, dns, ip fixo?) no meu servidor, com webmail e tudo mais...

já tenho o seguinte:

1) Dominio registrado hospedado em um serviço de host.
2) IP fixo.

Obrigado e parabéns pelo seu artigo.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts