Configurando servidor IMAP

O IMAP é um protocolo que permite a visualização dos e-mails diretamente do servidor, permitindo que uma caixa postal seja vista por mais de um usuário ou que um usuário possa ver seus e-mails em máquinas diferentes.

[ Hits: 133.368 ]

Por: Wanderson Berbert em 15/01/2003


Definição



O protocolo IMAP --- Internet Message Access Protocol --- que até o lançamento deste artigo se encontrava em sua versão 4, revisão 1 (IMAP4 rev. 1), permite que um cliente acesse e manipule mensagens de correio eletrônico disponíveis diretamente em um servidor.

Este protocolo permite a manipulação de pastas remotas de maneira funcionalmente equivalente a pastas locais. O protocolo IMAP4rev1 também disponibiliza mecanismos capazes de fazer com que clientes offline possam ressincronizar suas pastas com o servidor.

São disponibilizadas operações para criação, deleção, renomeação de caixas postais; checagem por novas mensagens; remoção permanente de mensagens; busca; recuperação seletiva de atributos, textos e partes de mensagens. As mensagens são acessadas individualmente através de números que são ou seqüenciais ou identificadores únicos para cada mensagem.

Tanto o IMAP e POP são protocolos para visualização de emails porém o protocolo IMAP possui algumas vantagens que são muito interessantes para uso corporativo.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Definição
   2. Requisitos
   3. Instalando e configurando
   4. Administrando o servidor IMAP
   5. Configurando os clientes de e-mail
   6. Reconfigurando o servidor Exim
Outros artigos deste autor

OneOrZero Helpdesk

Migrando do ipchains para o iptables

Identificando usuários Squid com o IDENTD

Implementando auto-resposta utilizando o Exim

Criando relatórios estatísticos com o webalizer

Leitura recomendada

Relay autenticado para Postfix no Debian

Instalando o QMail e ferrramentas de administração

Integrando o Postfix + SpamAssassin + Fetchmail + Procmail + MS Exchange

Alteração de temas no Zimbra 8.0.7

Clamav com Mailscanner para Postfix

  
Comentários
[1] Comentário enviado por fabio em 15/01/2003 - 10:16h

Fala primo,

O artigo ficou maneiríssimo. Você que já tem mexido com IMAP a bastante tempo pode falar, quais as principais vantagens deste protocolo sobre o POP3 ?

Um abraço,
Fábio

[2] Comentário enviado por wberbert em 15/01/2003 - 10:24h

As principais vantagens sobre o POP3 é que você tem um local centralizado para armazenamento de emails, as caixas postais podem
ser acessadas por mais de um usuário simultâneamente, o que acontece com o protocolo POP3 é que quendo você vai ler seus emails estes emails são baixados para a máquina local e removidos do servidor, no protocolo IMAP isto não acontece, os emails são lidos diretamente do servidor então o usuário pode ir de uma máquina para outra e seus emails ainda continuam na sua caixa postal e não na máquina em que ele os leu pela primeira vez.

[3] Comentário enviado por fabio em 15/01/2003 - 10:32h

Ah sim, muito bom ! Mas aí, se um provedor resolver dar suporte à IMAP então tá ferrado né, pois terá de ter HD pra mais de kilômetro :)
Existe alguma forma de compactação da mensagem armazenada na pasta do usuário ?

[4] Comentário enviado por wberbert em 15/01/2003 - 11:03h

Não que eu conheça.
Por isso este tipo de abordagem é somente para usuários corporativos ou então para grandes provedores que podem oferecer os chamados webmails alguns webmails se utilizam do protocolo imap para obter as mensagens.
Eles contornam este problema de espaço dando cotas aos usuários se eu não me engano no hotmail são 4MB para cada usuário.

[5] Comentário enviado por tucs em 15/01/2003 - 13:44h

wberbert ....
vc usa qual servidor de email ... ?
se for sendmail ou qualquer outro que usa .... poderia escrever um artigo para nos ajudar .... pois ainda tenho problemas em montar um .... que Distro vc usa ?
Abraços
tucs

[6] Comentário enviado por wberbert em 15/01/2003 - 14:04h

Eu utilizo o debian 2.2 com o exim mas provamvelmente o IMAP funcione com o sendmail também. Na minha opnião o ponto mais importante para fazer com que este protocolo funcione corretamente está na configuração do MTA (sendmail, exim ...) que precisa ser configurado para entregar as mensagens que chegam nos locais corretos, no exim estas configurações ficam localizadas em TRANSPORT CONFIGURATION e DIRECTORS CONFIGURATION , no sendmail não sei onde elas se localizam.
Me diga qual sua dúvida para que eu te ajude.

[7] Comentário enviado por brpemerson em 02/02/2004 - 07:59h

Muito bom o artigo... estou com um probleminha, instalei em um RH9.0, com qmail(pop/smtp), vpopmail+mysql e courier-imap (imap). Tudo corre bem, quando chego no outro dia, nao autentica, dá erro de senha... vou reinicio o imap, tudo volta a funcionar... sabe me explicar pq?

[8] Comentário enviado por wberbert em 02/02/2004 - 08:51h

No cyrus-imapd tem um daemon chamado pwcheck que é o programa que verifica a senha e a valida, algo deve estar acontecendo com este processo, não sei se o mesmo se aplica ao courrier.

[9] Comentário enviado por wberbert em 02/02/2004 - 08:51h

No cyrus-imapd tem um daemon chamado pwcheck que é o programa que verifica a senha e a valida, algo deve estar acontecendo com este processo, não sei se o mesmo se aplica ao courrier.

[10] Comentário enviado por brpemerson em 02/02/2004 - 09:30h

No courrier nao tem esse modulo... ele usa o authmysqlrc pra autenticar...

[11] Comentário enviado por viniciusac em 05/02/2004 - 14:56h

Em primeiro lugar, parabéns pelos artigos.
Tenho o SquirrelMail funcionando e gostaria de integrá-lo parcialmente a outro sistema(PHP+LINUX+APACHE) da seguinte forma: No cabeçalho das telas do meu sistema quero exibir o número de mensagens não lidas da conta do webmail do usuário logado atualmente. Sei que o SquirelMail utiliza IMAP através do PHP. Em que arquivos .php está o código que implementa as consultas ao número de mensagens não lidas dentro do código do SquirrelMail?

[12] Comentário enviado por wberbert em 09/02/2004 - 16:07h

Infelismente não posso te ajuda com a questão do PHP pis não trabalho com ele mas ente enviar seu email para [email protected] que ele talvez possa te ajudar.

[13] Comentário enviado por wberbert em 09/02/2004 - 16:07h

Infelismente não posso te ajuda com a questão do PHP pis não trabalho com ele mas ente enviar seu email para [email protected] que ele talvez possa te ajudar.

[14] Comentário enviado por escuro em 10/03/2008 - 18:56h

?comentario=ola amigo.
como altero a senha do cyradm

[15] Comentário enviado por lmario em 18/08/2008 - 17:10h

caro wberhert, tenho um servidor de e-mail externo com POP3, um Firewall (Ubuntu) e outro servidor de e-mail interno ( ubuntu) q esta configurado como IMAP, estava td funcionando perfeito qdo o HD foi pro espaço , instalei um firewall (brazilfw), 95% esta funcionando, o problema é que qdo estou externo n consigo enviar msg pelo Microsoft Outlook, com a msg de q n consegue acessar o servidor SMTP, mais recebo normal, qdo estou na rede interna recebo e envio normal. como resolvo ? uso Squid atul.

[16] Comentário enviado por wberbert em 18/08/2008 - 18:09h

Vc tem que habilitar o relay externo para seu servidor SMTP, dependendo de qual for o servidor as configurações são diferentes.

[17] Comentário enviado por Marcinha em 15/10/2008 - 16:17h

wberbert, gostaria de implementar o IMAP em uma das redes que a empresa que trabalho administra, sou muito nova nessa área então, não tenho muito conhecimento, esse artigo continua atualizado. já pesquisei mas ainda não encontrei um artigo que explica-se assim tão bem, vc pode me ajudar?

[18] Comentário enviado por wberbert em 15/10/2008 - 16:20h

Até onde eu sei, embora antigo o artigo ainda é válido. Só deve mudar versão do exim e do cyrus mas nada que a impeça de utilizar o artigo.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts