A partir deste artigo vamos publicar uma série explicando como instalar, configurar e utilizar o openoffice (00) como sua suíte office padrão, tanto para Linux como para qualquer OS proprietário. Ao término, qualquer usuário iniciante terá condições de realizar as operações básicas de edição de texto, planilhas e apresentação.
Baixe-o no www.openoffice.org.br, (você pode usar um acesso pago de alta velocidade onde gravam seu CD no término do download... sai baratinho, baratinho...).
Instalando
1) acesse o CDROM onde o OO foi gravado e copie-o para um diretório qualquer (deve ter permissão de acesso e escrita):
$ mount /mnt/cdrom --------> cd montado em /mnt/cdrom $ cd /mnt/cdrom
$ cp OOo_1.1.2*tar.gz /opt --------> aqui utilizamos o diretório /opt $ eject /mnt/cdrom; cd /opt
2) descompacte o arquivo do OO:
$ tar -xvzf OOo_1.1.2*tar.gz
3) aparecerá um diretório de nome "normal", adentre-o:
$ cd normal
4) dentro do diretório "normal" existem dois programas de instalação:
setup - em modo gráfico
install - em modo texto
5) adquira status de root e inicie o processo de instalação:
$ su
Password: senha do root # ./setup
6) instalando a suíte de escritório
a) aparecerá uma janela de boas vindas e outra com "informação importante", clique em "próximo" nas duas:
b) mova a barra lateral do contrato até o final, clicando em "aceitar o contrato de licença"; clique em "próximo".
c) insira seus dados pessoais, se quiser; "próximo".
d) escolha o tipo de instalação: geralmente, "instalação padrão"; /usr/lib, "próximo".
e) escolha um diretório de instalação e a seguir confirme a criação da pasta.
f) clique em "instalar" e aguarde o término do processo.
g) se tem o JAVA instalado, o programa vai detectá-lo automaticamente; avance o processo clicando em "OK".
[1] Comentário enviado por agk em 18/10/2004 - 20:07h
Bastante básico o artigo, mas bem explicado na parte da instalação, não tem que não consiga fazer o que está explicado aqui seguindo o artigo.
Só algumas dúvidas, para modo multiusuário? Como coloco as configurações do OpenOffice para todos os usuários? Tem algum jeito de usar um profile default? E a instalação em rede usando o "./setup -net" ainda funciona? O que colocar em /etc/skel para que os outros usuários também desfrutem da minha instalação e não precisem instalar tudo novamente? Bem acho que estas são algumas dúvidas básicas que a maioria das pessoas tem.
Vlw!