Instalação personalizada com Debian

O objetivo é a instalação de um conjunto mínimo de pacotes a fim de obter um desktop leve, contendo apenas o necessário.

[ Hits: 43.392 ]

Por: Perfil removido em 27/06/2006


Porque uma instalação personalizada



Instalação personalizada do Debian Sarge


O objetivo de uma instalação personalizada é a obtenção de uma instalação leve, que contenha apenas os pacotes realmente necessários para o dia a dia de um usuário (mais voltado para o ambiente administrativo ou corporativo).

O mesmo conceito pode ser aplicado à instalação de um servidor específico, contendo apenas o software a ser utilizado, sem desperdício de espaço em disco, capacidade de processamento e de memória RAM.

Serão necessários apenas os CDs 1, 2 e 3 do Debian Sarge. Os mesmos podem ser encontrados em:
Ou procure por um mirror que lhe agrade em:
    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Porque uma instalação personalizada
   2. Particionamento do HD
   3. Seqüência de instalação do desktop
   4. Levantando a rede
   5. Adicionando repositórios
   6. KDM permitindo root login
   7. Pacotes Adicionais
Outros artigos deste autor

Sistemas de arquivos - Conceitos básicos

IDS com Debian 4, Snort 2.8.3.1 e BASE 1.4.1

UEFI e Boot Seguro - Conceitos básicos

Configurando o aMSN para Lan House e/ou Cyber Café

Programando em Qt

Leitura recomendada

Ubuntu 12.04 - Integração com Active Directory do Windows 2008

Instalar e configurar Slackware 10.2 a 12 para um desktop

Apache 2.0 + PHP + PostgreSQL no Slackware

Debmirror: Criando um repositório Debian na rede local

Window Maker 0.95.4 no Debian Testing - Instalação, configuração e dicas

  
Comentários
[1] Comentário enviado por removido em 28/06/2006 - 12:59h

E se vc não quiser baixar as 3 isos, pode baixar a versão mínima (180 mb) ou netcard (40mb). Eu fiz a instalação mínima, depois baixei o gnome e demais aplicativos pelo apt. Para quem tem banda larga é uma boa, em uma hora já está com o sistema pronto pra uso!

[2] Comentário enviado por removido em 30/06/2006 - 15:09h

Ótimo artigo!

[3] Comentário enviado por CommanderSouza em 15/07/2006 - 00:56h

otimo artigo, tentei fazer o msm aqui, mais tive alguns problemas, talveis pode me ajudar., minha instalação é para um desktop msm, não marquei nada na seleção de pacotes e deixei apenas a instalação basica do debian, depois disso instalei os demais pacotes q eu precisava e td ok.., so que minha internet não funcionava, parecia estar td funcionando (uso uma conexão a radio) com o comando iwconfig aparecia o essid e td, estava instalada td certinhu, mais qndo tentava abrir alguma pagina o navegador nem tentava carregar e flava q não podia carregar (não me lembro mais a mensagem que ele dava) , ai depois de muitas tentativas eu descobri q instalando apenas os pacotes do "servidor dns" na instalação a internet funcionava, intão deve ser algo que contém nesse pacote que eu preciso pra fazer minha internet funcionar, c vc souber qual é , e puder me ajudar p/ poder instalar o debian mais levi so com o q eu preciso realmente msm, por favor me informe pelo email ricardobae3@gmail.com ... :)

outra coisa q eu gostaria de saber eh sobre o q eh carregado no boot do debian, eu não sei exatament para que serve kd um , mais para um desktop, eu ja percebi q tem algumas coisas q eu não preciso la como akele exim4 q eu ja desabilito sempre agora pq não tem nescessidade pra mim, gostaria de saber pra carregar tb so o q eu preciso..,

obrigado

[4] Comentário enviado por removido em 22/11/2006 - 14:15h

Parabens Luiz, muito bacana seu artigo. Poderia me confirmar se as unicas alteracoes no teu artigo para instalar o gnome seriam a troca de kdebase para gnomebase e kdm para gdm?
grato.

[5] Comentário enviado por removido em 22/11/2006 - 15:10h

obrigado fgsmail, pelo seu comentário, mas, infelizmente nunca fiz experiências com o gnome sob o debian e como nos tempos precípuos das prescas eras tive problemas com o gdm com o uso do ltsp, nunca mais mexi nisso.


Contribuir com comentário