Instalação personalizada com Debian

O objetivo é a instalação de um conjunto mínimo de pacotes a fim de obter um desktop leve, contendo apenas o necessário.

[ Hits: 43.192 ]

Por: Perfil removido em 27/06/2006


Porque uma instalação personalizada



Instalação personalizada do Debian Sarge


O objetivo de uma instalação personalizada é a obtenção de uma instalação leve, que contenha apenas os pacotes realmente necessários para o dia a dia de um usuário (mais voltado para o ambiente administrativo ou corporativo).

O mesmo conceito pode ser aplicado à instalação de um servidor específico, contendo apenas o software a ser utilizado, sem desperdício de espaço em disco, capacidade de processamento e de memória RAM.

Serão necessários apenas os CDs 1, 2 e 3 do Debian Sarge. Os mesmos podem ser encontrados em:
Ou procure por um mirror que lhe agrade em:
    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Porque uma instalação personalizada
   2. Particionamento do HD
   3. Seqüência de instalação do desktop
   4. Levantando a rede
   5. Adicionando repositórios
   6. KDM permitindo root login
   7. Pacotes Adicionais
Outros artigos deste autor

Banda Larga é um direito de todos!

Sistemas de arquivos - Conceitos básicos

Configurando uma pasta compartilhada para os usuários do seu Linux

PLC no Linux alguém já pensou nisso?

Formatando o bash com cores e efeitos

Leitura recomendada

MultiHeads no Linux

Window Maker 0.95.4 no Debian Testing - Instalação, configuração e dicas

Execução automática de comandos na inicialização do modo gráfico

Criando túneis com o VTUN

Tutorial de Instalação do Módulo Gerente em Servidor FreeBSD

  
Comentários
[1] Comentário enviado por removido em 28/06/2006 - 12:59h

E se vc não quiser baixar as 3 isos, pode baixar a versão mínima (180 mb) ou netcard (40mb). Eu fiz a instalação mínima, depois baixei o gnome e demais aplicativos pelo apt. Para quem tem banda larga é uma boa, em uma hora já está com o sistema pronto pra uso!

[2] Comentário enviado por removido em 30/06/2006 - 15:09h

Ótimo artigo!

[3] Comentário enviado por CommanderSouza em 15/07/2006 - 00:56h

otimo artigo, tentei fazer o msm aqui, mais tive alguns problemas, talveis pode me ajudar., minha instalação é para um desktop msm, não marquei nada na seleção de pacotes e deixei apenas a instalação basica do debian, depois disso instalei os demais pacotes q eu precisava e td ok.., so que minha internet não funcionava, parecia estar td funcionando (uso uma conexão a radio) com o comando iwconfig aparecia o essid e td, estava instalada td certinhu, mais qndo tentava abrir alguma pagina o navegador nem tentava carregar e flava q não podia carregar (não me lembro mais a mensagem que ele dava) , ai depois de muitas tentativas eu descobri q instalando apenas os pacotes do "servidor dns" na instalação a internet funcionava, intão deve ser algo que contém nesse pacote que eu preciso pra fazer minha internet funcionar, c vc souber qual é , e puder me ajudar p/ poder instalar o debian mais levi so com o q eu preciso realmente msm, por favor me informe pelo email ricardobae3@gmail.com ... :)

outra coisa q eu gostaria de saber eh sobre o q eh carregado no boot do debian, eu não sei exatament para que serve kd um , mais para um desktop, eu ja percebi q tem algumas coisas q eu não preciso la como akele exim4 q eu ja desabilito sempre agora pq não tem nescessidade pra mim, gostaria de saber pra carregar tb so o q eu preciso..,

obrigado

[4] Comentário enviado por removido em 22/11/2006 - 14:15h

Parabens Luiz, muito bacana seu artigo. Poderia me confirmar se as unicas alteracoes no teu artigo para instalar o gnome seriam a troca de kdebase para gnomebase e kdm para gdm?
grato.

[5] Comentário enviado por removido em 22/11/2006 - 15:10h

obrigado fgsmail, pelo seu comentário, mas, infelizmente nunca fiz experiências com o gnome sob o debian e como nos tempos precípuos das prescas eras tive problemas com o gdm com o uso do ltsp, nunca mais mexi nisso.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts